Portal Making Of

Figueira decepciona, Criciúma é mais favorito. Avaí, Chapecoense e Brusque correm por fora

Figueira foi superado com facilidade pelo Tigre Foto: Jana Mafalda / Press

Os favoritos venceram na abertura do Campeonato Catarinense 2024 e o destaque foi o atual campeão Criciúma, principal candidato ao título, com a goleada sobre o apático Figueirense por 4 x 1. Figueirense, que papelão! Avaí e Chapecoense também venceram em casa, enquanto Marcílio Dias e Brusque fora. Uma rodada de muitos gols e boas arbitragens, mesmo sem o VAR. Este é o Estadual de número 100, que coincide com o Centenário da Federação Catarinense de Futebol, comemorado em 12 de abril próximo.

Rodrigo (C) matou o Figueira na defesa e no ataque                       Foto: Jana Mafalda / Mafalda Press

A goleada sofrida pelo Figueirense acende uma luz amarela sobre o Estádio Orlando Scarpelli e na cabeça do técnico João Burse. Não é possível que o torcedor alvinegro, que tanto sofreu ano passado, tenha que viver tudo novamente com uma equipe que tem mais de 50% de atletas que naufragaram com o grupo em 2023. Isso não é uma reconstrução, é um puxadinho, pobre e sem brilho. Claro, sem dinheiro não dá para fazer muito e Marco Aurélio Cunha sabe disso. Aliás, sabe onde buscar e tenho certeza que o fará para agregar qualidade ao grupo e atingir as metas da temporada. Ao torcedor é recomendado ter calma, tranquilidade e apoio para que os resultados possam ser colhidos lá na frente.

Que vexame!

Não foi nada bem o alvinegro em sua estreia, mostrou fragilidades defensivas e sem brilho no meio e ataque. A expulsão de Gledson no fim do primeiro tempo complicou demais. O Figueirense ainda chegou ao empate no segundo tempo, mas era claro que o Tigre ganharia quando quisesse e foi o que aconteceu. João Burse poderia ter feito alterações para melhorar a marcação alvinegra ou dificultar o trabalho do Criciúma no meio, mas não deu tempo, tomou o segundo gol rapidamente e amargou a goleada com muitos erros individuais. O confronto contra o Joinville pode ser a reabilitação,  quarta-feira (24), em casa.

Próxima rodada

Promete novas emoções: quarta-feira (24), Figueirense x Joinville, 20h, no Scarpelli; Concórdia x Criciúma, 19h, em Concórdia; Marcílio Dias x Internacional, 21h30min, em Itajaí; Brusque x Chapecoense, 20h30min, em Balneário Camboriú; quinta-feira (25), Hercílio Luz x Avaí, 21h30min, em Tubarão e Nação x Barra, 20h, em Joinville.

Avaí vai evoluir

Poveda fez gol e foi um dos destaques do Avaí                                       Foto: Frederico Tadeu / Avaí FC

Ganhou do Nação Esportes por 3 x 2 na Ressacada. Fez o que precisava, tem tudo para evoluir na competição. O grupo tem qualidade. Na estreia, diante de uma surpreendente equipe do Nação, o Avaí fez um bom futebol, dominou o jogo, mas foi surpreendido pela correria do adversário, que em alguns momentos liderou a posse de bola. Creio que o Avaí ainda levará pelos menos umas quatro ou cinco rodadas para ter seus jogadores em ritmo de jogo e com a preparação física ajustada.

Júlio está de olho!

Júlio em entrevista ao comentarista Márcio Martins da Jovem Pan News         Foto: JP News

O presidente foi entrevistado pela equipe da Rádio Jovem Pan News, na cabine da emissora, no Estádio da Ressacada, falou da gestão e suas expectativas para dar a virada no futebol. O Avaí se preparou para isso, fez investimentos necessários e está perto desse avanço. Júlio Heerdt acrescentou em sua fala as obras para melhorias dos gramados, oferecendo toda a qualidade às equipes em sua preparação. A reforma no gramado da Ressacada, que não recebia melhorias desde 2015, foi um dos alvos do presidente. O gramado de domingo não estava bom, mas vai voltar a ser um dos melhores do país, tão longo o mau tempo colabore.

Marcílio Dias 

Foi um dos grandes vitoriosos da primeira rodada com os 3 x 2 sobre o Joinville em plena Arena Joinville. Um clássico regional em que o Joinville precisa de afirmação e está buscando vaga para o calendário nacional. A derrota foi frustrante para o torcedor joinvilense, principalmente da forma que aconteceu, de virada e com jogador expulso. O Marcílio tem no trabalho coletivo a sua grande força, foi o campeão da Copa Santa Catarina e manteve o trabalho com Waguinho Dias.

Arbitragem

Fabiano agora será instrutor                                            Foto: Divulgação / FCF

De maneira geral a arbitragem foi muito bem na primeira rodada. A torcida do Avaí reclamou pelo menos uns três pênaltis na Ressacada, mas o novato Igor Albuquerque foi bem em suas decisões. Na minha opinião, agiu de forma correta. O destaque deste jogo contra o Nação foi para a despedida do assistente Fabiano Coelho, que deixa a função, mas segue como instrutor e dirigente do Sindicato dos Árbitros de Santa Catarina (Sinafesc). Dono de uma carreira muito bacana, também despede-se como Kleber Lúcio Gil, que na final da Recopa, encerrou uma brilhante carreira.

Rubinho e o Centenário

Rubinho e a festa do Centenário 2024

O presidente Rubens Angelotti disse que está preparando uma grande comemoração para o Centenário da Federação Catarinense de Futebol, no dia 12 de abril próximo. Uma grande programação para marcar data tão importante no futebol catarinense. A transmissão ao vivo de todos os jogos do campeonato estadual já é um presente ao torcedor catarinense, para marcar o ano especial.

Chapecoense

Festa no vestiário da Chape Foto: João Heemann/ACF

Claudinei Oliveira não gostou de enfrentar dois adversários fortes e seguidos fora de casa em viagem longa ao litoral. Joga no meio de semana contra o Brusque e no domingo diante do Avaí na Ressacada. A tabela nem sempre agrada a todos. Marco Aurélio Cunha também não gostou dos jogos do Figueira. A estreia da Chape diante do Hercílio Luz no sábado foi muito boa, vitória de 1 x 0 com gol de Marcinho. Mais do que vencer foi mostrar uma equipe consistente, equilibrada e com conteúdo para evoluir na competição. Claudinei ajudou a montar o grupo, não quer sofrer nas competições como no ano passado e tem objetivos a alcançar.

A despedida 

Despedida do capitão Rafael Lima Foto: Tiago Meneghini/ACF

Jogou alguns minutos e saiu para a festa de sua despedida dos gramados, na vitória da Chapecoense sobre o Hercílio Luz por 1 x 0. Uma caminhada brilhante, passou por grandes clubes e chega ao fim o trabalho em campo do zagueiro Rafael Lima. É merecedor de todas as homenagens da Chapecoense e sua torcida. Deixa os gramados para dedicar-se a uma nova carreira, agora como gerente de futebol da própria Chapecoense. Neste jogo diante do Hercílio Luz, um momento especial, pois ele defendeu por alguns anos a equipe de Tubarão.

 

 

 

 

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: