Portal Making Of

Confira a previsão do tempo para os próximos dias em Santa Catarina

Registro da depressão subtropical formada na costa do Rio de Janeiro

Na última sexta-feira, 16, a formação de uma depressão subtropical foi identificada pela Marinha do Brasil na costa do estado do Rio de Janeiro. Esse sistema deve se aproximar de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul no inicio desta semana causando impactos no clima das regiões.

Confira a previsão:

Nesta segunda-feira, 19, o ciclone deve seguir em alto mar, descendo para latitudes entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. De forma geral, ele segue mantendo o fluxo de umidade do mar para o continente e favorecendo a ocorrência de chuvas e temporais isolados no litoral, intercaladas por períodos de melhoria. A partir da tarde, uma área de baixa pressão no Paraguai combinada ao aquecimento diurno favorecem o desenvolvimento de temporais isolados do Grande Oeste aos planaltos. O risco é baixo a moderado para ocorrências meteorológicas como destelhamentos e alagamentos pontuais. Os ventos sopram com fraca intensidade e não apresentam direção predominante. As ondas apresentam alturas entre 1,5 e 2,0 m, de quadrante leste. As temperaturas no período da tarde ficam em torno dos 32°C no Extremo Oeste, Oeste, Vale do Itajaí e Litoral Norte.

Na terça-feira, 20, o ciclone deve continuar sua trajetória para sul, ainda em alto mar. A condição do tempo em Santa Catarina deve ser nublado no litoral, com possibilidade de chuviscos isolados. Nas demais regiões, o tempo fica mais encoberto em relação ao dia anterior e há possibilidade de temporais, especialmente nas áreas de divisa com o Paraná. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. Os ventos sopram de sudeste/leste em Santa Catarina, com intensidade fraca na maior parte do estado e com rajadas que podem chegar aos 50 km/h nas áreas costeiras da Grande Florianópolis e Baixo Vale do Itajaí. O mar segue agitado na Grande Florianópolis e Litoral Sul, com altura de 1,5 a 2,0 m e com direção sudeste. As temperaturas máximas variam entre 22°C e 24°C nos planaltos e ficam na casa dos 28°C no restante do estado, podendo superar este valor no Extremo Oeste e Oeste.

Na quarta-feira, 21, o ciclone deve se mover ainda mais para sul, mas ainda permanecendo em alto mar na altura do Rio Grande do Sul. Na quinta-feira, 22, a projeção da maioria dos modelos indica o início da dissipação do sistema. As incertezas associadas à previsibilidade deste sistema também afetam a previsão do tempo para Santa Catarina. De modo geral, a condição para pancadas de chuva e temporais isolados permanece, especialmente entre o Meio-Oeste e litoral. A condição de vento e mar também apresenta baixa previsibilidade, mas a tendência é que a região entre Florianópolis e o Litoral Sul tenha ondas entre 1,5 e 2,0m próximo à costa, com valores consideravelmente maiores em alto mar. Desta forma, reitera-se a importância do acompanhamento diário das atualizações das previsões, notas, avisos e alertas emitidos pelos órgãos oficiais de Meteorologia e Oceanografia.

 

*As informações são da Defesa Civil de SC

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Destaques da semana no Portal Making Of

Selecionamos aqui os destaques da semana na Making Of. Confira abaixo uma pequena descrição de cada uma e o link para você acessá-la. Claiton Selistre

Leia mais