Portal Making Of

João Cobalchini é o nome escolhido para fazer ressurgir o MDB de Florianópolis

No dia 1º de abril o MDB de Florianópolis vai fazer um grande evento no Lira Tênis Clube, a partir das 19 horas, para voltar a ser um partido protagonista na política da Capital.

E o nome que vai representar a nova fase emedebista será o do presidente da Câmara Municipal, vereador João Cobalchini, que vai voltar para o MDB depois de ter sido eleito vereador em 2020 pelo DEM/União Brasil.

Cobalchini vai buscar o seu segundo mandato como vereador em 2024, mas já tem o nome mapeado para disputar uma vaga na Alesc em 2026.

João é filho do deputado federal Valdir Cobalchini e está no seu primeiro mandato na Câmara de Vereadores, mas nesses quase quatro anos, já assumiu o comando do legislativo de Florianópolis e em setembro de 2023 também assumiu o executivo provisoriamente numa viagem do prefeito Topázio Neto.

Agora ele será o comandante de um novo movimento estratégico para revitalizar o núcleo emedebista em Florianópolis.

Após um resultado pífio nas eleições de 2020, onde o MDB sequer conseguiu eleger vereadores, a executiva estadual entendeu que era necessário um trabalho de reconstrução para já em 2026 o partido consiga fazer uma boa base para fortalecer os candidatos emedebistas na eleição estadual.

Com essa nova perspectiva, o MDB da Capital pretende eleger, pelo menos, três vereadores nas próximas eleições para mostrar a força da militância que até o fim de 2023 estava adormecida.

Além de Cobalchini, o partido irá filiar também os vereadores Jeferson Backer, que ainda está no PSDB, e o ex-vereador Marcos Leandro da Silva, que está no PSC.

Além das principais lideranças emedebistas, como os deputados federais Carlos Chiodini, Valdir Cobalchini e Rafael Pezenti, e os deputados estaduais Mauro de Nadal, Emerson Stein, Antídio Lunelli e Tiago Zilli, quem deve também prestigiar a filiação dos vereadores é o prefeito Topázio Silveira Neto, que terá o apoio emedebista na sua reeleição.

Hoje o MDB comanda a Assembleia Legislativa do Estado e é o partido com o maior número de prefeitos em Santa Catarina.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais