21.5 C
fpolis
21.5 C
fpolis
quarta-feira, 31 janeiro, 2024

Croc croc! O maior festival de torresmo do Brasil chega a Floripa

Últimas notícias

Leitão à pururuca, torresmo de rolo, recheado e mineiro, costela suína, pernil, pancetta, entre outras delícias, estão no menu do TorresmoFest e prometem encantar os amantes da carne de porco.

Considerado um dos maiores eventos gastronômicos do país, o festival chega no Floripa Shoping para mais um grande sucesso. O TorresmoFest será de 23 a 26 de março, é Pet Friendly, terá área infantil e entrada gratuita.

O estacionamento lateral do shopping será o palco da estrutura que vai receber os chefs renomados para produzir pratos à base de carne suína, além de trucks com gastronomia variada, chopp artesanal e shows ao vivo.

Sucesso em outros estados brasileiros, o TorresmoFest chega com edição inédita na capital catarinense e a expectativa da organização é que sejam consumidas aproximadamente 15 toneladas de carne nos quatro dias de evento.

O festival terá mais de 20 expositores, entre trucks e tendas que, além da carne de porco, irão oferecer também outros tipos de gastronomia. Os pratos variam de R$10 a R$60.

Sucesso pelo Brasil

“Em 2022, o festival estourou em todo o país e conquistamos muitos fãs. Percorremos os estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. Foram, ao todo, 86 festivais, 3 milhões de visitantes e mais de 500 toneladas de carne suína”, conta Eduardo Bueno (dir), organizador do TorresmoFest, na foto com Chef Adan Garcia.

Aliás, chef Adan Garcia, que é especialista em carne de porco, estará entre os convidador e promete trazer o melhor da culinária mineira, levando ao evento o premiado Baião de Dois e o Arroz Carreteiro. Mais informações no @torresmofest

*****

Sempre juntos

Samantha Brose e Ed Pereira deixando a coluna mais colorida com esse diazão de sol que curtiram na Ilha do Papagaio com a pequena e fofa Cecília!

*****

Violência de gênero na imprensa

A jornalista Carol Macário, diretora de cultura da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), vai mediar hoje “O Papo de Jornalista”, que está de volta na ACI em 2023 no mês em que se debate mundo afora questões de gênero.

A nova temporada do projeto abre nessa quarta-feira (22), às 19h30, com uma conversa sobre sobre a Lei do Feminicídio e a cobertura de gênero e violência contra mulheres na imprensa. O papo será com três referências em Santa Catarina no tema: a repórter investigativa Schirlei Alves, a repórter e apresentadora Amanda Santos e a repórter Catarina Duarte.

O evento é gratuito e será realizado na Casa do Jornalista, no bairro Agronômica, em Florianópolis.

*****

Novo reduto

O OKA Floripa, no Campeche, ficou tomado pela boa energia do público que celebrou o 1º St. Patrick’s Day do mall. Ao longo do final de semana, mais de cinco mil pessoas passaram pela festa e curtiram a boa música e as dezenas de opções de cervejas disponíveis na festa organizada pela dupla Atyla Lopes e Othon Gervasio.

Aliás, falando em festa… o OKA será um dos pontos a receber a programação da Maratona Cultural de Florianópolis com ações nos quatro dias de programação do maior evento multicultural de Santa Catarina.

*****

Um pedacinho de terra 

O publicitário e escritor Carlo Manfroi lança hoje (21), Dia Mundial da Poesia, o livro “Um pedacinho de terra – Pitadas de poesia em uma horta urbana” (editora Story Studio). O evento será na Casa da Literatura Catarinense Poeta Cruz e Sousa.

“O parque deve ser o pulmão do bairro, onde as pessoas se reúnem com alegria e vontade de conversar. É ali que elas podem propor melhorias para sua rua e a cidade”. As palavras do escritor Carlo Manfroi (premiado duas vezes no Concurso Nacional Mario Quintana) revelam um pouco do conteúdo do livro, que celebra uma relação de amor com Florianópolis, em especial com o Parque da Luz, onde ajudou a fundar a Hortaluz.

Quem adquirir o livro, além das poesias, terá uma grata surpresa e uma experiência diferente e não menos poética do que os versos do autor. O marcador de páginas, feito com papel artesanal, é composto com sementes e pode ser plantado e transformado em rúcula.

A escolha do título “Um pedacinho de terra” para seu primeiro livro de poesia é uma homenagem ao compositor Zininho e seu “Rancho de Amor à Ilha”. A capa tem pintura especial do renomado artista plástico Luciano Martins, ilustrações internas de Josiane Fonseca e prefácio de Jayro Schmidt.

*****

Coletivo As Catarinas no IIJM

 

O Instituto Internacional Juarez Machado programou para o ano de 2023 uma série de exposições temporárias que visam homenagear a mulher artista. Das 15 amostras de arte já confirmadas e agendadas para acontecerem  nos próximos meses, 13 são de pintoras, escultoras, tapeceiras, desenhistas e fotógrafas do Brasil e de outros países.

“O universo feminino representado pelas artes visuais será o destaque em nossa programação homenageando a mulher artista e também de propiciando voz, espaço e mostrando ao público as diversas linguagens de seu imaginário artístico e sua postura cidadã”, afirma Edson Machado presidente do Instituto Internacional Juarez Machado e responsável pela programação.

O ciclo de exposições tem início no próximo dia 25 de março com as tapeçarias da coleção “Eu & Você & Elas/Eles” de autoria do Coletivo Artístico As Catarinas e curadoria de Elke Hulse. Serão apresentadas dezenas de tapeçarias confeccionadas artesanalmente por dezoito artistas de diferentes cidades de SC com diversas temáticas. Permanecem à visitação do público até o dia 24 de maio.

*****

Protagonismo feminino na construção civil

Maria Natália, Renata Rios, Kalindi Duarte, Gabriela Torres e Vanessa Tobias participam hoje do bate-papo “Inspirar para empoderar”, realizado pela Dimas Construções. O evento será no SpotMarkt, mall localizado no bairro Córrego Grande, às 19h30 e tem entrada gratuita.

O encontro pauta o protagonismo feminino na construção civil e as profissionais irão compartilhar suas trajetórias e experiências na área, discutindo os desafios que as mulheres ainda enfrentam num setor historicamente associado aos homens.

Para Andreia Vieira de Lima, diretora da Dimas Properties, atividades como essa são importantes porque ajudam a romper barreiras e a inspirar novas profissionais a atuarem no mercado.

“Os tempos mudaram, e o pensamento de que a construção civil é um lugar onde as mulheres não conseguiam destaque, também mudou. Prova disso são as profissionais que reuniremos nesse bate-papo, todas elas com trajetórias relevantes nas suas áreas. Mas a busca por igualdade de oportunidades persiste, e o trabalho de conscientização é um dos principais caminhos para alcançá-la”, destaca Andreia.

A atividade é gratuita, mas as vagas são limitadas. Para garantir a participação, é preciso fazer a reserva pelo site sympla.com.br.

Avatar photo
Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa e Santa Catarina: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.
Mais notícias para você
Últimas notícias

MDB é o primeiro partido a oficializar o apoio à reeleição de Topázio Neto em Florianópolis

Em setembro de 2023 o MDB estadual organizou um grande encontro no Lira Tênis Clube, em Florianópolis, para confirmar...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }