Portal Making Of

Instituto Internacional Juarez Machado Comemora 10 Anos com arte, cultura e lançamentos de exposições inéditas

Uma extensa e especial programação vai celebrar os 10 anos de vida do Instituto Juarez Machado, com sede em Joinville.

A programação acontece  nesta sexta, 23 de novembro, e vai celebrar uma década  de história e   contribuição à arte e à cultura de  Santa Catarina e do Brasil. O Instituto preparou uma programação repleta de arte, música, dança e lançamentos especiais e também vai marcar o  lançamento oficial do vinho Juarez Machado, produzido em parceria com a  Vinícola Villa Francioni.

O sábado começará com uma apresentação de saxofone do músico Ravel Abner, iniciando a celebração de forma suave e sofisticada. Ao mesmo tempo, o ator Affonso Herbert, caracterizado como Juarez Machado, dará as boas-vindas aos convidados de forma lúdica, criando uma atmosfera ainda mais especial para o evento. Na sequência  será realizado o lançamento do livro “O Visitante”, de Danísio Silva, com sessão de autógrafos.

Às 11h30, a Orquestra Acadêmica Villa-Lobos, da Casa da Cultura, sob a regência de Voldis Eleazar Sprogis, realizará uma apresentação com seu repertório  que procura sempre despertar as emoções.

O evento contará ainda  com a abertura oficial de exposições inéditas:  “C’est La Vie”, com curadoria de Edson Busch Machado e Kaoru Gabriel, que reúne uma seleção de obras do artista Juarez Machado e reflete suas vivências por diversas cidades do mundo. No pavilhão expositivo inferior  será o espaço da  mostra “Études de Juarez
Machado”, que exibe os estudos, esboços e rascunhos criados pelo artista ao longo dos anos. Já no pavilhão expositivo superior, a exposição “BACO”, de Tonico Alvares, apresenta uma série de imagens que exploram a relação entre a luz e a produção de vinho, inspiradas nas caves da Vinícola Villa Francioni.

Na biblioteca do IIJM, a primeira exposição individual da jovem artista Paolla Victória, “Vestígios Urbanos: Uma Projeção da Existência”, convida o público a refletir sobre os detalhes invisíveis do cotidiano urbano, resultado de sua pesquisa em fotografia.  Às 15h00, o Centro de Dança e Pesquisa Fernando Lima apresentará duas coreografias de dança contemporânea: “Em um céu de algodão doce”, com o bailarino Mijael Amohab, e “Espaço reduzido”, com a bailarina Beatriz Furlan.

Para completar a tarde, uma apresentação circense de personagens performáticos, trazendo diversão e emoção para todas as idades.

Obras do artista Juarez Machado

_________________________________________________________

As benzedeiras e as curas ancestrais!

Fotos: Divulgação/Contexto Filmes

O documentário “Saberes Ancestrais”, dirigido por Gustavo Zinder, da Contexto Filmes, será lançado neste sábado, 23 de novembro, na sala de cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC). Com todas as vagas da primeira sessão esgotadas, foi aberta uma nova exibição às 20h30. O curta-metragem de 15 minutos retrata as práticas de benzedura em Florianópolis, que atravessam gerações e conectam passado e presente.

Em um contexto de resgate e valorização cultural, “Saberes Ancestrais” chega ao público no momento em que as práticas de benzedura foram reconhecidas como Patrimônio Imaterial de Florianópolis, sendo registradas oficialmente pela Fundação Cultural Franklin Cascaes em março de 2024.

O documentário destaca o papel essencial das benzedeiras na identidade de Florianópolis, preservando esse conhecimento secular e promovendo reflexões sobre sua relevância na sociedade atual, apresentando diferenças e similaridades entre esses dois momentos.

“O filme traça um paralelo entre o papel das benzedeiras no passado e o que elas representam atualmente na sociedade. Essas mulheres são mais do que parte da nossa história: são um símbolo cultural vivo, que merece ser reconhecido e valorizado. Foi o apoio de políticas públicas, através de editais de fomento, que possibilitou essa produção, fortalecendo nossa cultura local e criando conexões entre diferentes gerações”, afirma Zinder.

O filme possui classificação indicativa livre e a entrada é gratuita e os ingressos devem ser reservados  na plataforma Sympla.

_________________________________________________________

O último ato do CONFLUIR

Fotos: Divulgação

O CONFLUIR Festival Multicultural encerra sua jornada promovendo de hoje a domingo (20 a 24 de novembro), no Shopping OKA Floripa, em Florianópolis, seu ato final com o Painel Divers(c)idades. Com programação totalmente gratuita, o painel abordará temas como diversidade, representações raciais, gênero, igualdade e valorização da cultura negra, por meio de oficinas, palestras e apresentações artísticas.

Entre as principais atrações, destacam-se as palestras do professor e pesquisador Manuel Gama, do Instituto PolOBS da Universidade do Minho, em Portugal; da escritora, pesquisadora e dançarina Ida Maria Freire; e da drag queen Suzaninha, fundadora da BAPHO Cultural e ativista LGBTQIAPN+.

“Nossa programação visa promover a diversidade cultural, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente àqueles que tratam da redução das desigualdades e da valorização da diversidade cultural. Criamos uma agenda focada na cultura popular e na igualdade racial, social e de gênero, promovendo oficinas, palestras e apresentações artísticas que destacam as vozes da nossa pluralidade. Acreditamos que a arte é essencial para trocas e aprendizados, mostrando como expressões culturais podem transformar nossas cidades e comunidades, tornando-as mais resilientes e sustentáveis”, diz Schibian Philemonn, coordenadora da programação.

A programação do CONFLUIR está no lin link: https://linktr.ee/cafemaestroproducoes.

_________________________________________________________

Fernanda Torres no Oscar!

Foto: Sami Drasin

Esta linda foto da atriz Fernanda Torres  foi postada pela Academia do OSCAR.  É na verdade uma espécie de votação popular para as indicações de melhores atrizes ao próximo  OSCAR. E para apoiar a campanha em favor da atriz brasileira é fácil, basta acessar  o perfil da Academia no instagram: @theacademy  e curtir a foto. Pronto, estamos votando em Fernanda e no filme “Ainda Estou Aqui!” , um dos maiores sucessos  do cinema brasileiro  nas  últimas décadas.

_________________________________________________________

Experiência pelo mar de Floripa

Foto: Maristela Brites

O verão está na  porta e o Kattamaram IV  está se preparando para  ser uma das principais  atrações da temporada.

Os passeios acontecem o ano todo, mas  no verão e nas férias recebem mais público. É uma das experiências mais interessantes  do turismo em Florianópolis. Navegando pela Beira-Mar Norte, o  passeio destaca-se pela combinação de beleza natural e serviços, oferecendo aos visitantes uma forma única de explorar  Floripa pelo mar.

O Kattamaram IV proporciona um início de dia especial com um café da manhã servido separadamente e aberto ao público, ideal para quem quer aproveitar a vista da cidade ao amanhecer. Aqueles que desejam estender a experiência podem embarcar no passeio até a Ilha de Ratones, com almoço servido a bordo durante o trajeto. O roteiro inclui uma parada na ilha, onde é possível desembarcar para uma visita opcional, mediante pagamento de taxa à administração local. Durante o percurso, os passageiros desfrutam de uma visão privilegiada da Ponte Hercílio Luz.

Com uma estrutura moderna e equipada para receber eventos corporativos e sociais, o Kattamaram IV possui três andares, incluindo duas áreas gastronômicas e um bar ao ar livre no último andar, onde são servidos drinks, cervejas e espumantes.

Ingressos em floripa.kattamaram.com.br ou na bilheteria do Trapiche da Beira-Mar-Norte.

_________________________________________________________

Cinema com trilha musical ao vivo!

Diogo de Haro (Foto: Divulgação)

Inicia hoje (20) e vai até domingo (24 de novembro), em vários locais da cidade de Joinville, a primeira edição do Mostra na Cidade. Serão oferecidas gratuitamente, uma variedade de gêneros cinematográficos, além de sessões adaptadas para pessoas com deficiência auditiva e visual, mostras especiais voltadas para o público infantil, filmes de diretores joinvilenses, internacionais, e muito mais.

Um dos destaques desta edição, será a performance musical do pianista Diogo de Haro, no sábado (23) a partir das 20h30, na Galeria 33, com a exibição do clássico “A Queda da Casa de Usher” (1928), dirigido por Jean Epstein, com trilha ao vivo composta por Diogo de Haro para a obra de Edgar Allan Poe.

Com sua paleta de sons matizados em sintetizadores analógicos e processadores de efeitos, de Haro faz renascer à nossa contemporaneidade os tempos em que a fantasmagoria da recém nascida sétima arte era condensada pela presença da figura do músico de cinema.

________________________________________________________

Bravo para todos!

Foto: Cristina Gallo

A Orquestra Sinfônica de SC (Ossca) comemora 31 anos de fundação presenteando os catarinenses com o concerto Bravo!

O show acontece às 20h do dia 24 de novembro (próximo domingo)  no teatro do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.

No dia 25 de novembro de 1993 a Ossca realizou seu concerto de estreia. De lá para cá, promove tradicionalmente nesta data o espetáculo Bravo!, de repertório erudito. “Como neste ano o dia 25 cai numa segunda-feira, antecipamos a comemoração para o domingo, para dar mais comodidade ao público que nos prestigia durante essas três décadas”, detalha André Almeida, presidente da Orquestra.

Além de celebrar os 31 anos da Ossca, o Bravo! marca o encerramento da temporada 2024 da Ossca. O espetáculo faz referência ainda aos 150 anos da imigração italiana em Santa Catarina. Por isso, o repertório do dia 24 é formado por composições italianas, com destaque para Bella Ciao; Funiculi, Funicula; La Polenta, entre outros clássicos daquele país.

O Bravo! terá participações de três solistas líricos convidados: a soprano Claudia Todorov, o tenor Luiz Fernando Vieira e o barítono Schäfer Júnior. Contará ainda com a participação especial do Gruppo di Canto Fratelli del Ciircolo, do Lira Circolo Italiano de Blumenau. A regência é do maestro José Nilo Valle.

Os ingressos gratuitos serão disponibilizados antecipadamente pelo site da Ossca (orquestra.com.br). Quem retirar os ingressos precisará chegar ao teatro do CIC às 19h, para garantir sua entrada. Quem chegar ao teatro após esse horário, mesmo tendo ingresso, será destinado a uma fila de espera.

Maestro José Nilo Valle (Foto: Cristina Gallo)

_________________________________________________________

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) abriu o período de inscrições para mais uma iniciativa no âmbito da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB): o Prêmio Mestres da Cultura Popular. Interessados têm até as 23h59 de 9 de fevereiro de 2025 para se inscrever no link mestresdaculturapopular.fepese.org.br, onde também está a íntegra do Edital.

O Edital vai selecionar e premiar, pelo Mérito Cultural dos trabalhadores e trabalhadoras da cultura, mestras e mestres atuantes no território catarinense e que tenham prestado significativa contribuição em seu território ao desenvolvimento artístico ou cultural de Santa Catarina, preservando, saberes e ofícios tradicionais da cultura catarinense e estimulando a difusão e a transmissão de saberes e ofícios, tradicionais e populares de Santa Catarina, às novas gerações.

Serão premiadas pessoas físicas que tenham alcançado um estágio de reconhecida capacidade de manutenção e transmissão de saberes, fazeres e ofícios tradicionais de atividades e ações artísticas e culturais. O Prêmio vai distribuir R$ 1.050.000,00 em 35 prêmios. Os recursos são oriundos do Governo Federal repassados por meio da Lei nº 14.399/2022 – Política Nacional Aldir Blanc, com operacionalização da FCC em Santa Catarina.

Dúvidas e informações referentes a este Edital poderão ser esclarecidas e/ou obtidas junto à FCC, por meio do endereço eletrônico mestresdaculturapopular@fepese.org.br.

_________________________________________________________

Fico por aqui, lembrando que  a consciência negra para mim existe desde que nasci!

No instagram: @anselmoprada

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Um planeta numa galáxia vibrante

O Rock in Rio é uma experiência que  poderia ser chamada de viagem estelar,  porque de fato  você entra num mundo que  que mais parece

Um planeta numa galáxia vibrante

O Rock in Rio é uma experiência que  poderia ser chamada de viagem estelar,  porque de fato  você entra num mundo que  que mais parece