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Jornal Nacional perde quase metade do público em 20 anos

Reprodução/Instagram

Telejornal de maior audiência da televisão brasileira, o Jornal Nacional perdeu quase metade de seu público nos últimos 20 anos.

De acordo com um estudo obtido com exclusividade pelo Notícias da TV e reproduzido em reportagem no portal, em 2004, o noticioso que já era comandado por William Bonner registrava 39,8 pontos de ibope na Grande São Paulo; já em 2023 (até 16 de março) esse número despencou para 23,5, uma queda de 41%. Em outras cinco capitais, o jornalístico também perdeu força nos últimos cinco anos.

A reportagem ainda informa que, considerando a porcentagem entre os televisores ligados (share), o JN ainda é sintonizado por 38,1% dos aparelhos na principal região metropolitana do país – depois de quatro anos seguidos acima dos 40%, o índice voltou a cair em 2021, passado o auge da pandemia de Covid-19.

No século 20, o melhor ano do Jornal Nacional foi justamente em 2004, quando era apresentado pelo então casal Bonner e Fátima Bernardes. Naquela ocasião, o programa teve 39,8 pontos e atraia 61,9% das TVs ligadas em média – esse share é semelhante ao que alcançam jogos de Copa do Mundo, destaca o site.

A reportagem ressalta que apesar da queda, este não é o pior momento da história do telejornal comandado por Bonner. Em 2015, quando bateu de frente com Os Dez Mandamentos, da Record, a atração fechou o ano com 23,8 pontos de média e 36,4% de share, marca mais baixa de todos os tempos.

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