Portal Making Of

Contrapontos para e economia e para o futuro de Santa Catarina

Imagem: Pixabay

Turista argentino! Aproximadamente 40% dos turistas que chegam ao Brasil são argentinos, mas há pouco menos de dois meses para o início da temporada de verão uma medida econômica anunciada pelo Governo Argentino é um balde de água fria em quem espera lucrar com essa movimentação. Os argentinos terão de pagar 100% de impostos sobre o dólar oficial em viagens internacionais e consumos no exterior. A medida encarece as viagens internacionais e as compras no exterior, por meio de cartão de crédito e de débito, mas tem o objetivo de preservar as já escassas reservas internacionais da Argentina e inibir os gastos internacionais.

Desrespeito não é um ato de fé. Diante da tentativa de uso político da religião, no dia da padroeira do Brasil, fanáticos ensandecidos faltaram com respeito a fé católica. Com um copo de chope na mão, esbravejando, um cidadão hostilizava os profissionais da TV Aparecida  (uma TV da Igreja Católica), enquanto outras pessoas igualmente ensandecidas gritavam Mito. O arcebispo da Arquidiocese de Aparecida (SP), Dom Orlando Brandes disse que ser necessário combater o “dragão do ódio, da mentira, do desemprego, da fome e da incredulidade” e as pessoas ficaram revoltadas por isso, como se a realidade do país não fosse suficientemente cruel com mais de 33 milhões de pessoas passando fome.

Sob pressão internacional o Brasil vota na Organização das Nações Unidas – ONU contra a ONU aprovou uma resolução que condena a anexação de porções do território da Ucrânia pela Rússia.  No placar geral, ao todo, 143 nações votaram a favor, e 5 contra (Rússia, Nicarágua, Síria, Coreia do Norte e Belarus). Outras 35 se abstiveram, incluindo a China.

Foto: Débora Salvadori e Manoella Martinazzo / Crédito: Darline Santos.
Foto: Débora Salvadori e Manoella Martinazzo / Crédito: Darline Santos.

Fashion Friends Floripa. No dia 20 de outubro o rooftop do Faial Prime Suítes será palco de um dos principais eventos de moda de Florianópolis, cuja proposta é apresentar ao público os mais variados tipos de serviços e fornecedores. Sob o comandado da dupla Débora Salvadori e Manoella Martinazzo, em sua 3ª edição o coletivo de marcas Fashion Friends Floripa vai reunir o que há de melhor em  vestuário, beleza, gastronomia, decor, drinks, música e muito network. Tudo isso em um espaço especialmente criado para favorecer as interações e gerar muitas oportunidades de negócios.

 

 

A poupança rende acima da inflação.  Pela primeira vez nos últimos dois anos a aplicação rendeu acima da inflação, alcançando o rendimento de 7,27%, contra Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA de 7,17%. A surpresa chegou por conta da queda na inflação Em setembro, o IPCA ficou negativo em 0,29%, conforme divulgado essa semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas fique atento a outras possibilidades de investimento, pois mesmo acima da inflação a poupança deixou de ser atrativa.

707 mortes por meningite já foram registradas no país esse ano. De acordo com dados do Ministério da Saúde, foram confirmados 6 mil casos de meningite no Brasil. A onda negacionista que tomou conta do discurso político e se enraizou num movimento contra a vacina começa a aparecer de forma trágica. A vacinação em massa erradicou doenças como a paralisia infantil, controlou outras doenças (como a meningite, sarampo, a rubéola, etc.) e foi fundamental para o controle da pandemia (Coronavírus/Covid-19), mas se você acha ruim com a vacina, pior sem ela.

Brasil pode crescer mais do que a China em 2022? Embora Paulo Guedes, Ministro da Economia, tenha afirmado que o Brasil vai crescer mais do que a China em 2022, os dados no Fundo Monetário Internacional – FMI mostram perspectiva diferente. O PIB do Brasil deve crescer 2,8% esse ano e o PIB da China 3,2%. Bom salientar que o PIB do Brasil vai crescer abaixo da média dos países emergentes (3,7%), dos países da América Latina e do Caribe (3,5%) e da média mundial (3,2%), ficando abaixo inclusive do crescimento dos países como a Venezuela (6%) e Argentina (4%).

Culinária alemã. Este mês a Rede Hippo aposta no diferencial da gastronomia alemã na sua produção própria. Em todos os sábados de outubro nove pratos típicos prontos, salgados e doces, estarão disponíveis ao público no formato take away, aquecidos, ou sob encomenda. Marreco recheado, salada alemã, strudel de banana e maçã caramelizada são alguns. Para harmonizar, a rede oferece dezenas de rótulos de cervejas especiais, nacionais e importadas.

Inteligência artificial by SC. A Involves, empresa que desenvolve plataformas de inteligência artificial – IA que impulsionam resultados do varejo e da indústria no ponto de venda, apresentou nesta quinta-feira (13), no primeiro dia de Involves Experience, o conceito inédito de Execução 4.0. À empresa apresentou ao público o resultado de um teste realizado a partir do uso de suas ferramentas de IA capaz de incrementar em 1,5% as vendas diárias do varejo, impactando diretamente no sell-out da indústria.  O evento ocorre em São Paulo e encerra nesta sexta-feira (14).

Há vagas! A ACATE em parceria com a Gama Academy realizam a Feira Online de Contratação Dev For Tech.  Aberta a empresas de tecnologia de todo o Brasil, a feira terá disponíveis para contratação quase 200 profissionais que concluíram o programa de aceleração de carreiras em hard e soft skills realizado em parceria das duas instituições. As inscrições das empresas para o processo seletivo virtual vai até 20/10. Associadas da ACATE terão benefícios ao participarem da feira.  O primeiro passo para as empresas participarem da feira é a inscrição gratuita até 20 de outubro. A partir daí, a Gama Academy entrará em contato para entender as necessidades e identificar quais candidatos disponíveis são compatíveis.  Se houver match, as entrevistas serão agendadas entre 25 a 28 de outubro, das 10h às 18h. Inscrições e informações: https://www.sympla.com.br/evento-online/dev-for-tech-i-feira-de-contratacao-acate-e-gama-

Missão Internacional. A Federação das Indústrias (FIESC) integra a Missão Empresarial à SIAL Paris, na França, de 14 a 19 de outubro. A delegação vai participar da maior feira internacional do setor de alimentos. A iniciativa é da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Sebrae. O Instituto SENAI de Alimentos também faz parte do grupo que vai conhecer as tendências, tecnologias e inovações desse setor.

 

Mal-estar. Se confirmar as pesquisas eleitorais e Luís Inácio Lula da Silva-PT for eleito Presidente e Jorginho Mello – PL Governador de Santa Catarina, as declarações do então Senador podem causar mal-estar na convivência dos dois pelos próximos 4 anos. Jorginho deu declarações polêmicas sobre a vinda de Lula à Santa Catarina ainda no período pré-eleitoral, afirmando que ele não seria bem-vindo por aqui e continua as incursões durante a campanha eleitoral. É bom lembrar que o futuro do Estado está em jogo e se, com o apoio do Presidente eleito – e aliado de Jorginho – já não foi fácil atrair investimentos federais para o Estado, imagina se jogar contra vai funcionar.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.