Portal Making Of

Jorginho Mello vai montando seu time nas principais cidades de Santa Catarina

Desde janeiro, quando assumiu o comando do governo do Estado de Santa Catarina, o governador Jorginho Mello (PL) deixou claro que pretende montar um time de candidatos a prefeito que lhe dê respaldo nas eleições de 2026.

O primeiro alvo foi o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), que provavelmente é a cidade que ele pretende aumentar o número de votos comparado com a votação que recebeu em 2022, pois apenas 9% separaram ele de Décio Lima (PT).

Jorginho ensaiou lançar o nome do ex-deputado estadual Bruno Souza, do Novo, como seu candidato a prefeito da Capital, mas o nome dele não decolou na cidade e especula-se que Bruno seja o candidato do governador na vizinha São José.

Mas o fato novo por lá é o nome da ex-prefeita Adeliana Dal Pont, que se afastou do prefeito Orvino Coelho e deixou o PSD, deixando Jorginho Mello atento com essa movimentação.

O segundo passo se deu na cidade de Joinville, onde Jorginho queria que o prefeito Adriano Silva (Novo) fosse para o PL para ser seu candidato em 2024. Adriano acabou desconversando e preferiu seguir no seu partido para não trair quem o elegeu em 2020.

A terceira oportunidade surgiu em Blumenau, onde o governador pinçou o ex-prefeito João Paulo Kleinubing do União Brasil e o trouxe para ser o presidente do BRDE e, consequentemente, seu candidato a prefeito em 2024 na cidade do Vale do Itajaí.

Em Criciúma, a candidata do PL deve ser a deputada federal Júlia Zanatta e em Chapecó o governador Jorginho Mello deve apoiar a reeleição do prefeito João Rodrigues (PSD).

O CANDIDATO DE JOINVILLE

Com a recusa do prefeito de Joinville, Jorginho Mello procurou outra alternativa em Joinville e acabou achando o ex-deputado estadual Kennedy Nunes. Kennedy foi nomeado por Jorginho Mello para seu o novo presidente do Detran em Santa Catarina.

Kennedy tinha sido nomeado em fevereiro deste ano pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Mauro de Nadal (MDB), para o cargo de secretário parlamentar na liderança do PTB.

Político experiente e também com muita vontade de contribuir com o governador, Nunes já tem experiência como gestor público, pois já foi secretário de Desenvolvimento Comunitário na gestão de Wittich Freitag, foi vereador em Joinville e de 2006 a 2023 foi deputado estadual.

Também concorreu a prefeitura de Joinville por cinco vezes, mas somente em 2012 esteve perto de assumir o comando do município. Foi o primeiro colocado no primeiro turno, mas com o apoio do então senador Luiz Henrique da Silveira (MDB), Udo Döhler venceu o segundo turno e foi eleito prefeito da cidade.

Agora, ele afirma que quer mesmo ser candidato ao senado em 2026 e que apenas vai ser um apoiador de algum candidato a prefeito em 2024 em Joinville, mas dependendo do que acontecer na Manchester Catarinense, ele pode mudar de ideia e ser a alternativa de Jorginho.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais