Portal Making Of

MOISÉS E AMIN VÃO À FESTA NACIONAL DO LEITÃO ATRÁS DOS TUCANOS

Tanto o governador Carlos Moisés (Republicanos) quanto o senador Esperidião Amin (Progressistas) estiveram em Concórdia, na Festa Nacional do Leitão, para conversar com o prefeito Rogério Pacheco, que também é presidente estadual do PSDB.

É que a convenção dos tucanos de Santa Catarina acontece nessa segunda-feira, 01, na Assembleia Legislativa do Estado, das 16 às 20 horas, onde vão definir o seu caminho nas eleições deste ano.

Já a convenção da Federação Partidária entre o PSDB e o Cidadania vai ocorrer na quinta-feira, 4, das 19 às 21 horas, na sede do PSDB catarinense em Florianópolis. Na reunião, os 11 membros, 3 do Cidadania e 8 do PSDB, vão ratificar a decisão desta segunda-feira.

O Cidadania já decidiu que não quer apoiar o governador Carlos Moisés, mas o PSDB só deve confirmar a sua posição na votação de hoje. O caminho natural dos dois partidos é ir com Esperidião Amin, do Progressistas.

Amin ofereceu a vaga de vice na majoritária para as eleições de 2022. Já Moisés só tem duas vagas na suplência de Celso Maldaner (MDB) na candidatura ao senado e essa oferta não agrada os tucanos.

OS NOMES DO PSDB

O nome mais provável a assumir a vaga de vice de Amin é o do ex-governador Leonel Pavan, pois Dalírio Beber já informou para a coluna que nunca colocou seu nome a disposição e que ele surgiu por uma vontade de alguns filiados.

A deputada federal Geovânia de Sá também já disse que vai disputar a reeleição a Câmara Federal, mas quem também colocou o nome a disposição para a majoritária foi o ex-prefeito de Caçador, Saulo Sperotto.

Inicialmente ele iria disputar uma vaga na Assembleia Legislativa, mas viu a oportunidade e também quer ser o vice de Amin em 2022. Mas alguns tucanos dizem que ele só fez isso para ganhar popularidade para realmente concorrer a uma vaga de deputado estadual.

EM CONCÓRDIA

No evento de Concórdia, Moisés disse “que seja um grande encontro em Concórdia para uma grande Concórdia dos nossos aliados que já caminham conosco”.

Estavam com o governador o presidente da Assembleia, deputado Moacir Sopelsa (MDB), o deputado federal Celso Maldaner (MDB), que vai concorrer ao senado, e o deputado estadual Valdir Cobalchini (MDB).

Esperidão Amin, candidato ao governo pelos Progressistas, também marcou presença na Festa Nacional do Leitão Assado junto com o presidente do PP de Santa Catarina, Sílvio Dreveck.

Junto com eles estavam os deputados estaduais Altair Silva (PP) e Marcos Vieira (PSDB) e o vereador de Xanxerê, Evandro Luiz Berto (PP). As conversas entre os dois partidos seguem e as definições devem sair até o início da noite desta segunda-feira.

OS ARGUMENTOS

Moisés já dá como perdida a briga pelo PSDB porque o MDB disse que não vai abrir mão da vaga de vice, que já tem Udo Döhler, e de senador, que já é de Celso Maldaner.

Além de oferecer a vaga de vice, Amin joga com a estratégia de que o MDB é quem vai mandar num possível futuro governo de Moisés e o PSDB apenas seria um mero coadjuvante nessa coligação.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais