Portal Making Of

Mulheres em evidência e os destaques da semana

Foto: Banco da Família / Crédito: divulgação.

MULHERES EM EVIDÊNCIA

Líderes no microcrédito. De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças, no ano passado 55,18% dos clientes de microcrédito eram mulheres. Muitas delas enfrentam dificuldades para conseguir crédito em bancos tradicionais, dificultando a realização de projetos empreendedores. Assim, encontraram no microcrédito uma alternativa viável para acessar recursos financeiros com menos burocracia. É o caso do Banco da Família, que oferece linhas de crédito especiais para mulheres empreendedoras, além de programas de treinamento e capacitação para ajudá-las a desenvolver seus negócios. Nos três estados do Sul, onde mantém suas operações, mais de 53% dos 25,9 mil clientes são mulheres. Nesse sentido, as mulheres são prioridade em todas as áreas da empresa. Nos cargos de supervisão elas representam 87% nas agências e 57% na sede. Isabel Baggio, presidente do Banco da Família, explica que desde sua fundação a instituição apoia o desenvolvimento feminino, encorajando mulheres a se fortalecerem e buscarem posições de destaque na sociedade. Para isso, a instituição vê de forma positiva a diversidade de gênero e a liderança feminina.

 

Plano Diretor de Florianópolis
Foto: Manifestação popular – Plano Diretor Participativo para Florianópolis / Crédito: reprodução internet.

Plano diretor para mulheres. Conforme divulgado pela Mandata Bem Viver (Mandato Coletivo na Câmara de Vereadores de Florianópolis/SC – PSOL) a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e da Promoção da Igualdade de Gênero aprovou por unanimidade a realização de uma audiência pública para debater a Revisão do Plano Diretor por e para mulheres antes da sua aprovação. A mandata também informa que, durante esta semana na Câmara de Vereadores: “comissões estão sendo chamadas de forma extraordinária para que (apenas) os projetos vindos da prefeitura sejam aprovados da maneira mais rápida possível. Essas chamadas deveriam ser para causas urgentes de interesse da POPULAÇÃO e não para o lobby das construtoras. É um verdadeiro GOLPE o que está acontecendo para aprovar essa revisão do plano diretor que em NADA beneficia a população e a cidade de Florianópolis. Foram realizadas hoje, quatro Comissões de maneira extraordinária para acelerar a Revisão do Plano Diretor quando ainda há audiência pública para ser feita com a participação do povo! Isso é um recado claro de que essa Casa Legislativa não dá a mínima para o que a população tem a dizer”.

 

Foto: Mulheres são amioria / Crédito: Divulgação.

A maioria! A Yeesco, marca de moda com fábrica própria em Brusque, vem se destacando no mercado têxtil não apenas por sua presença crescente nas vendas online, mas pela representatividade feminina em sua equipe. Hoje, as mulheres somam 66% de todos os colaboradores da empresa e ocupam 50% dos cargos de liderança. Fundada em 2014, a marca concentra a maioria de suas vendas na loja online desde abril de 2021, mudança que ampliou seus números de faturamento e a colocou entre os 20 maiores e-commerce de moda e vestuário do Brasil, conforme a ferramenta de análise de sites SimilarWeb. Além da plataforma digital, yeesco.com.br, que vende para o Brasil inteiro, a marca conta com duas lojas-conceito físicas, uma em Brusque, em endereço próximo à fábrica, e outra em Capão da Canoa, no litoral do Rio Grande do Sul.

 

Nova lei. Aprovada pelo Senado em agosto e sancionada em setembro de 2022, a nova lei facilita a realização de procedimentos contraceptivos entrou em vigor no início de março. Agora, as mulheres poderão realizar laqueadura e os homens vasectomia a partir dos 21 anos. Antes esses procedimentos só podiam ser feitos depois dos 25 anos e com autorização prévia do cônjuge. E quem tenha pelo menos dois filhos vivos poderá fazer os procedimentos mesmo com menos de 21 anos. Outra inovação da lei é fazer a laqueadura durante o parto, o que não era permitido na legislação anterior (Lei 14.443/2022).

 

EMPODERAMENTO

Pacto Global. A Únilos Cooperativa de Crédito anuncia adesão ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas e reafirma seu compromisso com as causas sociais e ambientais em sua área de atuação, na região da Grande Florianópolis. Com a iniciativa, a instituição propõe alinhar suas estratégias e operações aos 10 princípios universais do Pacto, os quais envolvem as áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. Como um longo histórico de projetos sociais desenvolvidos em sintonia com os ODS estabelecidos pela ONU, a Únilos foi a primeira Cooperativa de Crédito do Brasil a aderir oficialmente aos Princípios de Empoderamento das Mulheres, da ONU Mulheres. Na área ambiental, lidera campanhas importantes como a Grande Florianópolis + Verde, envolvendo as ações «Um Pix, Uma Árvore» e «Um Cooperado, Uma Árvore», a qual mantém ativa em todas as sete unidades de atendimento da Cooperativa, incluindo a Agência Digital.

 

GENEROSA DOAÇÃO

Boas-vindas. Dassette Pharma doa mil testes de diabete para marcar sua chegada a SC. Em 13 de março, após 30 anos de atuação no Paraná e um ano de atuação no Rio Grande do Sul, é inaugurada a primeira unidade da empresa em Santa Catarina. A unidade da rede ficará em Florianópolis e faz parte de um programa de expansão de farmácias segmentadas que pretende chegar a sete lojas até 2025. “No Brasil, segundo o Vigitel, que é a vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por telefone do Ministério da Saúde, existem cerca de 17 milhões de pessoas com diabete e muitas outras que não são diagnosticadas, agravando o quadro da doença por falta de tratamento e acompanhamento”, pondera Luiz Alfredo S. Rodrigues, sócio-diretor da Dassette. A importância de doar exames que visam principalmente identificar o diabete tipo 2, que pode ser causado por fatores como sedentarismo, obesidade, hábitos e dietas não saudáveis.

 

FINANÇAS

Marcello Casal JrAgência Brasil

A Caixa Econômica Federal suspende concessão de empréstimos consignados do Auxílio Brasil. A modalidade de crédito estava suspensa na Caixa desde o dia 12 de janeiro. Na época, o banco justificou que o Ministério do Desenvolvimento Social revisaria o cadastro dos beneficiários do Auxílio Brasil, o que exigiria a suspensão temporária de novos contratos. A instituição alegou ainda que os juros da modalidade eram altos, nas palavras da presidente do banco, Rita Serrano. No último dia 10, o governo federal mudou as regras de concessão da linha de crédito dentro do Auxílio Brasil, derrubando de 40% para 5% a margem consignável do benefício. Também reduziu de 24 para seis o número máximo de parcelas para o pagamento da dívida.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: