Portal Making Of

Floripa já aplicou mais de 1 milhão de doses contra a Covid-19

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Ontem, 17, foi comemorado o Dia Nacional da Vacinação como forma de incentivar e reforçar a importância da vacinação no controle e erradicação de doenças. Em Florianópolis, desde o início da vacinação contra a Covid-19, foram aplicadas 1.318.761 doses.

No momento, o nível de alerta epidemiológico para a doença está baixo, com 152 casos ativos em acompanhamento. O risco potencial baixo se deve, principalmente, à cobertura vacinal que está em 96,42%.

Considerada a principal medida de prevenção contra a doença, a vacina é ofertada nos Centros de Saúde e nas unidades móveis, Vans e Busão da Vacinação. Este último foi cedido ao município pela Mercedes Benz e começou a circular pelas escolas públicas na primeira semana de julho.

Outra iniciativa para aumentar a cobertura vacinal foi a adesão à Campanha Nacional de Multivacinação e Poliomielite, durante os meses de agosto e setembro. Mais de 117 mil doses foram aplicadas nesse período.

“A vacinação protege não só a pessoa que é vacinada, mas também aquelas que não desenvolvem a imunidade contra certas doenças. Quanto mais pessoas estiverem protegidas com as vacinas, menor será a chance de uma doença se propagar em uma comunidade, em uma cidade ou país”, destaca o secretário municipal da Saúde, Carlos Alberto Justo da Silva.

Com o objetivo de vacinar o maior número de crianças e reforçar a importância da imunização contra a poliomielite, o mês de setembro contou com mutirões aos finais de semana. Durante a campanha, 15.587 crianças receberam a vacina, o que corresponde a 63% do público-alvo, taxa acima da média nacional de 52%.

“Apenas com o esforço de governos e sociedade é possível nos livrarmos dos riscos de retorno desta doença, que matou tantas crianças e deixou outras tantas com sequelas graves e permanentes. É imprescindível que todas as crianças sejam vacinadas”, explica a gerente de Vigilância Epidemiológica de Florianópolis, Ana Cristina Vidor.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Aos queridos leitores

Com meu poema de Ano Novo favorito, desejo que, em 2023, se realize tudo aquilo no qual depositamos nossa esperança.                                           Brígida De Poli ESPERANÇA

Leia mais

Monólogo em forma de Benção

Encantar o público com os conhecimentos tradicionais da Ilha da Magia, incentivando todos a propagar o amor no seu servir, no seu bendizer, na sua