22 C
fpolis
22.2 C
fpolis
terça-feira, 24 maio, 2022

Mário Medaglia será homenageado no Encontro da Imprensa Catarinense

Jornalista Mário Medaglia (Foto: arquivo pessoal)
Últimas notícias

Há 50 anos narrando o esporte catarinense, o jornalista Mário Medaglia será homenageado no 13º Encontro da Imprensa Catarinense, considerado o maior evento da comunicação barriga-verde, programado para o dia 6 de agosto, sábado, na sede Social da CDL, em Chapecó.

O Encontro fará parte da programação dos 90 anos de fundação da Associação Catarinense de Imprensa (ACI)/Casa do Jornalista e consistirá de solenidade com homenagens, palestra e almoço de confraternização reunindo cerca de 500 profissionais de comunicação de todo Estado.

 

50 ANOS DE ESPORTE

Mário Medaglia é jornalista formado em 1971 pela Famecos (Faculdade dos Meios de Comunicação) da PUC/RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). Foi repórter da Editoria de Esportes do jornal ZERO HORA, em Porto Alegre. Tem intensa atuação profissional em território barriga-verde desde a década de 1970.

Foi um dos fundadores do Jornal de Santa Catarina, na cidade de Blumenau, no segundo semestre de 1971. Repórter e editor de Esportes no Jornal O Estado, em Florianópolis, de 1972 a 1984, voltando a trabalhar no jornal na década de 90. Trabalhou como repórter na sucursal da Cia Jornalística Caldas Júnior, em Florianópolis (jornais Correio do Povo, Folha da Tarde, Folha da Manhã e Rádio Guaíba), de 1974 a 1980.

Também foi comentarista esportivo da Rádio/TV Cultura de Florianópolis, em 1980; chefe de Redação na RBS TV, em Brasília, em 1986; editor no Diário Catarinense, em Florianópolis, em 1990; correspondente da Revista Placar em Santa Catarina, responsável pela publicação de destacadas matérias, divulgando o esporte catarinense para todo o Brasil; comentarista esportivo na Rádio CBN, em Florianópolis, em 1987/1988.

Ainda atuou como colunista do jornal A Notícia, de Joinville, em 2004; comentarista esportivo da TV Cultura, em Florianópolis, em 2005 e 2006; colunista de esporte do Diário do Litoral/Itajaí, de 2007 a 2009; repórter e coordenador de equipes do Jornal de Santa Catarina, jornal O Estado e da Fesporte nos Jogos Abertos de Santa Catarina, em 34 edições (das 55 já realizadas), além de participações como free-lancer.

Respondeu pela assessoria de Imprensa dos seguintes órgãos: FCDU (Federação Catarinense do Desporto Universitário), Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, Tribunal de Justiça de Santa Catarina e Banco Nacional de Crédito Cooperativo (Gerente de Comunicação, em Brasília).

Outras atividades: membro do Conselho Estadual de Esportes, como representante da Acesc (Associação dos Cronistas Esportivos de Santa Catarina), de 2012 a 2015 colunista esportivo do jornal Notícias do Dia (Florianópolis), em 2014 e 2017; colaborador do programa “Papo de Redação” da Rádio Guarujá (Florianópolis), de 2014 a 2016. Criador e autor do Blog “BATENDO FORTE”.  Co-autor do livro “O ESTADO – 100 Capas”, lançado em 2015, com coletânea das capas com maior destaque na história centenária do jornal. Cronista do livro “Loucos e Memoráveis Anos – O Centenário do Jornal O ESTADO”, lançado em 2015, com coletânea de textos dos mais destacados jornalistas catarinenses.

Mário Medaglia foi agraciado pela Medalha de Mérito Virgílio Várzea concedida, em 2016, pela Câmara Municipal de Florianópolis e Destaque Esportivo concedido pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina em 2017.

Mais notícias para você
Últimas notícias

Secom Federal se reúne com associações de radiodifusão no Congresso Acaert

No último dia do 18º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão, realizado pela ACAERT, em Florianópolis, os presidentes das...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }