Portal Making Of

MPSC recomenda interdição de reservatório da Casan em São José

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) recomendou à Companhia de Águas e Saneamento (Casan) que, por precaução, interdite uma das três estruturas do Reservatório Irineu Comelli, em São José.

A estrutura, que apresenta fissuras, foi feita pela mesma empresa que construiu o reservatório do bairro Monte Cristo, em Florianópolis, que se rompeu em setembro de 2023.

A recomendação foi expedida pelos Promotores de Justiça Rafael de Moraes Lima (7ª PJ) e Wilson Paulo Mendonça Neto (29ª PJ).

Na recomendação, os Promotores de Justiça ressaltam que as duas outras estruturas do Reservatório Irineu Comelli, que não foram construídas pela mesma empresa e não apresentam rachaduras, permaneçam em funcionamento para garantir o abastecimento.

Eles receberem um laudo de vistoria do Centro de Apoio Operacional Técnico (CAT) do MPSC atestando o risco potencial de rompimento da estrutura e apontando, por precaução, a necessidade de esvaziamento e interdição até a conclusão de estudos mais aprofundados.

A vistoria foi realizada em abril pela equipe de engenheiros civis e geólogos do CAT feita após informações sobre supostas rachaduras no Reservatório Irineu Comelli e pelos fatos de ter sido construído pela mesma empresa do reservatório de Florianópolis e por fazer parte do mesmo contrato com a Casan.

Problemas encontrados

O relatório do CAT apontou a existência de risco potencial de ruptura, principalmente considerando os vícios construtivos constatados no local, como a ausência e deficiência de impermeabilização, pilares posicionados em locais diferentes dos previstos em projeto, manifestações patológicas como armaduras expostas e bicheiras, além do histórico da obra que colapsou pertencente ao mesmo contrato. 

Com o laudo técnico, os Promotores recomendaram à Casan, na quinta-feira, 16, a interdição e o esvaziamento da estrutura até que seja elaborado e apresentado um laudo técnico conclusivo. Segundo o MP, uma empresa foi contratada pela Casan para uma avaliação mais aprofundada.

Da mesma forma, recomendaram a manutenção da interdição de outro reservatório construído pela mesma empresa no bairro Forquilinhas, também em São José, já feita de forma preventiva pela Casan e que também aguarda a conclusão de diagnóstico.

 

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais