Ano terminando e é hora de avaliar o que passou.
A coluna registrou o ano inteiro as operações multimídia e destaca pontos relevantes, outros nem tanto. Não há pretensão de ser opinião definitiva, mas o reflexo de momentos.
Concorrência
As dezenas de pessoas que encontramos nas ruas, shoppings e restaurantes monitorando celulares mostram que elas estão ligadas em algum produto em streaming.
É ali onde elas mais se “informam” hoje em dia, não usam a TV para isso como antigamente. Esta vai aos poucos perdendo audiência, mas mantendo a relevância para seu público.
As mídias online crescem vertiginosamente.
O YouTube, por exemplo, se fosse televisão, teria 11,9% de participação, maior que as audiências de Record, SBT e Band. Só perde para a Globo, que teve participação de 39.4% em novembro deste ano.
Se fosse TV seria, então, o segundo colocado.
Há verdadeiros fenômenos de audiência, como streaming CazéTV, que conseguiu uma brecha em negociações esportivas e colou na Globo com milhões de pageviews.
A disputa por cliques foi intensa em 2024 e promete continuar sendo até o infinito.
Streaming local
Esse fenômeno e a procura de localismo colocaram em grande destaque o portal ND Mais, do grupo ND.
Os dados até novembro indicavam a vice-liderança nacional entre os portais com 1 bilhão de acessos no ano, só perdendo para a Globo. No Estado, o ND conquistou mais de 16 milhões de acessos.
Destaques locais
Estes são os destaques na programação local de TV:
Comentário político
Ânderson Silva, da NSC, é o destaque da coluna. Tratou de quase todos os assuntos do Estado em seu comentário no Jornal do Almoço e no portal NSC Portal. Apesar de escorregar ocasionalmente para assuntos aleatórios, como restaurantes e sorveterias.
Em texto, o destaque vai para Upiara Boschi contratado pelo ND para realizar uma coluna diária em jornal e participações no Balanço Geral. É um bom texto e a coluna torce para que ele desvie daqueles que o acessam, como ocorre com todos que tem espaço na mídia.
Apresentação
O âncora destaque da coluna é Raphael Faraco, do JA. Tem jogo de cintura na apresentação, estando sozinho ou com Laine Valgas. Como apresenta o Noticia na Manhã chega na TV com conteúdo em dia.
Reportagem
Todos os canais investiram em novos repórteres em 2024.
A coluna destaca uma delas, Mariana Passuello, do JA. Bastante segura e elegante, não precisa ler seu texto no celular.
Reportagem Especial
Destaque: Ricardo Von Dorff. O bom texto de sempre em produção de Globo Repórter e em séries bem fundamentadas, como “A vida com vida.”
Meteorologia
Todos os canais apresentam previsão do tempo, cujas informações se assemelham. Por isso, a coluna cita o serviço da NDTV pela ilustração diferenciada.
Eleições
As eleições municipais mereceram uma forte cobertura de portais, rádios e TVs. O destaque da coluna vai para a Rádio Jovem Pan News que abriu a cobertura para a Grande Florianópolis e no mês do pleito ficou em primeiro lugar de audiência.
Troféu chatice do ano
A coluna reconhece o trabalho das equipes de jornalismo local e torce para aqueles que não estiverem este ano se recuperem no próximo.
Por isso, o Troféu Chatice do Ano será dado apenas nacionalmente.
Chatice no futebol
O narrador da Globo, Luís Roberto e seus comentaristas ex-jogadores Junior e Roger Flores recebem a medalha de ouro.
Chatice na internet
Os comerciais gravados por Tiago Leifert – insosso, inodoro e incolor e os de Galvão Bueno, usando seu estilo de narrar para vários produtos.
O embate
O último destaque vai para o Debate Diário, na CBN e o Debate Jovem Pan News, os dois no mesmo horário e usando suas equipes de esportes em um embate interessante. A CBN leva vantagem de audiência, mas a Jovem Pan está na cola.
Essa foi a Retrospectiva 2024 da coluna Multimídia.
Desejo a todos um próspero Ano Novo!