Portal Making Of

Frente Parlamentar do Audiovisual será lançada no FAM 2023

Foto: Divulgação/Gabriela-Naccari

Em 2023, a 27º edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2023, sedia o lançamento da Frente Parlamentar do Audiovisual Independente de Santa Catarina. O evento ocorre nesta terça-feira, 26, às 10h, no Majestic Palace Hotel. A mesa terá participação do Deputado estadual Marquito (PSOL/SC), coordenador da Frente, e demais entidades convidadas da sociedade civil.

O objetivo da Frente é promover o desenvolvimento do audiovisual independente do estado de Santa Catarina na amplitude artística, cultural, social e econômica. Conforme explica Marquito, deputado estadual por Santa Catarina (PSOL), a proposta é reunir entidades e pessoas ligadas ao setor audiovisual  do estado, assim como órgãos do poder executivo e representantes do poder legislativo de Santa Catarina. “Neste lançamento, iremos ouvir o que vem sendo feito por cada um dos atores envolvidos dentro do cenário do audiovisual e para que assim, coletivamente, possamos potencializar ações, políticas públicas e pensar juntos um calendário de ações”, afirma Marquito.

Ainda segundo o deputado, a criação da Frente Parlamentar do Audiovisual na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina – ALESC, é importante pois além de fomentar a cultura, gera emprego e renda. “Os índices do setor se equiparam, ou até mesmo superam, os das tradicionais indústrias têxtil, farmacêutica, automobilística e do turismo. O audiovisual precisa de incentivos e legislações de impacto, para se consolidar enquanto indústria local, observando seu ecossistema que compreende a formação, a produção, a distribuição/circulação, a difusão/exibição e a preservação”.

Marquito complementa que o audiovisual precisa de incentivos e legislações de impacto, para se consolidar enquanto indústria local. “Santa Catarina precisa fomentar uma das indústrias de maior expansão no país. Fortalecer o audiovisual independente catarinense é investir no desenvolvimento cultural, sustentável, social e econômico de nosso estado”, destaca.

No lançamento, será possível ouvir as demandas e sugestões apontadas pelas entidades participantes: APAN, API, ARPIN-SUL, BRAVI, CEC, Cinemateca Catarinense, FCC, FORCINE, Fórum dos Festivais, Panvision, SANTACINE, SINTRACINE.

A organização do FAM lembra que a Frente Parlamentar do Audiovisual Independente de Santa Catarina é um instrumento necessário e importante no desenvolvimento da cultura audiovisual e econômica do estado e como festival de cinema apoia e soma-se a esta luta.

O 27º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2023 é produzido com o patrocínio ANCINE – Agência Nacional do Cinema e Sebrae. Através da Lei de Incentivo à Cultura, tem o patrocínio Itaú Unibanco. Realização da Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Estado de Santa Catarina, Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

Todos os detalhes da programação estão no site www.famdetodos.com.br

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais