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Desempenho positivo do Setor Portuário Catarinense

Foto: Porto de São Francisco / Crédito: Eduardo Valente / Secom

O II Fórum Catarinense do Setor Portuário, realizado com sucesso no Porto Itapoá nos dias 20 e 21 de junho de 2024, destacou a vitalidade econômica dos portos catarinenses e os desafios enfrentados pelo setor. Cerca de 200 especialistas e representantes públicos discutiram temas como infraestrutura, sustentabilidade e eficiência operacional, essenciais para a adaptação às exigências globais e climáticas.

Entre os destaques, o Porto de São Francisco do Sul celebrou um aumento de 33% na movimentação de mercadorias em 2023, graças a melhorias significativas em suas operações. O Porto de Navegantes, por sua vez, revelou planos ambiciosos para modernizar seu cais, permitindo acomodar navios maiores e aumentar a produtividade em 41% nos primeiros cinco meses de 2024. Com um investimento de R$ 1 bilhão, a Portonave está adaptando suas instalações para receber navios de até 400 metros, visando consolidar sua posição como um dos terminais mais eficientes da América do Sul.

Além disso, o Porto de Itajaí anunciou a iminente retomada das operações no cais arrendado, sinalizando uma nova fase de expansão e desenvolvimento. A SCPAR Porto de Imbituba também se destacou, registrando o melhor mês de sua história em março de 2024 e projetando movimentar 8,4 milhões de toneladas até o final do ano, o que representa um crescimento substancial para a economia local, onde a atividade portuária já contribui de forma significativa.

Fonto: II Fórum Catarinense do Setor Portuário / Crédito: divulgação.

O evento, organizado pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UniSul), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), reafirmou Santa Catarina como uma referência nacional em movimentação portuária, promovendo integração e troca de experiências entre terminais públicos e privados, fortalecendo ainda mais o papel estratégico dos portos catarinenses no contexto econômico regional e nacional.

O Porto de Itajaí, em Santa Catarina, segue em fase de recuperação gradual após as fortes chuvas e inundações que atingiram a região em dezembro de 2023. Apesar dos esforços para retomar a normalidade, o porto ainda enfrenta diversos desafios e as operações estão funcionando com capacidade reduzida.

 

Desafios:

  • Infraestrutura: A reconstrução da infraestrutura portuária continua em andamento, com reparos em berços, armazéns e equipamentos. A dragagem do canal de acesso também continua, mas o processo é lento e complexo.
  • Logística: A cadeia logística continua instável, com escassez de contêineres e engarrafamentos nas rodovias de acesso ao porto. Isso impacta o escoamento da produção e o recebimento de importações, gerando atrasos e custos adicionais para as empresas.
  • Mão de obra: A falta de mão de obra qualificada também é um desafio, principalmente para atividades especializadas como operação de guindastes e empilhadeiras.
  • Retorno gradual: A retomada gradual das atividades iniciou em 16 de janeiro de 2024, com a liberação de alguns berços para operações de cabotagem.
  • Situação atual: O porto ainda não opera em sua capacidade total. A expectativa é que a normalização completa das operações ocorra até o final do ano de 2024, mas a data ainda é incerta.

 

Impactos:

  • Prejuízos para empresas: as empresas que operam no porto e dependem de suas atividades continuam sofrendo prejuízos consideráveis.
  • Perda de competitividade: o porto de Itajaí está perdendo competitividade para outros portos brasileiros e internacionais, o que pode afetar a economia regional a longo prazo.
  • Atrasos na exportação e importação: a exportação de produtos agrícolas e a importação de insumos continuam sendo prejudicadas, com impactos negativos na economia do estado.

Medidas para Superar os Desafios:

  • Investimentos em infraestrutura: o governo federal e o setor privado estão investindo na reconstrução e modernização da infraestrutura portuária.
  • Melhorias na logística: estão sendo buscadas soluções para desafogar a cadeia logística, como a ampliação da capacidade de armazenagem e a melhoria da integração com outros modais de transporte.
  • Qualificação da mão de obra: programas de treinamento e qualificação profissional estão sendo implementados para atender à demanda por mão de obra qualificada no porto.

Apesar dos desafios, o Porto de Itajaí segue como um importante polo logístico para a região e o país. O trabalho conjunto de governos, empresas e trabalhadores portuários é fundamental para a retomada completa das operações e a superação dos impactos da tragédia.

A primeira movimentação de contêineres no Porto de Itajaí sob a gestão da JBS está prevista para os dias 6 e 7 de julho de 2024. A expectativa é grande para a retomada das operações, que deve marcar uma nova fase de desenvolvimento para o porto e a economia local. A chegada da JBS foi confirmada em 24 de maio de 2024, com a assinatura do contrato que torna a empresa sócia majoritária da arrendatária do porto.

A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está prevista para o segundo semestre de 2024, aguardando a retomada das operações para marcar presença. O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, deve visitar o porto ainda em junho para a assinatura dos convênios.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

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