Portal Making Of

Figueira vence e confirma classificação; Avaí tropeça e Barroca vira alvo; Catarinense chega embolado à fase decisiva

Figueira fez a festa em Chapecó Foto: Jery Souza / FFC

Nada como um dia após outro dia como diz a frase no álbum da banda os Racionais MC’s. Semana passada a torcida do Avaí fez festa e teve até “Créu” no Scarpelli após vitória no clássico. Uma semana depois e o sorriso mudou de lado.  É a vez da torcida do Figueirense estar feliz com a vitória de 1 x0 sobre a Chapecoense, na Arena Condá, gol de Guilherme Pato, que colocou o alvinegro um ponto à frente do rival (15 contra 14). Sábado recebe o Internacional de Lages, quase rebaixado, para confirmar presença no G-4 das quartas de final. Mesmo com todos os desfalques, e não foram poucos, o Figueirense se superou para conquistar a vitória no Oeste com entrega e determinação, após duas derrotas seguidas.

Allison saiu lesionado, mas Pato brilhou                                   Foto: Jery Souza / FFC

A campanha do Figueira é sólida e o resultado só valoriza o trabalho realizado até aqui pelo técnico João Burse. Atuando em silêncio e com tranquilidade, vai mostrando um futebol organizado, com estratégia e tendência a evoluir com o andamento dos jogos. O Figueirense demonstra estar forte fora das quatro linhas e aos poucos Marco Aurélio Cunha e sua equipe vai trabalhando para dar qualidade e conteúdo ao grupo, cujo objetivo é conquistar o Acesso à Série B para 2025.

Barroca 

A diretoria do Avaí, formada por pessoas inteligentes, precisa ter a convicção do trabalho que vem realizando e das escolhas feitas. O técnico azurra entrou no radar dos torcedores, que inundaram as redes sociais com pedido de demissão de Barroca. O Avaí investiu bastante no seu futebol e não foi pouco, teve tempo suficiente para decidir os caminhos a tomar. E precisa seguir com o seu planejamento, independendo de resultados ruins ou não. O clube está construindo um trabalho novo, que precisa de tempo para encontrar o melhor futebol.

Brusque, de Marcos Serrato, surpreendeu Avaí e garantiu a vitória                 Foto: Léo Piva / Avaí FC

A derrota para o Brusque, no Estádio Heriberto Hülse, uma vez que o gramado da Ressacada ainda segue em recuperação, foi péssimo para os objetivos de quem comanda o futebol do Leão, mas não deve passar pela cabeça de nenhum dirigente azurra atender aos apelos de ‘fora Barroca’. Deixem o homem trabalhar. A recuperação pode vir no jogo atrasado da oitava rodada, quarta-feira (28), diante do Barra, partida que tem o mando de campo do Leão, mas acontece no Estádio das Nações, em Balneário Camboriú.

Com emoção

A última rodada da fase de classificação do Catarinense acontece no próximo sábado, com todos os jogos no mesmo horário. Teremos muitas emoções, pois uma vaga segue em disputa contra o rebaixamento. O Nação Esportes, de Araquari, já está rebaixado e o Internacional, com a derrota em casa para Barra, praticamente foi também. Vai precisar de um milagre para escapar na última rodada. Aliás, as duas equipes que subiram em 2023, Nação campeão e Inter vice, encaminham suas voltas para a Série B estadual em 2025.

Gustavo Poffo, arma do Marcílio          Foto: Artur Miranda/MD

Por outro lado, a disputa segue aberta para pelo menos três equipes buscando as vagas restantes para as quartas de final da competição. Joinville, Chapecoense e Concórdia seguem no páreo. O JEC tem aparentemente jogo mais tranquilo, pois pega o já rebaixado Nação em seu estádio. Concórdia recebe o Avaí em casa e a Chapecoense enfrenta o Criciúma, no Sul do Estado. Os dois precisam vencer e de resultados paralelos favoráveis. Emoção tem de sobra.

Resultados da 10ª Rodada
24/02
Avaí 0 x 1 Brusque
Chapecoense 0 x 1 Figueirense
Joinville 0 x 0 Criciúma
Marcílio Dias 1 x 1 Nação
25/04 – 18 horas
Internacional 0 x 2 Barra FC
Hercílio Luz 3 x 0 Concórdia

Jogos da última rodada 

Sábado (02/03) – 16h30min
Concórdia x Avaí
Criciúma x Chapecoense
Nação x Joinville
Brusque x Marcílio Dias
Figueirense x Internacional
Barra x Hercílio Luz

Cantucho

Cantucho (D) é continuidade na arbitragem em SC       Foto: FCF

Cantucho João Setúbal foi confirmado temporariamente presidente da Comissão Catarinense de Arbitragem pelo presidente da FCF, Rubens Angelotti. Tenho certeza que foi a melhor escolha. Cantucho era o braço direito de Marcos Antônio Martins, que nos deixou precocemente no sábado passado. Vai dar continuidade ao trabalho que era realizado por Marquinhos, com a mesma qualidade e dentro da lógica que transformou a arbitragem catarinense uma das melhores do país.

VAR

Rádio Eldorado | Semifinais e final do Catarinense terão VAR
VAR é segurança para o espetáculo

Acho injusto alguns clubes que podem pagar ter o VAR em seus jogos e outros sem tantos recursos, não terem acesso à ferramenta, justamente pela falta de recursos. Está no regulamento da competição. Teremos muitos argumentos a favor e contrários, mas não é isonômico, mesmo que os clubes tenham aprovado no arbitral.

O Avaí pediu no clássico e dividiu a despesa com o Figueirense. No sábado, em Criciúma, o Avaí bancou sozinho e vai bancar na quarta diante do Barra. Quem pode pagar, tem VAR. Quem não pode, fica apenas com a arbitragem de campo, uma das melhores do país. Ainda bem que para a próxima fase teremos VAR tem todos os jogos. A ferramenta chegou para fazer justiça aos resultados do futebol.

Ressacada

Júlio acompanhou obras  Foto: Divulgação / Avaí FC

O Avaí corre contra o tempo para deixar o gramado do Estádio da Ressacada em condições de abrigar os jogos da fase decisiva do Estadual. Houve um erro nos prazos e execução. O resultado foi ruim. O Avaí já jogou fora contra o Brusque, com prejuízo para o resultado de campo e vai jogar fora quarta-feira (28) diante do Barra, no Estádio das Nações, em Camboriú.

Para o jogo diante do Brusque, no Sul do Estado, a diretoria azurra disponibilizou 10 ônibus para o deslocamento do seu torcedor. A torcida espera que os mesmos ônibus estejam disponíveis para a ida até Camboriú, no meio de semana. Um custo alto para o clube, mas necessário diante dos problemas ocorridos com o gramado da Ressacada.

Vasco 4

Jogão de bola em Itajaí

Terça-feira (27), o Marcílio Dias recebe o tetra campeão brasileiro Vasco da Gama para sua estreia na Copa do Brasil, a milionária competição que reúne os grandes do futebol brasileiro. O Estádio Gigantão das Avenidas, em Itajaí, será pequeno para um público enorme. O preço dos ingressos está salgado, mas a procura é grande, afinal, o Vasco é sempre uma grande atração no Vale do Itajaí.

O Marcílio Dias, do técnico Waguinho, vem realizando uma excelente campanha no Catarinense. É o segundo colocado na fase de classificação, não deve mudar mais sua posição até a última rodada. Poderá fazer um jogo equilibrado com a excelente equipe do Vasco da Gama, tem um grupo bem alinhado, forte trabalho coletivo e atletas que vêm se destacando bastante.

Joinville 

JEC e Criciúma empatam Foto: Gustavo/JEC

O grande Joinville Esporte Clube só depende de suas forças para confirmar sua classificação à próxima fase do Catarinense. O grande objetivo é alcançar a vaga para a Série D do Brasileiro de 2025. Vai enfrentar o rebaixado Nação Araquari, dentro do Arena Joinville. Tem tudo para passar adiante, com atletas experientes e acostumados a decisões. O grande Joinville precisa de calendário, está na maior cidade do Estado e tem um retrospecto fantástico no futebol Estadual e Brasileiro.

Recuperação judicial  

Diretoria comemorou aprovação         Foto: Rafael Xavier / AFC

Sem dúvida uma importante conquista azurra para o seu futuro. O clube anunciou uma grande vitória a aprovação, pelos credores, do plano de recuperação judicial do Avaí. Um passo importante para ter agora condições de quitar dívidas que rolavam por anos. Segundo o presidente Júlio Heerdt, a recuperação permite à gestão trabalhar olhando para o futuro.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: