Um dos pontos mais importantes e históricos da Capital, o Palácio Cruz e Sousa vai receber as apresentações de corais nas duas próximas semanas dentro das festividades do Natal. Os concertos dos corais serão com efeitos de luzes e muito brilho.
Nesta quinta-feira, 05 de dezembro, a apresentação será do Coral Canto Novo, do IESC (Instituto Adventista de Ensino de Santa Catarina). O coral foi fundado em 2023 e conta atualmente com 80 adolescentes internos do IESC, que fica localizado em Araquari, no Norte de Santa Catarina. No repertório do coral estão músicas cristãs, de diversas épocas e idiomas. A apresentação especial no Palácio Cruz e Souza terá como convidada a soprano Natacha Wiggers.
No dia 17 de dezembro será a vez do Coral Cantos de Floripa. Fundado em 03 de agosto de 1996, denominou-se Associação Coral Hospital Florianópolis, sendo um órgão cultural do referido hospital. Iniciou suas atividades com apresentações para os pacientes de hospitais, creches e asilos levando conforto e alegria a todos. O trabalho do coral é dedicado a ampliar a agenda cultural e contribuir para o desenvolvimento da música. em 2024 organizou seu 5º Encontro de Corais, com mais de 200 cantores em diversas cidades pelo estado. A regência do concerto também será do barítono lírico e maestro Fernando De Carli. Os concertos começam às 20 horas e com a presença gratuita do público.
_________________________________________________________
Natal nos Bairros de Florianópolis
Papai Noel já começou a percorrer os bairros de Florianópolis e a visita será com festa na Ilha e Continente em todo o mês de dezembro, com a programação artística e cultural do projeto “Natal nos Bairros”, que começou nesta terça, 3 de dezembro e segue até 22 de dezembro, em 19 localidades. A ação integra a programação do Natal Magia da Prefeitura de Florianópolis.
Para este ano, o projeto contemplou os bairros de Açores, Agronômica, Armação, Cachoeira do Bom Jesus, Canasvieiras, Carianos, Coqueiros, Costa da Lagoa, Costeira do Pirajubaé, Ingleses, João Paulo, Lagoa da Conceição, Monte Cristo, Monte Serrat, Rio Tavares, Rio Vermelho, Santo Antônio de Lisboa, Tapera e Vila Aparecida. Em todos os locais terá espaço para fotos com o Papai Noel, além de intervenções artísticas com personagens do imaginário natalino e apresentações musicais e da cultura popular local, incluindo boi-de-mamão. Toda a programação do Natal dos Bairros é gratuita e aberta ao público e pode ser conferida no instagram @maratonacultural_ .
_________________________________________________________
Fenaostra terá show do Grupo Expresso Rural
Começou nesta terça, 3 de dezembro, e prossegue até o próximo domingo, no CentroSul, a 22ª edição da Fenaostra, que terá shows nacionais e regionais. A festa apresenta uma variedade de pratos culinários para que o público explore o sabor das ostras cultivadas em Florianópolis.
“Teremos uma diversidade de opções que combinam saberes e modos de fazer tradicionais, aos preparos mais sofisticados, com influência de outras cozinhas, mas nunca perdendo de vista o desfrute do sabor único que só as ostras de Florianópolis podem proporcionar, ainda que in natura. A Fenaostra celebra esse sabor, esse potencial”, explica a secretária de turismo, cultura e esporte, Zena Becker.
Entre as atrações nacionais, a festa tem shows do grupo de pagode Pixote, da cantora Yasmin Santos, conhecida pelo timbre potente entre os grandes nomes da música sertaneja feminina. Já os destaques regionais ficam o trio Entre Elas, o Grupo Expresso Rural, o samba do Quinteto SA e a manezinha Dazaranha.
O Grupo Expresso Rural se apresenta hoje, quarta-feira, a partir das 19 horas. “Vamos levar um pouco da história do Expresso para este show, com as tradicionais canções e as novas que lançamos nos últimos dois anos. Queremos atender o público que sempre esteve conosco e também os novos fãs do Expresso”, explica o músico Zeca Petry.
Os detalhes da programação da Fenaostra e ingressos pelo site do evento – pensanoevento.com.br/fenaostra.
_________________________________________________________
“Maria” e os recortes da colagem na arte
O artista sR Lima, que recebeu o prêmio de melhor colagem no Salão Internacional de Artes de Madrid, na Espanha, no início de 2024, abre nesta sexta, 6 dezembro, a exposição “Regina”, na Galeria Lama, em Florianópolis.
Através do reconhecimento internacional da obra “Regina”, o artista desenvolveu uma série de trabalhos homônimos ao título da exposição. Tanto que nesta individual, que tem curadoria de Meg Tomio Roussenq, serão apresentadas 15 obras e todas levam o mesmo título.
Meg destaca que a exposição faz uma alusão a fragmentação da identidade da virgem Maria, a rainha dos céus, e por isso todos os trabalhos levam o nome de ‘Regina’. “A mostra propõe um novo olhar sobre a construção das identidades sociais. Tanto que a figura de Maria é despida de sua carga religiosa tradicional para emergir como um símbolo de multiplicidade e inclusão. ‘Regina’ não busca sacralizar ou dessacralizar, mas sim humanizar, através da arte, as infinitas possibilidades de ser e existir no mundo contemporâneo”, explica a curadora.
Já sR Lima, que está nas artes desde 2022, enfatiza que através da colagem, as obras se tornam únicas ao destacar identidades excluídas das narrativas culturais por sua etnia, crença ou condição social. A exposição poderá ser visitada até o dia 11 de janeiro de 2025 na Galeria Lama, que fica Rua Antônio (Nico) Luz, 159, no Centro de Florianópolis.
_________________________________________________________
“A cantora careca” em curta temporada
Essa peça é para rir e refletir sobre os absurdos da vida, uma crítica social com toque de humor. O espetáculo “A cantora careca”, encenado pelo Grupo Armação, traz o surrealismo ao palco da capital com uma curta temporada na Casa do Teatro, em frente à Praça XV. Com direção de Chico De Nez, a peça apresenta uma crítica à hipocrisia da sociedade burguesa ao questionar as normas e as convenções sociais da época, mas que por vezes torna-se atual frente à falta de comunicação e futilidades presentes nas relações.
Escrita originalmente em 1950 por Eugène Ionesco, dramaturgo romeno que recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1989 em reconhecimento ao seu impacto no mundo das artes, a peça teatral inaugura o movimento chamado “teatro do absurdo”, em que propõe uma dramaturgia desprovida de sentido, lógica e racionalidade. Ao apresentar uma comunicação inelegível com diálogos “non-sense”, no qual busca esvaziar as palavras do seu valor, para confirmar a dificuldade de comunicação e a alienação do homem na linguagem.
A peça estará em cartaz a partir desta sexta, 06 de novembro, até o domingo. Até sábado as sessões começam às 20h e domingo às 19hs, na Casa do Teatro do Grupo Armação. Os ingressos podem ser adquiridos na plataforma Sympla, com link direto de vendas no Instagram da companhia @grupoarmacao.
_________________________________________________________
A jornalista e escritora catarinense Vânia Mattozo, que escreve sob o pseudônimo Ádina Mirza, apresenta a sua primeira obra literária – O Trem da Madrugada – com lançamento nesta quinta-feira, 5 de dezembro, a partir das 19h, na Fundação Cultural BADESC, na Capital.
Sua coletânea de textos transita entre prosa e poesia, consolidando uma edição comemorativa de celebração de um ciclo de vida. A obra reflete o cuidado e a paixão que Ádina dedica à literatura, convidando os leitores a uma viagem por memórias, sentimentos e reflexões.
O lançamento de O Trem da Madrugada será um momento especial para celebrar a trajetória de Vânia Mattozo/Ádina Mirza, oferecendo ao público a oportunidade de adquirir exemplares autografados e conversar com a autora.
_________________________________________________________
Fico por aqui e até a próxima.
No instagram: @anselmoprada