Portal Making Of

Com mais de mil bailarinos começa amanhã o Prêmio Desterro

São mais de cem grupos participando do Prêmio Desterro – Festival de Dança de Florianópolis, que mantém a experiência bem-sucedida do ano passado: a 12ª edição também ocorrerá na temporada de verão, de 26 de janeiro a 5 de fevereiro.

A programação do maior palco de dança da Capital será distribuída entre o Passeio Primavera – na rodovia SC-401 –  e o Centro Integrado de Cultura (CIC).

O primeiro sediará o Palco Aberto, com o espetáculo de abertura, “MESMO”, da Cia Circocan, gratuitamente, de 26 a 28 de janeiro, em frente ao restaurante DANKO, correalizador da ação. O segundo receberá a Mostra Competitiva, a Cena Comentada (mostra paralela) e uma oficina especial no Teatro Ademir Rosa; além de 29 workshops ministrados por professores de currículo nacional e internacional.

Participarão 1.174 bailarinos de 102 grupos, companhias e escolas provenientes da Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e do Paraguai.

Eles exibirão 474 coreografias – 391 na Mostra Competitiva e 83 na Cena comentada – assinadas por 202 coreógrafos, adaptadores e repositores.

Em oito sessões, trabalhos de balé clássico e neoclássico, dança contemporânea, danças populares, danças urbanas, jazz e sapateado disputarão uma premiação total de R$ 23.000.

Os bailarinos também poderão ser contemplados com bolsas de estudos, vivências e inscrições em instituições e eventos similares, no Brasil e no exterior.

*****

*****

Sempre estampando um sorriso    Foto Michelangelo Valgas

A médica Carol Berger, referência em dermatologia, foi prestigiar o almoço só para mulheres a convite da queridona Adri Piazza e da super chef Dani Santos.

*****

Férias & trabalho  Foto NProduções

Em férias na Argentina, país onde nasceu, Diana Gilardenghi é uma das mais importantes bailarinas de Santa Catarina. Moradora de Florianópolis, onde atua, a professora, intérprete e coreógrafa, atua profissionalmente desde 1978 integrada a grupos como o Triz e o Ronda que estão na história da dança contemporânea do Estado.

Criadora de obras solo, conquistou o programa Rumos Dança do Itaú Cultural e o prêmio Klauss Vianna (2008 e 2011), com os quais produziu “Um Duplo” e “Em Constante”. Agora, como proponente e ministrante de oficina, prepara-se para conduzir uma iniciativa que mergulha na história da dança internacional para, a partir da memória e do tempo atual, refletir sobre a arte, a política e a condição humana e social.

O projeto de pesquisa e formação legitimado pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Dança 2022 evoca “A Mesa Verde” (1932), obra clássica da história da dança criada por Kurt Jooss (1901-1979), e oferecerá gratuitamente quatro oficinas, entre teoria e prática, das quais resultará uma montagem.

Diana com Sandra Meyer, em 2016, no espetáculo “Narrativas em Dois Corpos” (Foto Clara Meirelles)

*****

Gigante

O Floripa Eco Festival vem se consolidando como um dos principais festivais de música em Santa Catarina e com uma envergadura nacional. Isto comprovado pelos números do evento que chega a sua segunda edição neste sábado (28), como uma programação especial de verão.

Um dos destaques é Twins Eco Stage (palco gêmeos), com mais de 70 metros de comprimento e montado com mais de 350 toneladas de materiais, por meio de um sistema modular que permite que 100% do material seja aproveitado em outros eventos.

A área, no Hard Rock Live Florianópolis, ainda terá o palco interno com 360m² e toda a estrutura de 5.200m² do Hard Rock Live. Serão mais de 30 artistas em 15 horas de show. E a moçada agradece…

*****

Calor, praia e açaí!

Um trio imbatível. Nesse calor de louco nada melhor do que um açaí para dar aquele up na energia da criançada. Entre os pequenos, até os argentinos foram conquistados pelo sabor do Açaí Mineirinho. Le gustan mucho!

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: