Portal Making Of

Guerra na Ucrânia completa 1 ano sem fim à vista

Reprodução

A Guerra na Ucrânia completa um ano nesta sexta-feira, 24, sem um fim para o conflito à vista. Na madrugada do dia 24 de fevereiro de 2022, o exército russo começou a invasão ao território ucraniano, por ordens de Vladimir Putin, com o objetivo de conquistar o país vizinho.

Desde então, cerca de 300 mil pessoas perderam a vida. Dentre essas, 180 mil integravam o exército da Rússia e outras 100 mil as forças armadas ucranianas. Pelo menos 30 mil mortos são civis.

Além das vítimas fatais, a Organização das Nações Unidas (ONU), revelou que a guerra fez um número alto de refugiados: a estimativa era de que mais de 8 milhões de pessoas tiveram que deixar suas casas na Ucrânia e pedir abrigo em países que fazem fronteiras; outras 4 milhões são abrigadas em caráter temporário em outros países da Europa.

O presidente Volodymyr Zelensky gravou um vídeo à população divulgado nesta sexta no Facebook. Na mensagem, ele disse ter sido um “ano de dor, tristeza, fé e união” e afirmou que fará o possível para vencer o conflito em 2023.

“Somos fortes. Estamos preparados para tudo. Derrotaremos todos, porque somos a Ucrânia”, declarou ele.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

A Euro, Brasil e o frio

1 – A Eurocopa É um Mundial sem Brasil e Argentina e que segue neste sábado, quando iniciam os jogos das quartas de final, com

Leia mais

Invasão em Brasília completa um mês

Os atos de vandalismo na praça dos Três Poderes, em Brasília, completam um mês nesta quarta-feira, 8. Os desdobramentos da invasão, contudo, parecem longe do