21.5 C
fpolis
21.5 C
fpolis
quarta-feira, 31 janeiro, 2024

Intoxicação digital – o celular e o desenvolvimento de crianças e jovens

Últimas notícias

O vício e a falta de controle… A incorporação dos aparelhos à vida de crianças e adolescentes traz riscos, para os quais pais e responsáveis devem estar atentos. Esse é o alerta da médica pediatra Tatiana Lemos, que falou sobre a chamada ´intoxicação digital` durante participação no podcast “Sua Saúde”, produção do Conselho Regional de Medicina.

Segundo a pediatra, a utilização precoce e em excesso do aparelho celular está prejudicando o desenvolvimento de crianças e adolescentes, e pode causar desde problemas de interação social até dificuldades motoras e atraso na linguagem.

“Esse é um tema novo para muita gente, mas cujos sinais temos percebido na prática médica. Como crianças e adolescentes estão em formação, eles são afetados de forma mais intensa”, comentou. De acordo com Tatiana Lemos, que foi recebida no podcast pelo presidente do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro, o principal efeito negativo do uso excessivo do celular diz respeito à dificuldade de criar conexões reais e laços afetivos.

A médica também citou problemas relacionados à visão, audição e até mesmo ao desenvolvimento motor. A íntegra dessa edição do podcast “Sua Saúde” está disponível aqui: https://open.spotify.com/episode/5CUQIhFhPZIRac7l1HeZIE

O podcast Sua Saúde foi criado pelo CRM-SC para disseminar informação de qualidade sobre saúde. Os episódios já gravados incluem conversas com especialistas sobre vacinas, saúde do sono, dores nas costas, uso de anabolizantes, entre outros.

*****

*****

Apaixonados por cozinha

Chef Vilmar Turnes fez sucesso em sua escola com o jantar de encerramento do módulo de Habilidades Básicas em Gastronomia.

Entre médicos, advogados, dentistas e outros profissionais que saem de sua vida agitada para se dedicar à arte de cozinhar, Turnes ensinou diversas técnicas e práticas aos 18 alunos da turma.

“Ele faz a cozinha parecer brincadeira de criança! Amo o trabalho dele”, diz a empresária Mari Ferraz, da Tea House Floripa.

*****

Em São José

A AEMFLO CDL São José, por meio do Núcleo Jovem, promoveu mais uma noite de troca de experiências. Victor Conceição, CEO da Barbearia Vip, abordou o crescimento da empresa até se tornar a maior rede de estética masculina da América Latina.

Natural de Florianópolis, falou sobre o futuro dos negócios e como a tecnologia e experiência do cliente o ajudaram a construir um empreendimento próspero em um ramo tradicional. Mais de 300 pessoas marcaram presença.

*****

Criatividade

A atriz e arte-educadora Júlia Fernandes Lacerda está percorrendo diversas cidades catarinenses com a oficina “Escrita Teatral CriAtiva – Práticas de experimentação artística e fruição da escrita pessoal”. A ideia é estimular a criatividade em crianças e jovens, dos 06 aos 14 anos, e com isso, inspirar novos escritores, dramaturgos e artistas.

A oficina faz parte da sua pesquisa de doutorado em teatro na UDESC e é realizada por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura ⁄ Artes – Edição 2022. Ao final do projeto, está previsto o lançamento de um ebook gratuito com os materiais dramatúrgicos e processos realizados nas oficinas. Os próximos encontros serão em escolas de São José (27 e 28 de abril) e Tijucas (11 e 12 de maio), seguindo para Palhoça, Capivari de Baixo, Tubarão, Criciúma e Biguaçu.

*****

Floripa Instrumental

Consolidado no calendário musical da Ilha, o Floripa Instrumental volta a sua forma presencial no maravilhoso Ribeirão da Ilha, nos dias 29,30 de abril e 1º de maio, colocando no palco a força sonora das mulheres instrumentistas. Lá estarão Filhas de Eva, Marina Bastos, Choro Mulheril e Brisa Boa Trio, além dos consagrados Arismar do Espírito Santo, Gabriel Grossi, Dudu Pimentel, a tradicional Banda da Lapa, que encerra o festival, e muitos outros músicos. Os shows são gratuitos em um dos pontos mais tradicionais e bem conservados arquitetonicamente da capital: a Freguesia do Ribeirão, abençoada por Nossa Senhora da Lapa.

O produtor do evento, Antonio Floriano, conta que nos dois primeiros dias, além dos shows, os espectadores vão poder aproveitar as jam sessions até as 2 horas.

A abertura no sábado, dia 29, é às 14 horas, com o Grupo Choro Mulheril, que reúne dezenas de mulheres para tocar chorinho, um dos ritmos mais antigos do Brasil. Confira a programação no @floripainstrumental

*****

Chopp do Gus 21 anos!

Telci Oliveira tem muitos motivos para comemorar! Seu Chopp do Gus completa a sua maioridade com SUPER FESTA de 3 noites e 22 atrações. A morada do Rock raiz, do chopp gelado, da melhor batata flambada, do drink insano – Diabo verde, dos festivais, dos encontros, das amizades, das danças e do amor de Florianópolis está completando 21 anos amanhã, 28/04.

E para rockmemorar essa data tão especial, nos dias 28, 29 e 30 de abril terão diversos shows covers com 4 bandas na sexta e sábado e 3 bandas no domingo (véspera de feriado) em ambas as casas – Córrego e Kobrasol.

Confira a programação no @choppdogus. O valor da entrada: R$ 30 reais. E você pode garantir sua reserva via whats. kobrasol – (48) 7400-2775

*****

Baile das Mães

O salão principal do Lira Tênis Clube vai receber um evento pra lá de especial na sexta-feira, 12 de maio, às 21h. Já estão à venda os convites limitados para o Grande Baile Especial das Mães do Lira – tradicional jantar seguido de dança com banda ao vivo que está há décadas no calendário fixo de atividades sociais do clube. O evento open food, com direito a ilhas de entradinhas, buffet de pratos quentes, frios, acompanhamentos e sobremesas, será animado pela Banda Stagium10 com a participação do saxofonista Miranda. Informações e ingressos no @liratenisclube

*****

Nova fase

A empresária Madja Sena transferiu o SpazioVital, complexo especializado em saúde e bem-estar, para a charmosa Quinta da Bica D’água, no bairro Carvoeira.

Para celebrar a nova fase, passa a se chamar “Spazio Vital Living Care”, um novo local para pessoas idosas residirem. O amplo espaço conta com apartamentos e infraestrutura completa. Sem contar a exuberante natureza em volta.

*****

Promoção Dia das Mães  Foto Laís Cruz

Em celebração ao Dia das Mães, o MULTI Open Shopping promove a promoção Compre e Ganhe Bolsa MULTI Mães. De 1º a 14 de maio, todas as compras acima de R$ 400 nas operações participantes dão direito a uma bolsa no estilo Tote Bag de sarja, desenvolvida em parceria com a CASA MIDI.

Para participar, basta comprar em alguma das operações do open shopping, solicitar o cupom fiscal e fazer a troca na loja CASA MIDI.

O estoque é limitado e a bolsa está disponível em cores sortidas conforme disponibilidade no momento da retirada. O regulamento completo da ação está disponível no site do MULTI (www.multiopenshopping.com.br).

Avatar photo
Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa e Santa Catarina: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.
Mais notícias para você
Últimas notícias

MDB é o primeiro partido a oficializar o apoio à reeleição de Topázio Neto em Florianópolis

Em setembro de 2023 o MDB estadual organizou um grande encontro no Lira Tênis Clube, em Florianópolis, para confirmar...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }