Portal Making Of

MPF questiona Google e Meta sobre campanhas contra PL das Fake News

O Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP) notificou ontem, 1° de maio, o Google e a Meta, empresa responsável pelo Facebook, Instagram e WhatsApp. O órgão deu dez dias para as empresas explicarem as campanha contra PL das Fake News.

“Esse tipo de prática, se confirmado, parece estar fora do âmbito de condutas que sujeitos alvo de propostas de regulação podem adotar em um debate democrático. Afinal, trata-se, aqui, não da participação pública e transparente em uma discussão regulatória em curso (por meio, por exemplo, de reuniões e conversas com parlamentares, de publicação de artigos em jornais e revistas, e de publicidade declarada como tal, perante a população), mas sim do uso, por plataformas potencialmente afetadas, dos meios que elas controlam, com exclusividade, para impulsionar, de forma opaca e escapando de qualquer accountability, a percepção que lhes interessa sobre um tema de inegável importância pública”, escreveu o procurador Yuri Corrêa da Luz, que assina o documento.

O PL das Fake News tem previsão de ser votado nesta terça-feira (2) no plenário da Câmara, mas para ser pautado ainda depende de uma deliberação na reunião de líderes partidários, em que é definida a pauta de votação.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais