Portal Making Of

Destaques da semana: boas notícias e um basta a notícias falsas

Foto: Camerata Florianópolis, Centro Integrado de Cultura / Crédito: Janine Alves.
Foto: Camerata Florianópolis, Centro Integrado de Cultura / Crédito: Janine Alves.

Basta de notícias falsas! As redes sociais democratizaram a comunicação, porém potencializaram as ferramentas de manipulação de massa com os disparos de notícias falsas. Para uma pessoa mais crítica é difícil entender a falta de filtro dos leitores que acreditam nas informações falsas, mas que ao serem confrontados com a checagem da informação e os dados corretos desconfiam da veracidade. Neste período obscuro, alguns jornalistas divulgaram notícias falsas sem checar (descumprindo um dos princípios básicos da profissão), médicos receitaram remédios sem eficácia para a Covid-19 e a população passou a duvidar até das vacinas que baniram doenças mundo afora.

  • O Brasil, desde 1994, tem o certificado de erradicação da Poliomielite, mas a baixa cobertura vacinal tem preocupado especialistas.
  • Apenas 54% das crianças foram vacinadas contra a poliomielite no Brasil e 52% em Santa Catarina segundo dados do Ministério da Saúde (MS) e  campanha de vacinação termina hoje (30.09).
  • Alerta! Surto de meningite é registrado em São Paulo.

 

Lugar para trabalhar.  O Floripa Shopping conquistou pela primeira vez o certificado internacional Great Place to Work. Os profissionais, que fazem parte do quadro de funcionários da Administração do centro de compras, alguns com mais de 15 anos de casa, desde a época da obra do empreendimento, consideram o shopping um bom lugar para se trabalhar. Essa conquista marca um momento importante do shopping que evolui a cada ano e segue investindo em ações inovadoras, diversificando o mix de serviços oferecidos ao público.

Foto: Floripa Shopping / Crédito: Divulgação.
Foto: Floripa Shopping / Crédito: Divulgação.

 

O reconhecimento é composto por um time de profissionais incríveis que integra a empresa e que faz acontecer todos os dias com muito trabalho, parceria e companheirismo, Jean Oliveira, Superintendente do Floripa Shopping.

 

 

Foto: Real Parque, Bewiki Floripa Norte / Crédito: Divulgação.
Foto: Real Parque, Bewiki Floripa Norte / Crédito: Divulgação.

Lugar para morar.  Maior loteamento aprovado e entregue em Florianópolis nos últimos 20 anos, o Real Parque está localizado na SC-403, ao lado do Sapiens Park. O local contará com a Bewiki Floripa Norte, empreendimento tecnológico que oferece studios, espaço coworking, carros por assinatura e saúde que são gerenciados por usuários através de aplicativo. Todos os espaços nos 336 mil metros quadrados são baseados no conceito de Novo Urbanismo, tendência na arquitetura contemporânea. Ao todo, a área é equivalente a quase três estádios da Ressacada e está numa área de 120 mil metros quadrados, divididos em residenciais e reservas naturais. 

Futuro da TI.  A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) assinou dois manifestos nacionais endereçados aos candidatos à Presidência. A entidade endossou as demandas por políticas públicas voltadas à inovação elaboradas pela Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (ASSESPRO) e Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES).

Foto: Diego Ramos, VP de Relacionamento da ACATE, e Italo Nogueira - Presidente da Assespro Nacional / Crédito: Divulgação.
Foto: Diego Ramos, VP de Relacionamento da ACATE, e Italo Nogueira – Presidente da Assespro Nacional / Crédito: Divulgação.

Estamos conectados com as demandas nacionais  e reconhecemos a importância dos pontos levantados pela ABES e ASSESPRO. No Estado, elaboramos nossa própria pauta aos candidatos ao governo e percebemos que o movimento nacional só fortalece a necessidade em investimentos voltados à inovação e infraestrutura, estímulo à capacitação de profissionais e melhorias regulatórias, Vice-presidente de Relacionamento da ACATE, Diego Brites Ramos.

 

 

Educação é prioridade. No Manifesto ASSESPRO aos Presidenciáveis, a federação pede avanços na educação. Uma das preocupações da entidade que representa mais de 2,5 mil empresas do setor de TI e inovação no país é o fortalecimento dos ensinos superior e técnico profissionalizante nos cursos nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática.

Corte de verbas. Na contramão das necessidades do mercado, o Governo Federal cortou 97% das verbas para reformas de escolas, compra de ônibus escolares e formação de professores, isso para garantir o aumento de R$ 19,4 bilhões do dinheiro que deverá ser reservado para o orçamento secreto em 2023.

Falta de professores. Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (29) pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp) mostra que até 2040 o Brasil poderá ter uma carência de 235 mil professores de educação básica. O levantamento foi feito a partir de dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é vinculado ao Ministério da Educação.

Inovação, empreendedorismo e tecnologia. Nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro ocorre em Concórdia/SC a HJ Conference, evento que vai reunir grandes nomes nacionais para debater inovação, empreendedorismo e tecnologia. Entre os palestrantes, estão o campeão olímpico, empreendedor e escritor Tande,  e o pentacampeão da Seleção Brasileira de Futebol Cafu, além de Martha Gabriel, ícone multidisciplinar na América Latina nas áreas de marketing, tendências e inovação, considerada uma das principais pensadoras digitais do Brasil e autora dos best-sellers “Marketing na Era Digital”, “Educar: A Evolução Digital (R) na Educação”, e “Você, Eu e os Robôs”.  Em sua sexta edição presencial, o HJ Conference é dividido em trilhas de conhecimento e terá mais de 200 palestrantes dividindo muita informação e provocações ao longo de seus três dias. São aguardadas 5 mil pessoas, de todo país.

Wagner Muller, head de Varejo da Zucchetti Brasil e um dos idealizadores do projeto da HJ Conference.
Wagner Muller, head de Varejo da Zucchetti Brasil e um dos idealizadores do projeto da HJ Conference.

 

O polo de tecnologia de Concórdia é antigo. Embora menos popular, possuímos nessa região várias empresas surgindo ao longo da década de 80 e 90. Muitas delas em operação até hoje,   Wagner Muller, head de Varejo da Zucchetti Brasil e um dos idealizadores do projeto da HJ Conference.

 

 

50 anos de história. Uma das construtoras mais importantes do Sul do país, a Formacco Empreendimentos, comemora meio século de existência esta semana. Com 1 milhão de metros quadrados em obras – materializados em 6 mil unidades entregues – a construtora completa 50 anos nesta quarta-feira e será homenageada na Câmara de Vereadores da Capital, no dia 4 de outubro, por seus importantes serviços prestados para o desenvolvimento do município.

Foto: Giuliana, Cezario e Gabriela Paula Santos / Crédito: Fernando Willadino.
Foto: Giuliana, Cezario e Gabriela Paula Santos / Crédito: Fernando Willadino.

A CEO, Gabriela Paula Santos, estima que nos próximos cinco anos a Formacco construirá mais de 100 mil metros quadrados em obras, entregando 650 novas unidades habitacionais. “Além disso, também prevemos mais de R$500 milhões em Valor Geral de Vendas (VGV)”, afirma.

 

 

 

Foto: Camerata Florianópolis, Centro Integrado de Cultura / Crédito: Janine Alves.
Foto: Camerata Florianópolis, Centro Integrado de Cultura / Crédito: Janine Alves.

Em recuperação. Empregos no segmento de eventos já atingem índices pré-pandemia, aponta Associação Brasileira dos Promotores de Eventos – ABRAPE.  Com base em dados do Ministério do Trabalho e Previdência, a previsão é que o segmento supere, até o final do ano, o índice de empregos gerados em 2019.

 

 

Emprego. Segundo dados divulgados Ministério do Trabalho e Previdência e analisados pelo Observatório da Indústria, Santa Catarina registrou o terceiro maior saldo do ano de vagas formais de emprego na economia, com 10.223 mil carteiras assinadas em agosto. No mês, a indústria catarinense gerou 3.087 novos postos de trabalho. Desse total, 1.086 foram criados pela construção civil.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.