25.8 C
fpolis
25.8 C
fpolis
terça-feira, 30 janeiro, 2024

Nobel premia ações pela paz na Rússia, Ucrânia e Belarus

Pixabay
Últimas notícias

O ativista bielorrusso preso Ales Byalyatski, a organização russa Memorial e o grupo ucraniano Centro pelas Liberdades Civis ganharam o Prêmio Nobel da Paz de 2022 nesta sexta-feira, 7, destacando a importância da sociedade civil para a paz e a democracia.

“O comitê do Prêmio Nobel quis honrar três campeões dos Direitos Humanos, da democracia e da co-existência pacífica nos países vizinhos Belarus, Rússia e Ucrânia. Eles honram a visão de Alfred Nobel sobre paz e convivência, uma visão tão necessária no mundo hoje”, declarou o comitê.

Um dos vencedores, Ales Bialiatski está atualmente preso em Belarus. Fundador do centro para os Direitos Humanos Viasna (que significa primavera), ele é um dos principais nomes da oposição ao atual presidente do país, Aleksandr Lukashenko, aliado de Vladimir Putin e frequentemente acusado de perseguir e prender opositores e de violar direitos humanos no país.

A polícia de segurança bielorrussa invadiu em julho do ano passado escritórios e casas de advogados e ativistas de direitos humanos, detendo Byalyatski e outros em uma nova repressão aos opositores de Lukashenko.

Agora vencedor do Prêmio Nobel da Paz, ativista Ales Byalyatski foi preso pelo governo de Belarus – Foto: ANDERS WIKLUND/TT News Agency/AFP via Getty Images

Após o anúncio, os organizadores do Nobel pediram que as autoridades do país soltem o ativista, que está preso em condições desumanas.

O Prêmio Nobel da Paz, no valor de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 4,7 milhões) será entregue em Oslo em 10 de dezembro. Com informações do Reuters.

Mais notícias para você
Últimas notícias

Parque temático com aventura pré-histórica é sucesso de público em Florianópolis

Opções de lazer para as crianças se divertirem com segurança? É no Floripa Shopping! O Parque temático Jurassic Land...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }