Portal Making Of

Comida de verdade, acessível e livre de veneno

O Centro Cultural Veras, localizado no bairro do Córrego Grande e construído com a colaboração de artistas de todo o país, inaugura sua atuação com agricultores e cooperativas produtoras de alimentos sem agrotóxicos. A Quitanda Veras abre as portas neste sábado (19) como a realização de um sonho antigo.

Josué Mattos, idealizador do Veras, ressalta sobre esse projeto em parcerias especiais: “Queremos tornar a comida sem veneno um assunto cultural, educacional e ético”. Pontua-se ainda que a nutrição por meio de alimentos produzidos sem veneno não apenas garante a saúde das pessoas, como reverbera positivamente na vitalidade do Planeta.

Sendo um dos principais pilares de atuação do Centro Cultural Veras, a alimentação sem agrotóxico fortalece o trabalho da rede de pequenos agricultores da região Sul do país, que pautam o cultivo em sincronia com as estações do ano e respeito ao solo que acolhe a todos com base em soluções da economia solidária e regenerativa.

A Quitanda do Veras será abastecida semanalmente por alimentos ofertados pela Terra como arroz, feijão, lentilha, farinhas e outros tantos cereais e leguminosas. O local vai funcionar de terça a sábado, das 10h às 19h.

“A Quitanda do Veras foi sonhada antes mesmo de o Centro Cultural existir. Trata-se de modalidades sustentáveis para distribuir alimentos orgânicos, repassados ao público do Centro Cultural pelo preço do produtor, ao qual será adicionada uma taxa fixa de manutenção do projeto. Com isso, à Quitanda do Veras cabe o fortalecimento de redes de agricultores familiares e aproximação da comunidade interessada em alimentação orgânica e acessível”, Josué Mattos.

A Quitanda do Veras é uma iniciativa de autogestão regida por uma associação sem fins lucrativos, e não se configura como um supermercado. O programa buscou inspiração nas iniciativas realizadas em diferentes partes do mundo, a exemplo de práticas como o Instituto Baru, o Instituto Chão e o Instituto Feira Livre – incentivadores da Quitanda.

*****

*****

De cara nova

As arquitetas Luísa Regazzi e Cinthia Millis, da Habilitá Arquitetura, assinam o projeto da nova Barbearia Vip no Multi Open Shopping, no Sul da Ilha, juntamente com o proprietário da franquia, Marcel Tigre.

*****

Dia dela

Nessa quarta-feira a colunista Rosiley Souza colhe mais uma rosa no jardim da existência! Hoje todos os brindes são pra essa minha amiga tão especial, charmosa, divertida, que ama viajar pelo mundo! Feliz aniversário, Rosi querida!

*****

Mamma Mia

Galeto Mamma Mia, original de Gramado, comemora aniversário de um ano na Grande Florianópolis, onde possui duas unidades: uma no Floripa Shopping e outra no Shopping Itaguaçu (São José).

Para celebrar a data que marcou a chegada do tradicional galeto a Santa Catarina, está sendo organizada uma série de ações para presentear os clientes. Nessa sexta, dia 18, aniversário da loja da Capital, o local receberá decoração festiva e contará com a presença da boneca mascote da marca, além da equipe do Floripa Mil Grau.

Durante toda a semana, até o dia 24, haverá um prato por dia com preço promocional e degustação de polenta frita, uma das queridinhas do cardápio. Já no dia 9 de setembro, será a vez da unidade de São José ganhar atrações especiais.

Mais informações: @galetomammamia

*****

A viajem de Itajara

A espécie em risco de extinção e seus habitats são representados no livro infantil “A viagem de Itajara” com lançamento dia 20 em Florianópolis

O evento de lançamento terá várias atrações para as crianças, como contação de histórias e jogos educativos. Vai ser na Letraria do Multi Open Shopping, tudo gratuito, com distribuição de exemplares da publicação. Levem seus pequenos!

*****

Belas paisagens e muita aventura

Está chegando a 3ª edição do Desafio das Aranhas, uma das provas de trail mais desafiadoras do litoral catarinense. Realizada na Praia do Moçambique, em Florianópolis, a competição traz percursos variados entre praia, dunas, trilha e estrada, com distâncias de 4, 9 e 20Km, que vão testar a sua resistência.

Além do grau de dificuldade, o atleta encontrará um cenário singular e encantador em cada terreno. “Essa prova é perfeita para os corredores que queiram se desafiar e testar seus limites, tendo a oportunidade de correr enquanto explora a natureza intocada ao redor”, avalia Philippe dos Anjos, diretor da PDA Esporte, promotora do evento.

E claro que os pequenos não ficam de fora. O evento também conta com a Corrida Kids, com distâncias de 100m a 500m, para a faixa etária de 5 a 13 anos. Mais informações ou para fazer a sua inscrição acesse: www.pdaesportes.com.br/desafiodasaranhas.

*****

Adiado

A cantora Baby do Brasil precisou adiar as apresentações que faria neste final de semana em Curitiba e Florianópolis, dias 18 e 19 respectivamente, por motivos médicos. As novas datas serão divulgadas em breve e os ingressos já adquiridos continuarão sendo válidos.

Para quem deseja reaver os valores gastos com o ingresso, tanto o Teatro Guaíra, quanto o Centro de Eventos da UFSC estão à disposição. Em Florianópolis, além do site, quem desejar reembolso pode solicitar também através do serviço do SAC (41) 3315-0808.

*****

Conquistas para pacientes de SC na justiça

A justiça, em Santa Catarina, está funcionando em prol dos pacientes do SUS e também dos planos de saúde.

A advogada Ana Paula Koerich comemora conquistas em dois casos recentes. Na primeira decisão, uma cliente idosa com saúde debilitada sofria com fraturas constantes causadas pela doença de paget e osteoporose e, diante da dificuldade em ter o tratamento pelo sistema de saúde, conseguiu que o SUS, via Estado de Santa Catarina e Governo Federal, adquirissem e aplicassem o remédio na paciente.

Em outra, para um jovem com infecção hospitalar por uma meningoencefalite bacteriana, a decisão evitou o cancelamento do home care  da UNIMED, mantendo o serviço ativo já que a pessoa está totalmente debilitada e dependente de terceiros.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Hans Donner – o designer atemporal

Ele é divertido e criativo e encantou os convidados com sua história de vida. Ouvir Hans Donner é uma aula de história, criatividade e humor.

Claus e Vanessa bem ao “Natural”

Completando 24 anos de carreira, a dupla Claus e Vanessa traz para Florianópolis o show da tour Natural. A apresentação do duo gaúcho será no

Hans Donner – o designer atemporal

Ele é divertido e criativo e encantou os convidados com sua história de vida. Ouvir Hans Donner é uma aula de história, criatividade e humor.

Claus e Vanessa bem ao “Natural”

Completando 24 anos de carreira, a dupla Claus e Vanessa traz para Florianópolis o show da tour Natural. A apresentação do duo gaúcho será no