Portal Making Of

Dois debates e duas pesquisas antes do dia da votação em Santa Catarina

A NSC TV transmite nessa quinta-feira, 27, o último debate dessa eleição entre os candidatos ao governo de Santa Catarina Jorginho Mello (PL) e Décio Lima (PT). Ele vai ser apresentado logo depois da novela Travessia e será mediado pelo jornalista Fabian Londero.

Vão ser cinco blocos divididos em aproximadamente duas horas onde Jorginho Mello e Décio Lima responderão as perguntas baseadas no plano de governo de cada candidato. Além da NSC TV, o eleitor também pode acompanhar esse debate no Globoplay, nas rádios CBN Floripa e CBN Joinville e no G1 SC. ​

Já na sexta-feira, 28, a Rede Globo promoverá o último debate entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele também terá início depois da novela Travessia e terá na mediação o jornalista William Bonner.

Serão cinco blocos com diferentes regras. O primeiro e o terceiro terão temática livre, durando 30 minutos cada e dividido igualmente entre os candidatos.

O primeiro bloco será aberto pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e o terceiro ficará com a abertura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Já no segundo e quarto blocos os temas serão definidos pela produção da emissora, com duração de 20 minutos, divididos em dois debates de dez minutos cada.

No sábado, 29, a NSC divulga a última pesquisa Ipec para o Governo do Estado. São 1008 entrevistados de forma presencial entre os dias 23 e 29 de outubro com a aplicação de questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado.

A rádio Jovem Pan News Floripa também vai divulgar a última pesquisa Mapa para o Governo do Estado no domingo, 30, dia da votação. Serão 1204 eleitores ouvidos entre os dias 28 e 29 de outubro com aplicação de questionário estruturado por meio de ligações automatizadas para telefones fixos e celulares.

O FOCO É O PRESIDENTE

Enfim, o segundo turno vai chegando na reta final e o eleitor catarinense vai conhecer o seu novo governador e presidente da República na noite do domingo. Para o Governo do Estado a coisa parece estar praticamente definida, mas para presidente cada voto fará a diferença e tanto Bolsonaro quanto Lula vão trabalhar até o último minuto para garantir a tão sonhada vitória dessa eleição no Brasil.

Essa vitória não será apenas a vitória de um candidato, mas sim a vitória de um sistema de governo que valerá por, pelo menos, quatro anos. No primeiro turno Jair Bolsonaro conseguiu eleger mais aliados nos governos estaduais, Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Mas Lula colocou de frente 6.187.159 votos que precisam ser tirados se o atual presidente quiser continuar no cargo a partir de 2023. É uma eleição apertada que vai acabar no domingo, mas que pode deixar sequelas dependendo de como o vencedor e o perdedor lidarão com a decisão do povo brasileiro.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais