20.9 C
fpolis
20.9 C
fpolis
segunda-feira, 4 julho, 2022

Festival Nacional da Truta em Urubici

Últimas notícias
Festival Nacional da Truta em Urubici
Foto Ricardo Duarte

O bonde tá formado! Uma van com jornalistas de diversos veículos de comunicação vai sair de Floripa para acompanhar a abertura da 5ª edição da Fenatruta – Festival Nacional da Truta – que será lançada oficialmente em Urubici, na Serra catarinense, nesta quarta-feira (01/09). Com a participação de autoridades, empresários, chefs de cozinha e imprensa, o Festival promete. O evento reúne 14 estabelecimentos de gastronomia, pousadas, vinícolas e operadores de turismo de Urubici, Bom Retiro e Bocaina do Sul.

 

A abertura será no Café Restaurante – Morro do Campestre, onde estarão os outros restaurantes, bistrôs e bares envolvidos no Festival. Cada um deles irá oferecer pratos, petiscos e iguarias baseados na truta. Depois do lançamento, a partir de 3 de setembro o Festival acontece nos estabelecimentos das três cidades e termina em 3 de outubro. 

Além do atrativo gastronômico, as condições naturais, geográficas e culturais fazem da Serra um dos principais destinos turísticos do Sul do país. A hospitalidade dos moradores e a qualidade dos vinhos de altitude são atrações da região, além das pousadas, muitas delas nos cânions, próximas das cascatas, com passeios a cavalo e com contato direto com a natureza. 

Não por acaso, as três cidades do evento oferecem serviços de alta qualidade, com hospedagem, alimentação, agenciamento de transportes e espaços para compras. Elas estão localizadas a meia distância entre Florianópolis, Lages, Tubarão e Criciúma – o acesso é outra atração, pela beleza das estradas nas serras do Rio do Rastro e do Corvo Branco. Por isso, a região tem recebido tantos turistas, aquecendo a economia local.

Foi neste cenário que a truta, peixe de água doce, rico em ômega-3, bem adaptado a regiões montanhosas, ganhou status de produto nobre. Depois de Minas Gerais, Santa Catarina é o Estado que mais produz truta. A produção local cresceu 30% nos últimos sete anos, conforme dados da Associação Catarinense de Truticultores (Acatruta).

 

A Fenatruta é uma realização da Associação de Pousadas e Hotéis de Urubici e Bom Retiro (Pouserra), que reúne mais de 70 associados. O Sebrae/SC é, novamente, correalizador do evento, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Urubici. As seguintes empresas são as patrocinadoras: Belo Peixe, Suzin Vinhedos e Vinhos Finos, Vinícola Serra do Sol, Hospedaria Refúgio do Invernador, SOS Distribuidora de Alimentos, Serra Bela Hospedaria Rural, Vinícola Pericó, Vinícola Leoni Di Venezia, Urupema Vinhos De Altitude e Vinícola Thera.

Com o atual cenário da pandemia, o Festival seguirá todos os cuidados e protocolos de saúde para manter a segurança dos participantes.

*****

 

De Floripa a São Paulo de jet ski

O Ribeirão da Ilha, no Sul de Florianópolis (SC), é o ponto de partida da Jet Lounge Expedition, expedição feita por motos aquáticas que parte na terça-feira (31/8) da marina Eco Park, na capital catarinense, para o Guarujá, em São Paulo. A chegada está prevista para domingo (05/9).

Durante seis dias, onze participantes percorrem 800 km pelo mar – acompanhados de um barco de apoio.

A ação no tradicional bairro do sul da capital catarinense é marcada pela distribuição de uma tonelada de alimentos não-perecíveis para a Acadêmicos do Sul da Ilha, escola de samba da comunidade Tapera, ao lado do Ribeirão. 

Em Santa Catarina, a expedição fará a mesma doação em Balneário Camboriú e São Francisco do Sul, cidades de parada.

*****

 

Gato!

Não tem quem não ame esse Juliano Zanotelli! Por isso hoje é um dia especial, dia de desejar as coisas mais lindas da vida pra esse vriginiano querido! Feliz aniversário, Juju! Que seu dia seja animado e o 3.9 turbinado! E sei que cê ta feliz da vida com a presença dos seus pais, irmão, cunhada e sobrinha que vieram celebrar contigo. Isso é ouro! Love you!!!

*****

 

Ensaio novo

A linda Vívian Silva brilhando onde mais gosta de estar – nas areias do Campeche.

*****

 

Consultoria e negócios   Foto Eduardo Silva

Enquanto alguns migram para o home office, a ADM S.A, empresa dos administradores Octavio René Lebarbenchon Neto, Giuliano Barbato Wolf e Manoel Cunha, demonstra confiança no cenário atual.

Prova disso é que, fazendo o caminho inverso de muitas empresas, realizou evento especial com seus clientes, na noite desta quarta-feira, para inaugurar o seu novo escritório, que fica no coração financeiro da Capital, o Trompowsky Corporate. Compareceram no evento e brindaram à nova fase da ADM S.A empresários dos setores de saúde, seguros, serviços, imobiliário e advocatício.

 

Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa e Santa Catarina: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Acidente com ônibus escolar mata motorista e deixa mais de 20 crianças feridas em SC

Um grave acidente de trânsito nesta segunda-feira, 4, envolvendo um ônibus escolar e uma pá carregadeira deixou um homem...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }