Portal Making Of

Entidades de tecnologia de SC divulgam propostas para próximos governantes

Centro de Inovação ACATE no Sapiens Parque

Entidades do setor de tecnologia de Santa Catarina assinam documento único de propostas com o que esperam dos próximos representantes eleitos para o Executivo estadual. O objetivo é continuar fortalecendo o ecossistema de inovação catarinense, formando profissionais qualificados e gerando mais investimentos e empregos.

“No cenário global, os países que investem em tecnologia obtêm um desempenho econômico superior. No Brasil, cresce a cada ano o número de estados com políticas públicas de incentivo ao setor. Nesse sentido, o fortalecimento dos ecossistemas locais, com apoio ao ambiente de negócios, marco regulatório, formação de profissionais qualificados, infraestrutura e programas de fomento, são iniciativas importantes e capazes de atrair empresas, empreendedores e profissionais, movimentando toda a economia da região”, destaca Iomani Engelmann, presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE).

As instituições que lançam o documento defendem que, para que Santa Catarina possa continuar como referência nacional e internacional, o setor de tecnologia precisa de políticas públicas consistentes e continuadas.

Como aponta Diego Ramos, VP de  Relacionamento da ACATE, “os governantes e parlamentares têm um papel relevante neste cenário ao reconhecerem o potencial econômico da tecnologia e fomentarem a capacitação e formação de profissionais qualificados e o planejamento público de inovação, entre outras iniciativas”.

 

Os pleitos setoriais apresentados no documento são:

  1. Criação de Gabinete de Inovação ligado ao Governador e transversal às secretarias
  2. Fortalecimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico

3 – Destinação de recursos da FAPESC ao desenvolvimento do setor de tecnologia e inovação

4 – A criação e implantação de um programa amplo de formação de profissionais de tecnologia

5 – Utilização do CIASC como ferramenta de inovação para o serviço público estadual

6 – Compras públicas de inovação

7 – Recursos de fomento via bancos públicos estaduais para empresas de tecnologia

8 – Sapiens Parque como ativo estratégico de inovação estadual

9 – Participação da ACATE na governança dos Centros de Inovação da Rede Estadual

 

Assinam a pauta a ACATE e suas entidades parceiras regionais: Associação Empresarial de Criciúma / Núcleo de Base Tecnológica (ACIC/NBT); Associação Empresarial de Itajaí / Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (ACII/NuTic); Associação Empresarial de Rio do Sul / Núcleo de Informática do Alto Vale do Itajaí (ACIRS/Niavi); Associação Empresarial de Tubarão (ACIT); Blusoft – Polo Tecnológico de Informação e Comunicação da Região de Blumenau; Centro de Incubação, Tecnologia e Inovação de Brusque (CITI); Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), ORION Parque Tecnológico e SOFTVILLE.

O documento na íntegra está disponível para download aqui.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais