Portal Making Of

Estado inaugura espaço para acolher e atender pessoas vítimas de violência em Florianópolis

Foto: Ana Melhado / SES

Na última quinta-feira, 29, foi inaugurado o Espaço Acolher Floripa. De forma inédita no país, o local prestará atendimento a pessoas em situação de violência da Grande Florianópolis, integrando serviços de saúde e de segurança pública. Funcionará 24 horas, sete dias por semana, com atendimento de porta aberta, no Multihospital de Florianópolis, localizado no antigo aeroporto.

O Espaço Acolher Floripa é uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com a Polícia Civil e Científica, e a Prefeitura de Florianópolis. Com as entidades localizadas na mesma estrutura, a abordagem será mais eficiente, o ambiente acolhedor e seguro, além de evitar o deslocamento e a revitimização dessas pessoas.

“Esse serviço para acolher vítimas de violência de todas as formas, seja sexual, física e psicológica, é um espaço único porque consegue agregar atendimento de saúde com a parte da polícia civil e da científica. O fato de ter uma UPA, um CAPS e toda essa estrutura vai permitir que a paciente vítima de violência consiga num só local realizar todos os procedimentos para darmos o encaminhamento adequado. A mulher não vai ser revitimizada várias vezes e a criança não vai ter que passar pelo estresse psicológico de reviver toda a agressão. Também teremos como contabilizar o número de casos de agressão e assim conseguir avançar e melhorar os índices de violência contra pessoas”, destaca o secretário adjunto de Estado da Saúde, Roberto Benedetti.

Crianças e adolescentes até 14 anos, mulheres e população trans em situações de violência, podem buscar o serviço. O acesso é por demanda espontânea ou encaminhamento da rede de atenção à saúde, segurança pública ou hospitais de referências, ou seja, as pessoas em situação de violência podem buscar atendimento a qualquer momento, sem a necessidade de agendamentos prévios.

A abordagem inicial realizada no Espaço Acolher, feita por profissionais de saúde, permitirá uma avaliação rápida e eficiente das condições físicas e emocionais das pessoas e situações de violências, proporcionando um cuidado mais qualificado e humanizado.

A SES apoia, dentro da Política Estadual de Saúde, o custeio do Espaço Acolher Floripa, além dos serviços no Hospital Dia, no Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) 24 horas e na Unidade de Pronto Atendimento.

Serviços disponíveis

  • Atendimento integral em saúde (escuta qualificada, testagens, profilaxias, atendimentos clínicos gerais necessários) e intersetorial para situações de violência sexual, física, psicológica, patrimonial, dentre outras.
  • Consultas de enfermagem
  • Acolhimento psicossocial
  • Procedimentos de enfermagem e profilaxia para ISTs
  • Coleta e realização de exames laboratoriais
  • Serviços de Segurança Pública (Polícia Científica e Polícia Civil)

 

*Com informações da Secretaria de Estado da Saúde

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais

Lira adia votação do PL das Fake News

O presidente da Câmara, Arthur Lira, decidiu nesta terça-feira, 2, adiar a votação do Projeto de Lei (PL) 2630, conhecido como PL das Fake News.

Gás de cozinha fica mais barato em SC

Os catarinenses deverão pagar menos pelo gás de cozinha nos dos próximos dias. O botijão de 13 quilos ficará até R$ 8 mais barato: passando