Portal Making Of

Jogo é jogo, treino é treino, Figueira; Recopa Catarinense abre temporada; Arthur Chaves é titular na Pré-Olímpica

Figueira de Gledson (camisa escura) vai precisar melhorar Foto: Patrick Floriani / FFC

Não foi bem o Figueirense sábado (13), em Ponta Grossa, quando perdeu o jogo-treino para o Operário por 4 x 0. O resultado deixa o torcedor alvinegro preocupado, afinal, há um clima de grande expectativa com o novo trabalho do técnico João Burse e o comando do futebol de Marco Aurélio Cunha. O torcedor não esperava mesmo uma grande apresentação, mas ficou uma impressão ruim pelo resultado, dois gols em cada etapa e com duas formações diferentes. O técnico fez elogios ao desempenho do grupo (confira a entrevista abaixo) e a oportunidade das avaliações.

A frase “Jogo é jogo, treino é treino” cunhada por Valdir Pereira, o nosso grande Didi, o Pérola Negra, maestro da Copa de 58, pode explicar uma parte do desempenho alvinegro. Afinal, foi o primeiro teste, fez uma longa viagem de ônibus e dias intensos de muito treinamento e abafados pela temperatura elevada. Praticamente dois times foram a campo, um em cada tempo. Com camisa de treino a gente sabe que o comportamento do jogador fica mais relaxado. Gostaria de ver um teste oficial, um jogo pra valer.

Figueira encontrou muitas dificuldades para mostrar bom futebol    Foto: Patrick Floriani / FFC

Não há necessidade de desespero para o torcedor alvinegro, o trabalho está em andamento e pode render bons frutos. É necessário dar tempo ao tempo, a paciência de esperar para que os resultados apareçam. Marco Aurélio Cunha fez suas reflexões e sabe que vai precisar melhorar a qualidade de forma pontual, principalmente na criação.

O tempo é o senhor da razão, a frase atribuída ao francês francês Marcel Proust, autor do clássico “Em busca do tempo perdido”, diz muito da necessidade de esperar por um Figueirense melhor e conseguir o objetivo do ano que é o acesso à Série B. A estreia no sábado, dia 20, diante do Criciúma, no Estádio Heriberto Hülse, será sim o primeiro grande teste.

João Burse avalia:

 

Catarinenses decepcionaram 

Se avaliarmos pelos resultados, a participação de Santa Catarina na Copa São Paulo de Futebol Júnior não foi boa. Ficaram pelo caminho o Joinville, que nem passou da primeira fase, e caíram no mata-mata em sequência Chapecoense, Figueirense, Avaí e, neste domingo, o Criciúma, que levou 3 x 0 do Ituano. A Copinha é uma competição para revelar jogadores. Temos bastante o que evoluir de forma geral.

Vini foi o destaque azurra  Foto: Divulgação / AFC

O Avaí apresentou uma equipe organizada, com bons valores. Alguns atletas que foram aproveitados na Copa SC. E foram bem, precisam ser bem trabalhados para não se perderam no caminho da formação. O goleiro Marcão foi bem, chegou a pegar pênalti, o zagueiro e capitão Vini, lateral esquerdo João Pedro, volante Wanderson, meias Kenzo e  Ronald e o atacante Cássio. O Avaí vai poder aproveitar muito bem esta garotada.

O Figueirense poderia ter ido mais longe, estava com a vaga na mão até os 45 minutos do segundo tempo. Mas um pênalti mal marcado deu empate ao Coimbra-MG, que depois levou nos pênaltis. Segundo Marco Aurélio, a meta foi alcançada, chegar à segunda fase, mas o sentimento era de que dava para ir mais longe.

Recopa Catarinense 

A Federação Catarinense de Futebol (FCF) conseguiu uma tacada de mestre. Acredito que tenha o dedo de Cláudio Gomes, diretor de Marketing da entidade, com a transmissão pelo canal Sport TV da final da Recopa Catarinense entre Criciúma, atual campeão catarinense e Marcílio Dias, atual campeão da Copa SC, nesta terça-feira (16), às 21h30min. O jogo marca a abertura da temporada do futebol no nosso Estado. Transmissão do jogo para todo o Brasil é final valorizada. Que seja uma grande decisão. O torcedor poderá acompanhar também pela Jovem Pan News a transmissão a partir das 21 horas nos 103,3 FM.

Debate da Pan às 12h50

Time do Debate da Pan, diariamente às 12h50

A partir de terça-feira (16), com a largada do futebol em SC, a Jovem Pan News também muda para oferecer ao seu público ouvinte mais espaço local, preservando a interatividade e agregando valor ao seu produto. O Debate da Pan começa dez para a uma da tarde, com o comando do narrador “explosão” Paulo Branchi. O programa agrega também a participação do narrador Pepeo Cardoso, com seu tradicional bordão “É nosso”. O esporte local começa meia hora antes, com o Pan News Esportes, na apresentação de Matheus Thiesen e o desfile do noticiário de Avaí, Figueirense e demais clubes do Estado. O ouvinte poderá sintonizar a Jovem Pan no rádio do carro nos 103,3 FM ou acompanhar em vídeo no canal do Youtube da Pan Floripa.

Estadual quente 

O Criciúma é o grande favorito para levar novamente o título estadual. Seria o bicampeonato, pois é o atual campeão. Nosso representante na Série A manteve a força e está contratando. Mas terá pela frente outro páreo duro: o Avaí de Barroca, que investiu muita grana na formação de uma grande equipe. Tem jogadores conhecidos, valorizados e que poderão brigar de igual. No dia 11 de fevereiro, sábado de Carnaval, vamos ter uma noção quando Avaí x Criciúma se enfrentam na Ressacada.

Não dá para desconsiderar também no Estadual a força da Chapecoense, que fez um time novo a partir de sua permanência na Série B. Segundo Claudinei Oliveira, foi montado um grupo para não sofrer na temporada como em 2023. Vem forte a Chape. E o Brusque, de Luizinho Lopes, fortalecido com a volta à Série B, vem para brigar como fez nos últimos anos.

SAF do Avaí?

Criação de Comissão Temporária para estudo sobre Sociedade Anônima do Futebol (SAF). A atual diretoria já começa a pensar na possibilidade de o Avaí ter sua SAF. Se será vendida após a criação, só o futuro dirá. Mas o clube internamente começa a discutir o assunto. E este será um dos itens da Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo do clube, marcada para o próximo dia 17, quarta-feira, às 19 horas. Vamos medir a temperatura dos conselheiros para o tema.

A reunião ainda vai atualizar o quadro da recuperação judicial do clube, uma vez que há prazos a cumprir. Na pauta a atualização sobre os processos judiciais que estão relacionados com o Conselho. Importante será a presença de integrantes do futebol para prestar esclarecimentos sobre a temporada. Eduardo Freeland deve ser o convocado para a missão de explicar o que está sendo feito para o Avaí voltar a brigar por título e acesso.

Arthur Chaves é destaque

Arthur Chaves é titular na Pré-Olímpica  Foto: Divulgação / CBF

O ex-zagueiro azurra Arthur Chaves, atualmente jogando em Portugal pelo Acadêmico de Viseu, é um dos destaques da Seleção Brasileira Pré-Olímpica, que vai tentar a vaga para as Olimpíadas de Paris. Arthur Chaves começou como titular no último amistoso realizado neste domingo contra o Boavista, quando a seleção venceu por 2 x 1, na Granja Comary. A equipe dirigida por Ramon Menezes estreia dia 23 próximo diante da Bolívia, em Torneio na Venezuela. Parabéns ao Arthur Chaves, cria da base azurra, que vem se destacando firme na Seleção.

Vinícius Júnior

Vini (1º à esquerda), fez três gols e foi o melhor em campo      Foto: Getty Images

Voltou com a corda toda e foi o principal jogador da final em que o Real Madrid goleou o Barcelona por 4 x 1 e levou o título de Campeão da Supercopa da Espanha, em jogo disputado no Estádio Al Awwal, em Riade, na Arábia Saudita. Vinícius Júnior, o Vini Malvadeza dos tempos de Flamengo, melhor atacante brasileiro na atualidade, destruiu o Barça com seu hat-trick. O outro gol foi anotado pelo brasileiro Rodrigo, outro em grande fase. O desempenho da dupla por certo animou Dorival Junior, que vai contar com ambos para a recuperação da Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo.

Kleber Lúcio Gil 

Kleber na pré-temporada      Foto: Divulgação / FCF

Este foi fera atuando como assistente e agora será também, não tenho dúvida, como instrutor do quadro da Federação Catarinense de Futebol. Kleber Lúcio Gil encerrou sua carreira e inicia uma nova fase em sua vida profissional. Passa a integrar o quadro de instrutores de arbitragem. Conhece muito e não foi à toda que integrou por anos o quadro da FIFA. Já participou na nova função da pré-temporada da arbitragem catarinense realizada semana passada em Blumenau, no Estádio do SESI.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: