21.5 C
fpolis
21.5 C
fpolis
quarta-feira, 31 janeiro, 2024

Garotada do Avaí vence clássico e expõe carências do Figueira; Brusque a caminho do título; Chape busca recuperação

Foi um jogo de superação da garotada azurra Foto: Fabiano Rateke / Avaí FC
Últimas notícias

A garotada do Avaí se superou ao vencer o clássico da Copa Santa Catarina, mas ficou muito ruim para o Figueirense, que com seu time principal, perdeu por 1 x 0 para o time B azurra. O resultado, apesar de manter o alvinegro na zona de classificação, abre os olhos de todos para a realidade que o clube vive no momento, uma pobreza em seu futebol e perspectivas sombrias para mudar o quadro. O mais vezes campeão do Estado, com uma história centenária, atravessa uma tempestade terrível e não há luz no fim do túnel sem mudanças estruturais. Uma pena para uma torcida tão apaixonada e vibrante.

O Figueirense mostrou carências para barrar o Leão      Foto: Fabiano Rateke / Avaí FC

A diretoria do Avaí agiu corretamente em separar os grupos para priorizar a permanência na Série B do Brasileiro. Assim, o que foi combinado aconteceu no clássico e vale para uma eventual final da competição. Raphael Laruccia, técnico do Sub-20, apostou na gurizada e deu certo. Vimos uma entrega que não tinha acontecido ainda na Copinha. Jogadores que se doaram do início ao fim. A raça azurra foi reconhecida pela torcida presente ao estádio e vibrou com a vitória. Mereceu o Avaí.

Andrey é dinheiro em caixa

Andrey mostrou categoria Foto: Fabiano Rateke / AFC

Meia canhoto de 21 anos, natural de Araranguá, Sul do Estado, talentoso, autor do gol da vitória do Avaí no clássico. No time B azurra vem jogando e mostrando todo o seu potencial. Bom no passe, na imposição física e excelente na bola parada. Uma pena que Barroca não conseguiu identificar essas qualidades para utilizá-lo com convicção na equipe principal. Poucas oportunidades.

Cria da base azurra, muito bem dirigida pelo Fabiano Pierri e sua equipe, Andrey Felisberto dos Santos, está há nove anos no clube, trazido pelo professor Marcelo Pereira. Tem uma caminhada de conquistas: Campeão Estadual Sub-15, Campeão da Copa SC Sub-20, Vice-Campeão da BG Prime Sub-16, Campeão Catarinense Sub-20. Precisa mais?

Paulo Baier 

Paulo Baier sincerão Foto: Patrick Floriani / FFC

Já critiquei o técnico alvinegro por algumas decisões tomadas. Mas o resultado do clássico tira a sua responsabilidade. Foi muito bem na entrevista após o jogo. Escalou bem, mexeu bem, fez tudo que o técnico poderia fazer para buscar o resultado. Porém, a deficiência técnica da equipe foi fundamental para a derrota, que poderia ter sido evitada pelo meia Cesinha. Perdeu gol feito aos 52 minutos da etapa final. Aí fica complicado.

Há três anos que o Furacão encontra problemas com a formação do grupo. Estadual, Copa do Brasil e Série C. Ano que vem será o quarto na terceira divisão nacional. O torcedor não suporta mais. Ficou evidente. O futebol do Figueirense precisa de uma transformação total. E precisa vir de cima. Não sei como isso pode acontecer, mas tenho certeza de que como está, será uma repetição do pesadelo.

Ceará vem aí 

Barroca vai mexer     Foto: Leandro Boeira / AFC

O Avaí recebe o Ceará no próximo domingo, na Ressacada, às 18 horas, em grande decisão para sua permanência na Série B. Hoje é o título que o Avaí busca, a permanência. Superar os erros cometidos desde o início da atual temporada com a formação do grupo. Barroca vai precisar de estratégia e mudança de comportamento para superar o time do Mancini. Fazer o torcedor esquecer o papelão diante do Londrina.

Arbitragem 

O diretor de arbitragem da Federação Catarinense de Futebol, Marco Antônio Martins, apostou na jovem guarda para comandar os jogos da Copa SC. No clássico, Gustavo Ervino Bauermann aplicou 13 cartões amarelos e comandou um jogo que poderia não ter terminado bem. Mas soube comandá-lo. No mesmo jogo, o classico, a FCF testou um VAR mais econômico, que poderá ser valer ainda nesta Copinha. Parabéns, tá muito bom.

Chape respira

Claudinei Oliveira e o desafio de salvar a Chapecoense  Foto: Tiago Meneghini/ACF

A Chape segue na zona de rebaixamento e agora tem o Sport na Ilha do Retiro nesta sexta-feira (20), às 21h30min. É um pepino atrás do outro. Mas a vitória de 2 x 1 sobre o Criciúma, na última rodada, foi a melhor apresentação da Chapecoense na Série B deste ano. Um futebol aplicado, estratégico e com o talento de Gustavo Cazonatti, autor dos dois gols. Uma surpresa de Claudinei Oliveira para cima de Cláudio Tencatti. Tomara que repita diante do Sport.

Título na Ressacada

Palco da final feminina   Foto: Leandro Boeira / AFC

Diretor de competição da FCF, Carlos Crispim, informa que a decisão entre Avaí/Kindermann x Fluminense, de Joinville, será no próximo dia 8 de novembro, na Ressacada. O Avaí Feminino ganhou o primeiro jogo por 2 x 0 na Arena em Joinville. A decisão seria em Caçador, mas lá o estádio alagou na última enchente. Agora o Avaí tem a oportunidade de levantar um troféu este ano em casa.

O Brusque pode ser Campeão Brasileiro da Série C no próximo domingo, no Estádio Augusto Bauer, às 17 horas. A decisão é contra o Amazonas pela final da competição. Quem vencer, leva, pois no primeiro jogo deu 0 x 0 no Norte do País. O Brusque está com a mão na taça, é um time mais organizado, tem o apoio do seu torcedor e sabe o que é ser campeão. Em 2019 ganhou o título do Brasileiro da Série D. Seria para um lenitivo para Santa Catarina a conquista de mais um título nacional, especialmente num ano tão ruim para o futebol em todas as divisões.

 

Avatar photo
Carlos Alberto Ferreirahttps://portalmakingof.com.br
Com mais de 40 anos de carreira, Carlos Alberto acumula passagens pela mídia impressa, telejornalismo, radiojornalismo e assessorias. No esporte, o jornalista já foi correspondente da revista Placar em 1985/86, também trabalhou por 12 anos como setorista de Avaí e Figueirense no jornal A Notícia, e atuou no Grupo RBS por 21 anos. Na CBN Diário, Ferreira trabalhou como Coordenador de Jornalismo e Esporte, e comandou coberturas de vários clássicos, títulos e acessos tanto do Leão da Ilha como do Furacão do Estreito. No Portal Making Of, Carlos Alberto vai trazer um olhar diferente sobre o trabalho dos clubes da capital . Atenção aos detalhes das gestões dos clubes e ao desempenho técnico.
Mais notícias para você
Últimas notícias

MDB é o primeiro partido a oficializar o apoio à reeleição de Topázio Neto em Florianópolis

Em setembro de 2023 o MDB estadual organizou um grande encontro no Lira Tênis Clube, em Florianópolis, para confirmar...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }