Depois de vários atrasos não planejados nos últimos meses, a Nasa, agência espacial americana, lançou nesta quarta-feira, 16, o foguete Space Launch System – SLS (em português, Sistema de Lançamento Espacial) à Lua.
O lançamento faz parte da missão Artemis 1, que tem como objetivo preparar o terreno para uma possível presença humana sustentável na superfície da Lua e avançar com os projetos de missões tripuladas a Marte.
Por enquanto, a Artemis I é uma missão não tripulada: nenhum ser-humano está a bordo do “mais poderoso foguete” construído pela agência espacial. Mas se tudo ocorrer como planejado desta vez, a expectativa é que em 2025, esse mesmo megafoguete leve astronautas de volta ao solo lunar, incluindo a primeira mulher e a primeira pessoa negra.
O lançamento desta quarta foi realizado após duas tentativas de lançamento anteriores, em agosto e setembro, que foram abortadas durante a contagem regressiva devido a problemas técnicos.
We are going.
For the first time, the @NASA_SLS rocket and @NASA_Orion fly together. #Artemis I begins a new chapter in human lunar exploration. pic.twitter.com/vmC64Qgft9
— NASA (@NASA) November 16, 2022