Portal Making Of

Com o Papa dos Barolos – referência mundial de vinhos

Um encontro nobre e importante para os vinhos de altitude da Serra Catarinense aconteceu na última semana, na Itália. A presidente do conselho administrativo da Villa Francioni, Daniela Freitas, visitou Angelo Gaja em sua vinícola Gaja, em Barbaresco, Piemonte, na Itália, oportunidade em que o presenteou com um exemplar do vinho da Villa Francioni recém lançado com uva Nebbiolo, o Agripina. Angelo Gaja é considerado o Papa dos Barolos, principal vinho elaborado com esse tipo de uva.

Lançado no início de setembro, Agripina foi elaborado a partir de um cuvée (mistura) das safras 2012, 2015, 2017 e 2018 da uva Nebbiolo, casta icônica na Itália, mas com a tipicidade do terroir da Serra Catarinense. O vinho é uma homenagem à mãe do fundador da Villa Francioni, Dilor Freitas.

“Esse é mais um sonho que se realiza, um momento especial e de muito aprendizado também”, afirma Daniela, sobre o encontro com Angelo Gaja, que rendeu uma longa conversa sobre a mudança climática, comportamento dos consumidores, feiras de vinhos e dicas valiosas sobre o plantio da uva Nebbiolo.

Sobre Angelo Gaja

É um renomado produtor de vinho italiano, nascido em 1940 em uma família de viticultores no norte da Itália, na região de Piemonte. Ele é reconhecido mundialmente por suas contribuições para a indústria do vinho italiano, em particular pela forma como modernizou a produção de vinho na região de Barbaresco e Barolo, famosa por seus vinhos tintos de alta qualidade.

Gaja introduziu várias inovações e técnicas modernas na vinificação, que foram amplamente adotadas por outros produtores na Itália e em todo o mundo. Ele também defende a produção de vinhos de alta qualidade e de vinhedos bem cuidados, o que ajuda a elevar o prestígio dos vinhos italianos no cenário internacional. Sua visão e habilidades técnicas o transformaram em uma figura influente e respeitada na indústria vinícola.

*****

Compartilhando conhecimento

A jornalista e empresária Larissa Linhares levou dezenas de empresários a lotar o auditório da Aemflo e CDL São José para a palestra sobre comunicação, propósito e tendências na última quarta-feira (11).

Larissa, que é também presidente do LIDE Mulher SC é uma apaixonada pelo associativismo e encontrou agenda para contribuir com o Núcleo Jovem, que conta com mais de 90 empresas associadas e mais de 140 nucleados.

***** 

Fofura

Um espaço novo para quem ama gatinhos! É isso mesmo! As sócias Adriane Brock, Raiane Nantes e Carol Demazi estão animadas com a inauguração do Gatoffee, o primeiro cat café em Santa Catarina.

A cafeteria, que fica no Santa Mônica, inaugurou nesse sábado e todo o conceito foi planejado para acolher os animais que estarão disponíveis para adoção e os apaixonados por felinos. Raiane Nantes, que é chefe de confeitaria, é a responsável pelo cardápio.

A decoração de doces, salgados e embalagens seguirá o tema de gatos e será a sensação para os catlovers. No cardápio, pratos com nomes personalizados como Chulezinho de Gato, Patinha de Gato, Ronronoffee e outras delícias. Informações e reservas: @gatoffeecatcafe

***** 

Birthday   Foto RMC

Jean Tavares, querido entre o público jovem da Grande Florianópolis, comemorou aniversário no reduto onde é gerente, o Casarão 318, recebendo o carinho de amigos de todo o Brasil.

***** 

Dupla dinâmica

Roberta Almeida, a multi empreendedora que está às vésperas de comemorar o aniversário do seu VN Clube em Florianópolis, na foto com Geórgia Tessari Pegoraro, empreendedora de 21 anos que há dois anos comanda em sociedade com a mãe, Daniane Tessari Pegoraro, a grife de moda feminina Ara Bleu que, embora tenha nascido em Joaçaba, tem forte presença na Ilha.

A propósito, a Ara Bleu estará, junto com mais quatro marcas da Casa Unité, na passarela do Dia Rosa, evento beneficente em parceria com a AVOC, Associação dos Voluntários do CEPON, que acontece amanhã, 17 de outubro, a partir das 14 horas, na Evviva do Shopping Casa e Design.

Desfile de moda, curso de maquiagem, penteado e outras dicas para elevar a autoestima feminina estão na programação. O valor da entrada do Dia Rosa será a compra de dois ou mais lenços que estarão à venda no local para doá-los ao CEPON. (Foto Luciano Nunes)

*****

Por falar em autoestima…

Muito além do diagnóstico, tratamento e cura, o processo de relação da mulher com o câncer de mama tem muitas outras nuances a serem cuidadas com carinho, como a autoestima, por exemplo. Por isso, a Solar Bikinis, marca catarinense de moda praia com cinco anos de mercado e em plena expansão internacional, resolveu contribuir para a causa do Outubro Rosa numa ação em parceria com a AMUC, Amor e União Contra o Câncer.

Na tarde desta segunda-feira, 16 de outubro, cerca de 20 mulheres vítimas de câncer de mama, algumas que até passaram por reconstrução mamária, ganharam peças de biquíni para aproveitarem o próximo verão numa nova fase de suas histórias. “Somos uma marca que lida com a autoestima, por isso decidimos fazer parte do Outubro Rosa conectando nossa essência com a essência destas mulheres”, conta Greicy Basen fundadora e diretora da Solar Bikinis.

*****

Alternativa colaborativa

Um novo modelo de negócios chega a Florianópolis com a Endossa, primeira loja colaborativa do país. Presente em diversas capitais como Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, a loja vem para valorizar as marcas independentes, locais e a economia criativa.

“Apostamos no conceito inovador, com mais de oitenta marcas expondo em um espaço físico para agradar a todos os públicos, além de ser uma alternativa para as marcas que ainda não conseguem manter um espaço físico.”, conta Lucilene Peruzi, sócia da unidade da capital.

*****

 Maria do Mar eternizado 

Antes que as obras da CASACOR SC, que acontece até dia 29 de outubro, começassem a alterar detalhes físicos do Hotel Maria do Mar, em julho passado, a arquiteta Giovanna Ghisleni, estreante na mostra que assina o Banheiro Vó Manoela, teve a sensibilidade de contratar o fotógrafo Maurício Camargo para que ele registrasse planos detalhes do hotel e os perpetuassem em imagens do que hoje já não existe mais no local.

“Minha ideia era fazer os ambientes do hotel congelarem no tempo, e o Maurício conseguiu captar muito bem a essência de trazer para as paredes do Banheiro Vó Manoela, um projeto tão apegado às memórias, planos quase poéticos da história de mais de quatro décadas de um espaço tão icônico para a cidade”, define Giovanna sobre o detalhe cheio de personalidade do seu ambiente que tem emocionado os visitantes com a inspiração de seu projeto, realizar o sonho da avó materna, que ela nem conheceu, de ter um banheiro bonito.

*****

Do celular para os palcos

Direto do smartphone para a vida real, Os Emotions surgiram em agosto do ano passado, logo após o controle da pandemia da Covid-19. Cinco dançarinos do Norte da Ilha, caracterizados de emojis, aqueles ícones de expressões faciais para reagir a postagens na internet, ficaram rapidamente conhecidos no Brasil. Apaixonado, Brabo, Feliz, Louco e Malvadão já apresentaram suas coreografias diferenciadas de danças urbanas em TV nacional, festivais, parques, shows, festas e ações publicitárias.

Desde julho, eles têm a companhia de mais uma personagem, com carinha de menina, cujo nome será escolhido por meio de uma enquete no Instagram @osemotions. Parte da turma visitará os pacientes do Hospital Infantil Joana de Gusmão amanhã, dia 17, durante o lançamento da mostra de dança infantil A Noite É uma Criança, em cartaz no CIC, de 28 de outubro a 4 de novembro. Que iniciativa bacana!

*****

Jantar a quatro mãos

O chef residente do Fiori, Fábio Espinosa, convidou a vencedora do reality show “Fora de Rota” e chef do restaurante Casa de Ieda para mais uma edição do Fiori Convida. Juntos eles irão entregar cinco pratos que unem a gastronomia baiana da Chapada Diamantina e a cozinha contemporânea. O jantar acontece amanhã, terça-feira (17), a partir das 19h.

Para quem se interessa por cozinha brasileira, por conhecer os ingredientes, os gestos e a história dos alimentos, esta será uma oportunidade única em Florianópolis.

Mais que uma chef, Ieda de Matos, é uma contadora de histórias através de seus pratos. A história de seus antepassados, de sua família na Chapada Diamantina, dos ingredientes que viajaram, dos produtores das matérias-primas. É uma cozinheira de raiz e de afeto com reconhecimento fora do país. (Foto Bruno Favary)

*****

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Arte para ser vivida e sentida 

Os arquitetos Fábio Vitorino, Laís Forte, Mariana Pesca e Guto Pereira foram alguns dos convidados do movimento de Authentik Art e da Contti Home Design,

Arte para ser vivida e sentida 

Os arquitetos Fábio Vitorino, Laís Forte, Mariana Pesca e Guto Pereira foram alguns dos convidados do movimento de Authentik Art e da Contti Home Design,