Portal Making Of

Facebook e Instagram removem 1 milhão de publicações falsas sobre covid

Facebook e Instagram removem 1 milhão de publicações falsas sobre covid
Pixabay

O Facebook e o Instagram informaram nesta quinta-feira, 11, que removeram mais de 1 milhão de posts, comentários e stories das plataformas no Brasil devido a desinformação sobre a Covid-19 desde o início da pandemia. Em todo o mundo foram 20 milhões de conteúdos removidos das plataformas.

Segundo a empresa, os conteúdos são excluídos quando podem colocar em risco a vida das pessoas, como declarações negando a existência da pandemia e anúncios de que a vacina causa morte.

O Facebook informou também que no Brasil, mais de 76 milhões de pessoas já acessaram a COVID-19: Central de Informações, um espaço dentro da plataforma para desmistificar boatos e fornecer dicas de prevenção da doença, além de materiais de apoio à saúde emocional.

“Nosso trabalho de combate à desinformação envolve ainda parcerias com agências independentes de verificação de fatos, para conteúdos falsos que não violam nossas políticas de danos no mundo offline. Quando um post é marcado como falso por uma agência de verificação de fatos parceira, seu alcance é reduzido de forma significativa, ou seja, menos pessoas encontrarão aquele conteúdo. Além disso, é adicionado um rótulo sobre a postagem para alertar aqueles que ainda assim virem o conteúdo marcado falso”, destaca a Meta, dona das redes sociais.

No Brasil, as parceiras são Agência Lupa, Aos Fatos, AFP e Estadão Verifica.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Tenho pena do William

Em 1988, quando da enchente trágica em Blumenau com os deslizamentos no morro do Baú, William Bonner veio apresentar uma edição especial do Jornal Nacional

Pouca prática

Os canais esportivos de TV estão infestados de novos comentaristas e apresentadores, a maioria com muitos “sem” : sem carisma, sem informação, sem preparo e

Uma certa dose de notícias

O jornalismo não muda a realidade. É o espelho dela. Quando se houve proposta de jornalismo propositivo, estão querendo propor não jogar a luz sobre

Nova demissão enfraquece a CNN

Daniela Lima deixou de ser a rainha das tardes da CNN para ser uma das estrelas da GloboNews. A mudança foi rápida. Ela disse  na

CNN e a má notícia

Não é bom quando a mídia vira notícia da mídia e pior ainda quando ela é negativa. É o caso da CNN Brasil, cujo slogan

Deus salve os jornalistas!

A primeira notícia da demissão de Cecília Flesch, do programa “Em Ponto” da GloboNews dizia o motivo como sendo “ter falado mal da TV Globo

O rádio vive

Desde que se instalou no Brasil nos anos 1950, o rádio sofreu muitas ameaças, com previsões pessimistas tipo não sobreviver a era da televisão e

Jornalismo celebrante

É como um vírus que em algum momento entrou no meio jornalístico e acabou sem remédio: o desejo de apresentar eventos, cerimônias e celebrar casamentos