Portal Making Of

GloboNews exibe documentário sobre Complexo Hospitalar Juquery

Reprodução/Divulgação/Globo

Por mais de 120 anos milhares de pessoas foram abandonadas e tiveram sua dignidade roubada pelo Estado no maior hospital psiquiátrico do Brasil, o Juquery, que fechou suas portas em 2021. Muitas delas também perderam a vida.

Localizado em Franco da Rocha, na região metropolitana de São Paulo, o complexo hospitalar foi construído em 1898 para oferecer tratamento a pessoas com doenças mentais. Mas a realidade lá dentro era bem diferente.

No documentário original da GloboNews ‘Juquery – Lugar Fora do Mundo’, que será exibido no próximo domingo, 22, às 23h, ex-pacientes, ex-funcionários e pesquisadores falam sobre as inúmeras violações aos direitos humanos que aconteceram nesse hospital.

O Complexo Hospitalar Juquery chegou a ter mais de 16 mil pacientes na década de 70 e foi palco de diversas atrocidades. O ex-funcionário Walter Faria conta que a instituição tinha condições insalubres e que tratamentos com eletrochoque e insulinoterapia eram comuns.

O documentário revela ainda que o Manicômio Judiciário, que integrava o Complexo Hospitalar do Juquery, serviu para presos políticos serem torturados durante a Ditadura Militar.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

A não notícia está no ar

Que existe uma nova maneira de ler e apreciar o que é notícia, já estamos sabendo diante do gigantismo das redes sociais e dos vários

Leia mais

Surfando no Tsunami com Vitor Marcondes

O lojista Vitor Marcondes de Mattos Linsmeyer tem fortalecido a troca de conteúdo na Mittisa com a realização de talks interessantes sobre temas pertinentes ao setor de arquitetura