Portal Making Of

Itens de Higiene & Beleza, chocolate e panetone são as categorias mais presenteáveis no Natal

Foto: Reprodução/Freepik

A melhora na economia – a exemplo da menor taxa de desemprego desde 2014 e do oitavo resultado trimestral positivo consecutivo do PIB – tem tudo para impactar positivamente as compras de presentes de Natal. Dentro desse contexto, três categorias se destacam: higiene & beleza, chocolate e panetone. Juntas, elas somaram R$ 1,7 bilhão em presentes na última comemoração.

As informações da Kantar, líder em dados, insights e consultoria, apontam que 18% do faturamento da cesta de Higiene & Beleza em dezembro é relativo a presentes – número fica abaixo apenas das compras de Dia das Mães, com 25%. Em 2022, 9,7 milhões de pessoas ganharam lembrancinhas da categoria. Cada uma recebeu, em média, 3,4 unidades e o equivalente a R$ 84,27.

Os maiores desembolsos em Higiene & Beleza com presentes natalinos se referiram a Perfumaria (47,2% de importância em valor em dezembro de 2022) e a Creme Corporal (17,5%). Ambos, no entanto, cederam espaço para opções mais acessíveis. Isso porque 1/3 do faturamento da categoria foi composto por mimos de até R$ 29.

Em relação à cesta de chocolates, 24,6 milhões de pessoas receberam a delícia de presente em dezembro de 2022 – o que corresponde a 17% dos indivíduos. Cada um deles ganhou em média 360 gramas e o equivalente a R$ 18,87.

Os maiores gastos foram direcionados aos bombons. Isso porque o formato tem preço 10% abaixo da média dos presentes natalinos e acaba sendo muito oferecido por sua característica de compartilhamento. Vale destacar que a maior parte dos mimos dentro da cesta (55,1%) ficou na faixa de preço entre R$ 10 e R$ 19.

O panetone, por sua vez, é a categoria símbolo do Natal. O volume via presentes cresce a cada ano. Entre 2020 e 2021, por exemplo, apresentou alta de 76% em consumo – reflexo da recuperação pós-confinamento. E entre 2021 e 2022, teve mais 3% de aumento em volume.

O tradicional, de frutas, é líder e avança continuamente entre as opções de presente. Em 2022, apresentou 44,9% de importância em volume. A maior parte dos panetones comprados para presente na última comemoração se concentrou em tamanhos de 500 gramas ou mais (48%) com destaque para versões recheadas/ com cobertura.

“Os canais de compra devem levar em conta que dezembro é um mês em que há diversos estímulos além da média – férias, festas, compromissos, comunicação in e outdoor, online e offline, presentes, entre outros. Nesse sentido, não apenas preço, mas conveniência, rapidez e sortimento adequado podem fazer a diferença na disputa pela preferência do consumidor”, ressalta Luisa Teruya, Gerente de Marketing da Kantar.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Morre o criador de Jurerê Internacional

Morreu em Porto Alegre aos 83 anos o empresário Péricles de Freitas Druck, fundador do Grupo Habitasul, criador de Jurerê Internacional. Péricles estava hospitalizado devido

Destaques da semana no Portal Making Of

Selecionamos aqui os destaques da semana na Making Of. Confira abaixo uma pequena descrição de cada uma e o link para você acessá-la.   Claiton

Leia mais