Portal Making Of

Florianópolis pode novamente ter um bom número de candidatos em 2024

Topázio Silveira Neto (PSD) é hoje o favorito para vencer as eleições municipais de 2024 em Florianópolis, mas começam a surgir novos nomes que podem, pelo menos, fazer um bom barulho durante a disputa eleitoral do ano que vem.

Desde janeiro deste ano os partidos mapeiam políticos para fazer frente a reeleição do atual prefeito da Capital e algumas movimentações começam a chamar a atenção do eleitor e também dos adversários.

O MDB, que ainda é o maior partido da cidade com 6.359 filiados (TER-SC), busca incessantemente por um nome de peso para voltar a ter relevância na política local.

O presidente da Câmara de Vereadores, João Cobalchini (UB), deve mesmo fazer companhia ao seu pai no Massa Bruta quando a janela de transferência partidária abrir, mas ele ainda não tem capilaridade política para assumir uma candidatura a prefeito.

Então, lideranças locais e estaduais do MDB tentam sensibilizar o ex-senador Dário Berger a voltar para o partido para disputar com Topázio uma das duas vagas num possível segundo turno.

O União Brasil, e aí leia-se Gean Loureiro, lançou o nome do ex-vereador Ed Pereira como pré-candidato do partido para mostrar força caso Topázio Neto decida se afastar do ex-prefeito da Capital e corra para os braços do governador Jorginho Mello (PL).

E por falar em PL, Jorginho lançou a ideia de trazer para o partido o ex-deputado estadual Bruno Souza, hoje no Novo, para lançá-lo como candidato a prefeito, mas o nome dele não decolou e pode acabar disputando a Prefeitura de São José.

AS INCÓGNITAS

A extrema esquerda da cidade parece querer o vereador Afrânio Boppré (Psol) como candidato, já que é amigo pessoal de Décio Lima, presidente estadual do PT, e terá também o apoio do deputado estadual Marquito (Psol) para assumir essa empreitada.

Mas a esquerda hoje é parceira do PSB, que por uma ironia do destino tem Dário Berger, sondado pelo MDB, como principal nome do partido e com vontade de concorrer a cadeira de Topázio em 2024. Resta saber se ele conseguiria mobilizar os outros partidos a chancelar seu nome nessa disputa.

Mas um nome, que fez muito barulho nas eleições de 2022, começa a surgir nos bastidores também como um pré-candidato a prefeito do seu partido. O Pros já pensa em lançar Ralf Guimarães Zimmer em 2024. Ele não teve uma boa votação no Estado, mas se tornou uma figura conhecida em Florianópolis.

A incógnita fica por conta do PP de Esperidião Amin, porque tem alguns nomes que podem assumir esse compromisso, mas o partido parece rachado e a família Amin já não tem tanta força política como em eleições passadas.

O filiado Progressista com mais vontade para concorrer a prefeito é o ex-vereador Pedrão, mas primeiro vai precisar convencer a executiva municipal que tem força para tal, caso contrário, pode tentar novamente a Câmara de Vereadores.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais