22.6 C
fpolis
22.6 C
fpolis
quarta-feira, 31 janeiro, 2024

É de Floripa a vencedora estadual do Festival Enchefs

Últimas notícias

Simplesmente Maria! A grande vencedora da categoria cozinha foi Maria do Nascimento Garcia (de Florianópolis), bacharel em gastronomia e professora de cozinha oriental. Tem experiência na área de gastronomia com ênfase em turismo e cozinha asiática. Ela é chef executiva do Jun Kappo Sushi.

Ao lado de Maria (foto acima), figura entre os 3 colocados de Santa Catarina, que vão disputar a grande final do Festival Enchefs 2022, mais uma chef e uma profissional de coquetelaria, que foram escolhidos numa prova que teve como palco a cozinha da Faculdade Senac Florianópolis.

Os selecionados de todo Brasil irão participar da grande final do Prêmio Dólmã, o Oscar da gastronomia brasileira, que acontece em agosto em Macapá (AP).

Durante a prova, Maria apresentou o prato “Acalento” e conta que a ideia veio das memórias de infância. “Eu fui criada em uma família numerosa, então para o prato eu pensei no caldo e nas coisas que temos mais acessíveis. Como vivia em uma colônia no Acre, sem energia elétrica, tudo precisava ser fresquinho. Assim, esse prato foi criado em cima dessa memória que eu tenho, por isso se chama “Acalento”, porque tem os sabores, o molho e o caldo que te abraçam”.

O segundo lugar foi para Camila Figueredo (de Joinville), que trouxe um prato pensado a partir do pirão, uma comida afetiva em Santa Catarina.

“Esse pirão teve uma pegada mais de um cassoulet e eu trabalhei também com uma junção terra e mar, pois isso representa muito Santa Catarina”. Assim, Camila utilizou o camarão rosa, erva baleeira, farofa com pão de fermentação natural, granulado de linguiça Blumenau e de ova de tainha.

A edição contou também com a categoria coquetelaria, que foi vencida por Carolina Feijó (de Florianópolis). O drink apresentado levou em sua composição vodka envelhecida, licor de maçã, xarope de maracujá e vermouth de pinhão.

“Para esse drink eu trouxe os quatro cantos de Santa Catarina: o Sul do estado com a maçã, vinho de Nova Trento, o pinhão da Serra e a vodka de Blumenau. Minha ideia foi trazer todas as culturas para serem degustadas em um único gole”, conta.

Essa foi a segunda vez que o Estado recebeu o Enchefs, uma iniciativa da embaixadora e coordenadora do festival no Estado, a renomada chef Janete Borges, vencedora do concurso de 2019 e participante do reality Mestre do Sabor. Para Janete, o nível dos competidores impressionou. “A competição foi bem acirrada e todos os competidores trouxeram muitas técnicas e ingredientes bacanas. Dá para perceber que foi tudo muito bem pensado”, analisa.

Além do Senac SC, são apoiadores do Enchefs: Observatório da Gastronomia Senac SC, Camila Gallo Comunicação e Amplocom Comunicação, Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau e Sebrae.

*****

*****

Mulher de negócios

A queridona Camille Reis deixou a TV, mas não o timbre para empreender. A gata não para! É garota-propaganda de marcas de moda, influencer, cerimonialista, celebrante, faz mil comerciais e ainda da conta de ser mãezona, esposa e cada vez mais linda!

*****

*****

A maior cuca do Brasil

A vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina Soar (esq), e a gerente do CGR (Centro de Gerenciamento de Resíduos) da Veolia Brasil, Tamely Cristine Floriani, comemoram o patrocínio da empresa para a produção da maior cuca do Brasil. A produção será realizada para celebrar o aniversário da cidade, no dia 2 de setembro.

Na edição deste ano, a cuca terá 172 metros e o corte será acompanhado pelo Ranking Brasil, para confirmar o recorde de Blumenau. É a força feminina ocupando espaços e rankings nacionais.

O empreendimento da Veolia é a primeira unidade de tratamento de resíduos industriais de Santa Catarina, em operação desde 1999.

*****

*****

Coral indígena em Florianópolis

Ouvi-los cantar é muito emocionante. E nesse sábado isso será possível. É que a convite do fotógrafo Radilson Carlos Gomes o Coral Guarani Mbora’i vy’a da Aldeia Tekoá, que fica na cidade de Major Gercino, vem para Florianópolis nesse 2 de julho.

Além de visitar a exposição Yvyrupá Território: Retratos e Relatos dos Povos Indígenas em Santa Catarina, que apresenta mais de 120 fotografias no formato 3×4 captadas por com uma Câmera Fotográfica Artesanal Lambe-Lambe, o grupo irá fazer uma apresentação gratuita a partir das 15h. A ação será no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), em Florianópolis.

A entrada na exposição é gratuita e pode ser feita de terça-feira a domingo, das 10h às 21h, até o dia 17 de julho no MIS/SC, que fica no Centro Integrado de Cultura (CIC).

Artesanato indígena

Também no sábado, dia 2, os indígenas da aldeia Guarani vão apresentar artesanatos produzidos por eles. “Quem quiser pode contribuir e fazer a doação de agasalhos ou de alimentos não-perecíveis, que serão entregues aos indígenas”, destaca Radilson.3

Avatar photo
Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa e Santa Catarina: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.
Mais notícias para você
Últimas notícias

MDB é o primeiro partido a oficializar o apoio à reeleição de Topázio Neto em Florianópolis

Em setembro de 2023 o MDB estadual organizou um grande encontro no Lira Tênis Clube, em Florianópolis, para confirmar...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }