Portal Making Of

Defesa Civil alerta para risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos em SC

A semana começa com chuva persistente e volumosa em Santa Catarina devido a formação de uma baixa pressão próximo ao litoral do estado. As informações são da Defesa Civil do estado que alerta para risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos.

A instabilidade no tempo é provocada por uma formação e deslocamento de um sistema de baixa pressão no mar, próximo da costa catarinense.

Para esta segunda-feira, 20, tempo instável e com chuva persistente dos Planaltos ao litoral. Por alguns momentos, e especialmente a partir da tarde, a chuva ocorre de forma mais intensa, com volumes acumulados altos, devido a formação e deslocamento de um sistema de baixa pressão no mar, próximo da costa catarinense.

O risco para essas regiões é moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas e deslizamentos. No oeste do estado, o fluxo de calor e umidade da região amazônica provoca pancadas de chuva e temporais isolados, sobretudo a partir do final da manhã, com risco moderado para ocorrências associadas aos temporais, com chuva intensa, raios, rajadas de vento e granizo eventual.

A temperatura não sobe muito, por causa da cobertura de nuvens, e as máximas  à tarde variam de 18 a 23°C. Vento predominantemente fraco e com direção variada, tendendo a ganhar força no final do dia no Litoral. A agitação marítima diminui, se comparada aos dias anteriores, com ondas de direção sul/sudeste, altura de 1,0 a 1,5m e picos de 2,0 a 2,5m, da Grande Florianópolis ao sul, com risco baixo a moderado para ocorrências.

Na terça-feira (21), o tempo permanece instável, com muitas nuvens e chuva no Litoral e áreas próximas, devido a baixa pressão no mar, entre o Litoral de SC e o Litoral do RS, associada ao fluxo de calor e umidade da região amazônica. O risco permanece moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas e deslizamentos, devido a persistência da chuva.

Do centro ao Extremo Oeste do estado o calor combinado a umidade, favorece a condição para pancadas de chuva, que podem vir na forma de temporais isolados, a partir da tarde. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais.

No amanhecer com temperaturas de 16 a 22°C no litoral e Vale do Itajaí, de 13°C na Serra e de 14 a 17°C nas demais regiões. À tarde, as máximas superam os 30°C no Extremo Oeste, chegam aos 20°C na Serra e variam de 21 a 24°C nas demais regiões.

Vento de sudeste com fraca intensidade em boa parte do estado. Entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis a baixa provoca ventos mais intensos com rajadas próximas a 60km/h  de sudoeste/sul, com risco moderado para ocorrências.

Na quarta-feira (22) a instabilidade mais intensa se afasta de SC, permitindo maior presença do sol em todas as regiões. Entre a tarde e a noite há condições para pancadas de chuva e temporais isolados (típicos de verão), por causa do calor, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais.

O dia começa com temperaturas mínimas entre 13 e 15°C no Planalto Sul e Meio-Oeste, de 17 a 22°C no litoral e Vale do Itajaí e de 16 a 19°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam de 26 a 31°C em todo estado. Vento fraco a moderado, variando entre sul e nordeste.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quinta (23) e sexta-feira (24), a instabilidade associada ao calor ganha reforço com a formação de cavados em diversos níveis da atmosfera, favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados (com chuva intensa em curto espaço de tempo, raios, rajadas de vento e granizo) em todo estado.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais