Entidades do setor de tecnologia de Santa Catarina assinam documento único de propostas com o que esperam dos próximos representantes eleitos para o Executivo estadual. O objetivo é continuar fortalecendo o ecossistema de inovação catarinense, formando profissionais qualificados e gerando mais investimentos e empregos.
“No cenário global, os países que investem em tecnologia obtêm um desempenho econômico superior. No Brasil, cresce a cada ano o número de estados com políticas públicas de incentivo ao setor. Nesse sentido, o fortalecimento dos ecossistemas locais, com apoio ao ambiente de negócios, marco regulatório, formação de profissionais qualificados, infraestrutura e programas de fomento, são iniciativas importantes e capazes de atrair empresas, empreendedores e profissionais, movimentando toda a economia da região”, destaca Iomani Engelmann, presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE).
As instituições que lançam o documento defendem que, para que Santa Catarina possa continuar como referência nacional e internacional, o setor de tecnologia precisa de políticas públicas consistentes e continuadas.
Como aponta Diego Ramos, VP de Relacionamento da ACATE, “os governantes e parlamentares têm um papel relevante neste cenário ao reconhecerem o potencial econômico da tecnologia e fomentarem a capacitação e formação de profissionais qualificados e o planejamento público de inovação, entre outras iniciativas”.
Os pleitos setoriais apresentados no documento são:
- Criação de Gabinete de Inovação ligado ao Governador e transversal às secretarias
- Fortalecimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico
3 – Destinação de recursos da FAPESC ao desenvolvimento do setor de tecnologia e inovação
4 – A criação e implantação de um programa amplo de formação de profissionais de tecnologia
5 – Utilização do CIASC como ferramenta de inovação para o serviço público estadual
6 – Compras públicas de inovação
7 – Recursos de fomento via bancos públicos estaduais para empresas de tecnologia
8 – Sapiens Parque como ativo estratégico de inovação estadual
9 – Participação da ACATE na governança dos Centros de Inovação da Rede Estadual
Assinam a pauta a ACATE e suas entidades parceiras regionais: Associação Empresarial de Criciúma / Núcleo de Base Tecnológica (ACIC/NBT); Associação Empresarial de Itajaí / Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (ACII/NuTic); Associação Empresarial de Rio do Sul / Núcleo de Informática do Alto Vale do Itajaí (ACIRS/Niavi); Associação Empresarial de Tubarão (ACIT); Blusoft – Polo Tecnológico de Informação e Comunicação da Região de Blumenau; Centro de Incubação, Tecnologia e Inovação de Brusque (CITI); Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), ORION Parque Tecnológico e SOFTVILLE.
O documento na íntegra está disponível para download aqui.