O árbitro catarinense Ramon Abatti Abel, 33 anos, que ostenta o escudo FIFA, foi convocado para trabalhar nas Olimpíadas de Paris, entre 24 de julho e 10 de agosto. No sábado vai dirigir a final Catarinense entre Criciúma x Brusque, 16h30min, no Estádio Heriberto Hülse. Um prêmio para o belo trabalho que realizou ao longo da competição e uma tranquilidade para o espetáculo.
Ao seu lado nas Olimpíadas estará a paranaense Edina Alves, vinculada hoje à Federação Paulista. Foram convocados também os assistentes Neuza Inês Bach, de Santa Catarina, além de Rafael Alves (RS), Fabrini Bevilaqua (SP), Guilherme Dias Camilo (MG) e Daniane Muniz (SP), que vai atuar no VAR.
Ramon Abatti Abel tem 10 anos de arbitragem profissional, sendo árbitro desde os 23 anos atuando em Santa Catarina. É natural de Turvo (SC), formado em direito e desde 2020 atual na Série A do Brasileirão. Sua estreia foi no jogo Atlético Mineiro x Red Bull Bragantino, em setembro. Desde então tem atuado com regularidade nas competições nacionais e internacionais.
Em Santa Catarina já dirigiu várias finais, inclusive a final do ano passado entre Brusque x Criciúma, com a conquista do Tigre. Ano passado dirigiu Al-Hilal e Al-Ettifaq, a convite da Federação Saudita para o campeonato local.
O futebol do Brasil está fora das olimpíadas, fato que pode levar Ramon Abatti Abel à final da competição. Competência não faltará para chegar ao momento histórico.