Os ministros Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), foram hostilizados por brasileiros em Nova York ontem, 13. Eles estão na cidade para participar do evento do Lide Brazil Conference, que acontece entre 14 e 15 de novembro, e foram abordados e xingados ao deixarem o Hotel Sofitel, onde estão hospedados.
Nas imagens divulgadas nas redes sociais, sob os gritos de “ladrão, bandido, vagabundo”, Gilmar e Lewandowski deixam o hotel com a escolta de seguranças. Mais cedo, segurando cartazes com os dizeres “SOS Forças Armadas” e com roupas nas cores verde e amarelo, os manifestantes gritaram: “Ei, Xandão, seu lugar é na prisão”, em referência ao ministro Alexandre de Moraes. Ele também foi chamado de “cabeça de ovo”. Já o ministro Luís Roberto Barroso foi abordado por uma mulher na Times Square.
NY agora a pouco. 13/11/2022 pic.twitter.com/ajVwWI0Neb
— RC (@RicardoAndante) November 14, 2022
O povo na porta do hotel em Nova York onde ocorrerá um evento com Ministros do STF nos próximos dias 14 e 15 de Novembro com o tema “O BRASIL E O RESPEITO À LIBERDADE E À DEMOCRACIA.” pic.twitter.com/rfsZQGYkq1
— Filipe Sabará (@filipesabara) November 13, 2022
Em outras imagens que circulam nas redes sociais, um homem e uma mulher xingam Moraes quando ele está dentro de um restaurante. “Esse é o ministro Alexandre de Moraes, gastando o dinheiro do povo brasileiro”, diz. O brasileiro que está gravando fala frases em inglês e em português.
Alexandre de Moraes, ministro do STF, é hostilizado em Nova York. pic.twitter.com/z1OYWiUoGu
— Gazeta Brasil (@SigaGazetaBR) November 14, 2022