Portal Making Of

Jorginho Mello vai assinar a ordem de serviço da dragagem do rio Itajaí-Açu

O governador Jorginho Mello vai para Rio do Sul, no Alto Vale, no próximo sábado, 11, para assinar a ordem de serviço de uma obra muito esperada há anos por todos os moradores do Vale do Itajaí.

Será assinada a ordem de serviço para o início dos trabalhos da dragagem do Rio Itajaí-Açu e afluentes, no Alto Vale do Itajaí. A obra tem o objetivo de diminuir os impactos das enchentes na região que, de forma recorrente, é uma das mais atingidas por cheias em Santa Catarina.

O evento está marcado para as 10h no Centro de Inovação Norberto Frahm. O contrato possui um orçamento de R$ 16 milhões e tem prazo de conclusão de 180 dias. 

Os trabalhos vão ocorrer aproximadamente em oito quilômetros ao longo do rio que corta a cidade de Rio do Sul. Serão distribuídas dragas (escavadeiras hidráulicas) pela extensão do trecho mapeado, e o material retirado será destinado para áreas definidas em conjunto com a Prefeitura Municipal.

Será retirado todo o material depositado em ocorrências de anos anteriores, principalmente da enchente que aconteceu em 2023, que vai aumentar a vazão do Itajaí-Açu e afluentes.

“Essa vai ser a primeira ação de uma série de outras, como construção de barragens e melhoramentos fluviais que compõem todo o programa estadual Proteção Levada a Sério”, explicou o secretário de Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza.

CELESC E CASAN

O evento de sábado vai incluir também a distribuição de eletrodomésticos para famílias afetadas pela enchente de 2023 em Rio do Sul. O Governo do Estado e a Celesc, por meio do programa Energia do Bem, vai beneficiar moradores carentes que vão substituindo equipamentos antigos, como chuveiros, lâmpadas e refrigeradores, por modelos mais novos e econômicos.

A Casan também vai entregar cinco novos reservatórios modernos e resistentes. O investimento nesses equipamentos é de cerca de R$ 6,9 milhões. Juntos, esses reservatórios poderão abastecer água para aproximadamente 22 mil moradores, o que corresponde a quase um terço da população da cidade.

 

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais