Portal Making Of

Kennedy Nunes muda o patamar do Detran de Santa Catarina

O ex-deputado estadual Kennedy Nunes (PL) assumiu o Detran de Santa Catarina no dia 5 de maio de 2023 e desde então vem cumprindo à risca as determinações do governador Jorginho Mello (PL), que pediu transparência, padronização dos serviços, respeito com o dinheiro público, e que aplicasse o slogan do seu governo, que é “Santa Catarina tem pressa”.

O primeiro ponto que foi atacado foi a melhora do atendimento nos postos que o Detran tem nas delegacias de todo o Estado. foi diagnosticado que a burocracia, a falta de pessoal e falta de padronização criaram o problema da demora na entrega de documentos, principalmente para aqueles motoristas que dependiam da carteira de habilitação para trabalhar.

Kennedy mexeu também no vespeiro dos CFCs, que em algumas cidades identificou-se que esses parceiros, além de não estarem em conforme com o padrão legal, acabavam tendo privilégios e comandavam até o posto de atendimento.

Também fez a limpeza de pátios que, na maioria dos lugares, tinha veículos que sequer estavam aptos para leilão e serviam só para a criação do mosquito da dengue. Também foi mudado o site que serve para a consulta das informações de veículos e motoristas para que se dificulte as fraudes que eram frequentes em Santa Catarina. Agora só é possível fazer utilizar a plataforma se o usuário se logar com o seu GovBR.  

 

O DIAGNÓSTICO

Passados 16 meses à frente do Detran/SC, Kennedy já tem o diagnóstico dos próximos passos. O Detran catarinense tem hoje somente 42 técnicos concursados, 700 terceirizados, cerca de 230 Policiais Civis, 50 Ctisp (Corpo temporário de inativos da Segurança Pública) e 5 cargos comissionados (funcionários não concursados).

Com 90 pontos de atendimento e uma média de 35 mil atendimentos por dia, o que dá cerca de 770 mil atendimentos mês, viu-se que era necessário fazer mais uma mudança importante.

Em 29 de dezembro de 2021 foi aprovada na Assembleia Legislativa a Lei Complementar nº 789 que transformou o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Santa Catarina numa autarquia, mas ainda vinculada a Secretaria de Segurança Pública do Esatdo.

Neste ano, Kennedy Nunes decidiu que o órgão deveria se desvincular de vez da Segurança Pública a, depois de montada uma comissão de transição, ficou definido as dez cidades onde o Detran/SC sairá das dependências da Polícia civil e terá um local próprio para o atendimento.

Esse trabalho será iniciado pelas agências do Ciretran localizadas nos prédios das Delegacias Regionais de Polícia das cidades de Balneário Camboriú, Blumenau, Concórdia, Criciúma, Itajaí, Joinville, São Bento, São José, São Miguel do Oeste e Xanxerê.

O Detran também já tem nos seus planos o lançamento de um edital para um concurso público, que ainda não tem data definida, para que seja preenchida as vagas dos Policiais Civis que deixarão de fazer o trabalho no órgão.

Kennedy Nunes ainda não sabe se voltará a disputar algum cargo eletivo, mas sabe que o trabalho no Detran só está no meio do caminho e que ainda há muito a fazer. Já Jorginho Mello vê no seu diretor um nome forte para as eleições de 2026, mas aí só o tempo dirá.

 

 

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais