Portal Making Of

Copywriting e storytelling nas estratégias do marketing digital

Foto: Reprodução

Por Jader Costa*

Copywriting ou copy é um texto de marketing ou publicidade, que pode levar o consumidor a realizar uma ação em relação à marca. Dessa forma, a empresa poderá envolver pessoas, ser persuasivo, além de cativar a curiosidade dos outros em relação ao produto ou serviço. Por fim, o público buscará mais informações naturalmente.

Essa estratégia de texto pode ser aplicada pelo marketing, principalmente, no digital. Há ferramentas que podem levar o cliente a uma experiência, recíproca e determinante na compra final. Na atualidade, é muito comum os testes grátis ou materiais que possam ser importantes para o consumidor. Eles são capazes de criar uma necessidade e desejo de ter mais do que está sendo oferecido.

Na indústria farmacêutica, por exemplo, o uso de amostras grátis era algo muito importante para o contato do cliente com o produto. Outro meio de envolver o consumidor com a marca é o storytelling, que é uma história contada para o público com o objetivo de construir uma ligação emocional e gerar uma afinidade com os outros.

Diferente do material somente informativo publicitário, o copy deve ter em mente que o potencial cliente deve realizar algo naquela oportunidade, sem perder tempo ou deixar para depois.

Uma dica importante para desenvolver o Copywriting é conhecer e entender o comportamento da persona (personagem ideal para os negócios). Através do conhecimento sobre o perfil dessas pessoas, será possível criar ações direcionadas e obter os resultados planejados.

Uma boa sugestão também é acompanhar sempre o texto através da percepção dos resultados e fazer as correções necessárias a tempo. Todas estas questões devem ter sempre qualidade e cuidado. Seja sempre o mais objetivo e claro possível no texto, observando exatamente público-alvo de sua ação.

Não esquecendo que todas as ações que forem construídas devem estar no planejamento da demanda e no atendimento. A pesquisa também é um fator importante, neste cenário.

Para o pequeno, médio e grande negócio, essas estratégias são importantes para o crescimento da empresa e participação no mercado. O empreendedor deve agir de forma constante, pois no mundo global e digital, as mudanças ocorrem com grande velocidade, inclusive o marketing. O investimento em copywriting e storytelling será estratégico para consolidar o negócio, criar elos com os públicos de interesse e possibilitar o crescimento da organização para o futuro.

 

*Jader Costa é professor do curso de administração da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio (FPMR).

 

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais

TV Gaúcha x TV Guaíba

Antônio Britto, jornalista, ex-governador e ex-ministro da previdência, colega dos primeiros anos de profissão, lembrou em recente vídeo sua contratação pela TV Gaúcha em 1978.

Destaques da semana no Portal Making Of

Selecionamos aqui os destaques da semana na Making Of. Confira abaixo uma pequena descrição de cada uma e o link para você acessá-la.   Claiton