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Nas Olimpíadas, influenciadores transformam atletas em novos influenciadores

Foto: Alexandre Loureiro/COB

Nas Olimpíadas 2024 (de 26/07 a 10/08), em Paris (França), diversas pessoas deixaram de ser atletas comuns e se tornam heróis nacionais, com destaque internacional. “Em grande parte, eram pessoas vistas como “comuns”, até então. Após a oportunidade de participarem das Olimpíadas, esse grande desafio traz metas e expectativa. Temos a provação, a recompensa e o caminho de volta ao seu país de origem. Toda essa jornada compõe um storytelling instigante para a audiência”, explica Rodrigo Azevedo, CEO da Influency.me.

Atletas brasileiros, nas Olimpíadas, comprovam esse fenômeno do nascimento de influenciadores digitais por meio da jornada do herói, descrita pelo escritor norte-americano Joseph Campbell. É o caso de Júlia Soares, medalhista da ginástica artística, que passou de 156 mil seguidores no Instagram para 2.7 milhões; já Flávia Saraiva passou de 1.8 milhões para 5.3 milhões no Instagram.

Crescimentos expressivos como esses foram motivados, principalmente, por ações como da Cazé TV. Canal do YouTube estreante em transmissões olímpicas, realizava “mutirões” para que sua audiência passasse a seguir os atletas nas redes sociais, além de incentivar que comentassem e interagissem com eles, aumentando a relevância digital desses atletas. 

Mais de 30 atletas entraram nesses “mutirões“, o que contribui para impulsionar a carreira de influenciador digital desses profissionais mesmo após as Olimpíadas. Nas redes sociais, a Cazé TV também fez postagens em collab (termo usado para postagens feitas por diversos perfis ao mesmo tempo) com os atletas.

 

Raio-X dos atletas e influenciadores antes e depois das Olimpíadas 2024:

Gabriel Medina (Surfe)
Antes – 11.450 milhões
Depois – 14.250 milhões

 

Rebeca Andrade (Ginástica Artística)
Antes – 2.8 milhões
Depois – 11.4 milhões

 

Beatriz Souza (Judô) 
Antes – 10.8 mil
Depois – 3.4 milhões

 

Flávia Saraiva (Ginástica Artística) 
Antes – 1.8 milhões
Depois – 5.3 milhões

 

Julia Soares (Ginástica Artística)
Antes – 156 mil
Depois – 2.7 milhões

Hugo Calderano (Tênis de Mesa)
Antes – 480.8 mil
Depois – 1 milhão

 

Caio Bonfim (Marcha Atlética) 
Antes – 14.2 mil
Depois – 474 mil

 

Isaquias Queiroz (Canoagem Velocidade)
Antes – 454 mil
Depois – 754 mil

 

Augusto Akio (Skate Park)
Antes – 78 mil
Depois – 574 mil

 

Com maior engajamento nas redes sociais, os atletas já receberam oportunidades como visitação a centros de treinamento e participação em eventos. “O público entre 13 e 17 anos é presença cativa entre os seguidores desses atletas no Instagram, conforme levantamento via plataforma Influency.me. É uma inspiração para esses jovens, que podem traçar novos caminhos tendo referências em diversos esportes”, conclui Azevedo, CEO da Influency.me.

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