Portal Making Of

Consumo dentro do lar: carrinhos dos brasileiros estão mais cheios a cada viagem

Foto Valter Campanato/Agência Brasil

A cesta de consumo dentro do lar no Brasil cresce impulsionada por um comprador que adquire com maior intensidade. Segundo o estudo Consumer Insights Q1 2024, produzido pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria, os carrinhos apresentaram alta de 7,8% em unidades por viagem no longo prazo (comparação dos últimos 12 meses, entre março de 2023 e março de 2024).

Nesse contexto, os brasileiros mantiveram o número de categorias (59 no longo prazo), mas o destaque positivo fica para Bazar, Bebidas e Mercearia Doce. No período avaliado, as cestas cresceram 9,9%, 9,4% e 9,3%, respectivamente, em unidades por viagem.

“Vale ressaltar também que o consumo de indulgências aumenta de forma generalizada entre todas as famílias, sendo o maior exemplo as Classes D e E. Nelas, o salgadinho cresce tendencialmente para substituir o jantar. A compra é voltada para saciar o desejo de comer algo diferente”, explica Silvia Durazzo, Gerente de Contas da Kantar.

De forma geral, todas as marcas crescem em importância de unidades, mas as econômicas se destacam com maior alta, sobretudo nas cestas de Higiene & Beleza (passando de 25% para 27% no curto prazo), Mercearia Salgada (de 19% para 20%) e Bebidas (de 17% para 18%). “A queda de preço de Economy ajuda nessa motivação de mais intensidade de compra, crescendo quase 10%”, diz Silvia.

Os consumidores brasileiros ainda declararam acessar promoções em 13% dos produtos comprados – o número era 11% no ano anterior.

“A estabilidade inflacionária gera consumidores que se adaptam, sendo verdadeiros ‘camaleões’ que agora conseguem direcionar melhor seus gastos. Com isso, compras mais robustas para um maior aproveitamento da ocasião refletem em uma menor frequência – mas o saldo é positivo”, conclui a executiva da Kantar.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Boas práticas e os destaques da semana

Consolidação do ESG. Conforme a consultoria International Data Corporation (IDC) na esfera ambiental, haverá um incremento em atividades e práticas voltadas à eficiência energética, ao

Foto Carlos Alves

Start na CASACOR/SC 2023  

Na última semana diretores da franquia catarinense da CASACOR recepcionaram convidados para apresentar o local onde será a edição 2023, formar o elenco que terá

“BALANÇA MAS NÃO CAI”

O carnaval de Santo Antônio de Lisboa é uma dos mais esperados em Floripa. Numa das localidades mais antigas da Ilha, com todos os traços

Leia mais

Veja como ficou Warung após incêndio

Imagens divulgadas pelo Corpo de Bombeiros de Itajaí na tarde desta quarta-feira, 22, mostram o cenário de destruição após o incêndio que atingiu a balada

Meta planeja nova rodada de demissões

Segundo reportagem do Washington Post, nesta quarta-feira, 22, a Meta, dona do Facebook, está planejando uma nova rodada de cortes de empregos. Em novembro do