Portal Making Of

MDB deixa a decisão de entrar no governo de Jorginho Mello para depois da eleição da Alesc

Na manhã desta quarta-feira, 25, os deputados federais e estaduais do MDB de Santa Catarina se reuniram na sede do partido, em Florianópolis, para discutir a entrada ou não no governo de Jorginho Mello (PL).

Não há um consenso sobre esse assunto, mas praticamente todos concordaram que seria melhor esperar para decidir essa questão depois da eleição da presidência da Alesc, que vai acontecer na próxima quarta-feira, 1º de fevereiro.

Como a eleição de Mauro de Nadal é praticamente certa, pois até o próprio Partido Liberal, agora com essa questão sob o comando do governador, já sinaliza o apoio a ele, o MDB prefere sacramentar a vitória na presidência da Assembleia para depois decidir se vai ou não entrar no Governo do Estado.

Há algumas dúvidas entre os emedebistas de como será a formatação dessas secretarias oferecidas pelo governador, pois já há cargos de segundo, terceiro e quarto escalão ocupados e o MDB não quer apenas indicar o secretário

A segunda estratégia é pedir, pelo menos, mais uma secretaria para Jorginho Mello além da Secretaria de Infraestrutura, pois se ele está oferecendo uma secretaria para o PP e para o PSD, que tem 3 deputados estaduais cada, o MDB, com 6 deputados, merece duas Secretarias.

Outro ponto discutido nessa reunião foi o sobre as convenções municipais. Ficou definido que cada liderança fique responsável pela organização do partido em sua região.

O encontro foi comandado pelo deputado federal e presidente estadual interino do MDB, Carlos Chiodini, e caberá a ele conversar com o governador Jorginho Mello e esclarecer essas dúvidas que ainda pairam no Massa Bruta.

O fato é que, mais uma vez, o MDB vai ditando o rumo das conversas com o governador, mas que é bem provável que emplaque seu sexto apoio político seguido para um Governo Estadual, independente do partido que esteja nesse governo, e consiga também a terceira vitória seguida para a presidência da Assembleia.

Um partido que no fim de 2022 parecia em frangalhos começa a se reestruturar e ganha força também para disputar as eleições de 2024 e 2026. O tempo mostrará a verdadeira força do MDB de Santa Catarina.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais