Portal Making Of

O menino sonhador de Ibicaré foi diplomado governador de Santa Catarina

O governador, a vice-governadora, 1 senador, 2 suplentes de senador, 40 deputados estaduais e 16 deputados federais foram diplomados na tarde de segunda-feira, 19, no plenário do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em Florianópolis.

Na plateia, muitos familiares, políticos, magistrados e até futuros assessores que puderam acompanhar a confirmação dos vitoriosos das eleições de 2022.

Algumas personalidades, como Luciano Hang, da Havan, e o presidente da Assembleie, deputado estadual Moacir Sopelsa, que vai se aposentar, estiveram prestigiando a solenidade. Antes da diplomação do TJ, os deputados estaduais eleitos também foram apresentados na Alesc. Mesmo tendo sido convidado, o governador Carlos Moisés da Silva não compareceu.

O ponto alto e talvez o mais esperado foi o discurso do governador eleito Jorginho Mello, que reafirmou seu compromisso com o catarinense por mais oportunidades de trabalho, educação e saúde.

Num trecho da sua fala, Jorginho disse que quem faz política, faz para os outros e é isso que tem feito desde os tempos de Herval D´Oeste. Ele agradeceu a equipe de campanha, os filhos, a esposa e irmãos.

Falou dos pais e disse que recebeu deles a educação, a sua base de vida. “O menino sonhador, de Ibicaré, Herval D´Oeste, hoje é diplomado governador de Santa Catarina”.

O FUTURO

É fato que Jorginho Mello, desde os tempos em que se elegeu deputado estadual, lá na década de 80, tem tido muita habilidade política e sorte, que é um ingrediente importante para os que tentam, para chegar aonde chegou.

Mas talvez agora esse seja o cargo mais desafiador da sua carreira política, pois como legislador tinha a faca e o queijo na mão. Como administrador, terá que negociar muito com os outros poderes, com sindicatos, com a classe empresarial e principalmente com políticos.

E é aí que o bicho pega, pois mesmo aqueles que se dizem seus amigos, vão querer a sua parte desse quinhão que se chama máquina pública.

Prefeitos e deputados estaduais vão exigir as verbas para fazerem as obras e distribuírem nas suas regiões para a reeleição, seja ela em 2024 ou em 2026. Mas Jorginho também tem o compromisso de realizar tudo aquilo que prometeu e é aí que veremos se haverá recursos para todo mundo.

Mas essa é uma questão para se ver mais para frente, pois agora há que se definir os nomes que faltam no colegiado e principalmente o próximo presidente da Assembleia Legislativa. Por enquanto, Jorginho vê o candidato apoiado pelo PL atrás na disputa.

E essa será a hora do governador eleito entender que não poderá colocar na liderança do seu governo no parlamento um deputado estadual que fale demais, como aconteceu com o twit de Ivan Naatz. Seguiremos acompanhando os próximos capítulos dessa “briga”.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais