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Os desafios dos investimentos para evitar enchentes

Foto: Eduardo Valente / GovSC

Santa Catarina enfrenta mais uma vez às enchentes, uma evidência clara a vulnerabilidade do Estado a desastres naturais. Embora um estudo da Defesa Civil aponte a necessidade de R$ 10 bilhões para obras de prevenção (para construir e reformar obras de drenagem, como canais, pontes e barragens), o Governo do Estado alocou apenas R$ 200 milhões em 2023, uma fração ínfima do necessário.

Além de causar prejuízos materiais, ambientais e humanos, as enchentes sobrecarregam os recursos públicos, pois exigem investimentos para mitigação dos danos. É essencial que o governo de Santa Catarina adote medidas concretas para aumentar o investimento nessa área crítica, incluindo a revisão da arrecadação de impostos, a busca por investimentos privados e a simplificação da burocracia para aprovar projetos de prevenção. É inaceitável que, enquanto a população do Estado enfrenta mais um período de muita chuva, cheias dos rios e alagamentos, o programa “Recupera Mais” conceda descontos que podem resultar em um perdão de R$ 14,5 bilhões em dívidas de grandes empresas aos cofres do Estado.

Evento suspenso. E se tem alguma coisa que pode trazer sérios prejuízos para Santa Catarina e ainda atrapalhar as festas de outubro é o mesmo fator meteorológico que deu origem as essas festas: as enchentes. A decisão da Prefeitura de Blumenau de suspender a Oktoberfest um dia depois da abertura oficial do Evento devido à previsão de enchentes demonstra a importância de priorizar a segurança da população. As festas de outubro fazem parte da tradição, mas a segurança das pessoas deve vir em primeiro lugar.

 

Foto: Oktoberfest / reprodução.

Festas Alemãs de Outubro podem impulsionar a economia.  As festas alemãs programadas para outubro de 2023, têm o potencial de gerar um impacto econômico significativo em Santa Catarina. A expectativa é que a Oktoberfest, receba 600 mil visitantes e resulte em um faturamento estimado de R$ 200 milhões (conforme informações da Prefeitura de Blumenau), impulsione a economia local, crie empregos, atraia turistas e estimule o consumo. Outras festas alemãs no estado, como as de Pomerode, Joinville e Brusque, também contribuirão para esse impacto positivo, atraindo visitantes de todo o país e do exterior. O impacto econômico desses eventos é estimado em R$ 300 milhões, abrangendo despesas com hospedagem, alimentação, transporte, compras e entretenimento. Essas festas desempenham um papel importante para a economia, cultura e para o turismo em Santa Catarina, no entando, por conta das frotes chuvas que atingem o Estado a organização da festa pode se reverter em prejuizo.

 

Parceria & Patrocínio.  A edição da Oktoberfest 2023 conta com o patrocínio do Grupo Delly’s e sua marca, Fritz & Frida, como “pipoca oficial” do evento. Com mais de 600 mil visitantes esperados (10% a mais do que em 2022) e um impacto econômico estimado em R$ 240 milhões para a região (20% a mais do que no ano passado), a parceria destaca a relevância dos patrocinadores na sustentação de eventos culturais de grande porte e  demonstra o importante papel das empresas em apoiar a economia local e a cultura de Santa Catarina.

 

Destino Floripa & Região no Florianópolis Day em Buenos Aires, com equipes das secretarias de Turismo do Estado e de Florianópolis.

Mais turistas. O Destino Floripa & Região realizou ações em Buenos Aires para promover o turismo fora da temporada, destacando os atrativos da região durante todo o ano. Eles participaram da FIT, a maior feira de turismo da América Latina, e organizaram o “Florianópolis Day” na Embaixada do Brasil na Argentina. O objetivo é atrair mais turistas internacionais, especialmente argentinos, que lideram as visitas a Santa Catarina no primeiro semestre de 2023. Com o aumento da diversidade de turistas estrangeiros e a expansão de voos diretos, a presença de visitantes durante todo o ano é uma meta da entidade. Embora a Argentina passe por uma forte crise econômica, a expectativa para atração de turistas fora da temporada é boa, especialmente pela “A recente ampliação de voos regulares e diretos facilita ainda mais o acesso dos argentinos ao Estado”, como destaca a gerente executiva Juliane Pando, que junto de uma equipe conduziu as ações em Buenos Aires.

204.720 estrangeiros visitaram o Estado no primeiro semestre de 2023, um aumento de 120,2% em comparação com o mesmo período de 2022, quando o número de turistas internacionais foi de 92.957, segundo dados da Embratur. Os argentinos lideram, com 168,1 mil visitantes de janeiro a junho de 2023, seguidos pelos chinelos, com 22.918 turistas nestes meses.

 

Floripa Regular. O programa Floripa Regular, lançado esta semana pela Prefeitura de Florianópolis, surge como uma solução abrangente para enfrentar o significativo quadro de irregularidade fundiária em Florianópolis, com muitos imóveis em situação precária ou sem registro legal. Esse desafio abrange questões jurídicas, sociais, urbanísticas e ambientais, e o programa oferece uma gama de serviços adaptados a cada localidade do município, incluindo REURB Social, Minha Casa Regular, Meu Bairro Regular, REURB Histórico, Lar Legal, Minha Rua Regular e REURB Específico. Essa iniciativa visa regularizar áreas urbanas informais, proporcionando aos moradores acesso a serviços básicos de infraestrutura e melhorias na qualidade de vida. A proposta do programa é uma resposta necessária para lidar com a irregularidade fundiária na cidade.

 

Foto: Roberta Aline/MDS

Bolsa Família. O Ministério das Cidades anunciou uma nova medida que isenta os beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do pagamento das prestações do programa Minha Casa, Minha Vida, além de reduzir o número de parcelas e a contrapartida de outros contratos. Segundo dados do Ministério da Cidadania, em setembro de 2023, Santa Catarina contava com 223 mil beneficiários do Bolsa Família, sendo 187 mil famílias elegíveis para o BPC devido a uma renda per capita de até R$ 89,00. Cerca de 84% do total de beneficiários do Bolsa Família no estado pode se beneficiar da isenção. A isenção se aplica somente a famílias que cumpram os critérios estabelecidos pelo programa e requer um cadastro que pode ser realizado presencialmente em unidades do Ministério do Desenvolvimento Regional ou da Caixa Econômica Federal, ou online no site do programa.

 

Foto: Centro de Treinamento de Ginástica Cristiane Engelke, de Criciúma / Crédito Patrik Vanin.

Incentivo & Patrocínio. Por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo de Santa Catarina, a mostra de dança infantil “A Noite É uma Criança” expandiu-se pelo Estado, beneficiada pela inclusão do evento no programa, que ocorreu pela primeira vez em 2019 e foi regulamentado em 2021, permitindo a renúncia fiscal do Imposto de Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). Essa mudança viabilizou a captação de grandes empresas, como Bistek Supermercados, Cassol, Forauto, Havan, Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH)/Tigre e Metalúrgica Spillere, como apoiadoras do projeto. A mostra, que atinge sua 20ª edição em Florianópolis e a 9ª em Joinville, tem atraído talentos mirins de várias regiões de Santa Catarina, além de outros estados, ampliando sua programação para Chapecó e estreando em Criciúma, com eventos programados entre outubro e novembro nas diversas cidades.

 

Foto: Encontro do Conselho Deliberativo da CDL de Florianópolis: Projeto Meu Aplicativo / Divulgação.

Meu Aplicativo. O Encontro do Conselho Deliberativo da CDL de Florianópolis, realizado nesta semana, contou com a participação de três adolescentes de 13 anos, que apresentaram os aplicativos desenvolvidos como parte do projeto “Meu Aplicativo” do Comitê para o Democratização da Informática de Santa Catarina (CPDI). O projeto, fruto da parceria entre a CDL Florianópolis e a Softplan, capacitou 20 jovens para criar aplicativos nas plataformas Android e iOS. Durante a reunião, os adolescentes Lorenzo Kurrle Borges, Igor Daniel Pfeifer e João Pedro dos Santos Serotnik brilharam ao explicar as funcionalidades e objetivos de seus aplicativos. Além disso, a coordenadora do Núcleo CDL Mulher, Fabrícia Borba, apresentou o cronograma de ações para o movimento Outubro Rosa, destacando sua importância na conscientização sobre o câncer de mama e enfatizando o apoio às mulheres que enfrentam essa batalha.

 

Foto: Congresso #SouSíndico Conectado / Divulgação.

#SouSíndico. O Congresso #SouSíndico Conectado 2023, marcado para 28 de outubro no CentroSul, Florianópolis, abordará temas cruciais para profissionais que administram condomínios multifamiliares, como posicionamento de marca, captação de clientes, gestão de pessoas, tendências de mercado e inteligência artificial. Este evento é uma resposta à crescente verticalização das cidades e à demanda por investimentos em segurança e tecnologia. A programação completa inclui palestrantes de destaque, como Camila Renaux e Cláudio Vicente, oferecendo um ambiente propício para networking e compartilhamento de experiências e inovações do setor.

 

Foto: CDL Mulher / Divulgação

Outubro Rosa. A CDL Mulher lidera ações em apoio ao Outubro Rosa, promovendo conscientização sobre exames periódicos na prevenção do câncer de mama. Em parceria com outros núcleos da CDL Florianópolis, foi criado um calendário de eventos com ações semanais ao longo de outubro. Uma palestra especial sobre autocuidado, qualidade de vida, rede de apoio e prevenção da doença, ministrada por Grasielli Peres da AMUCC (Amor e União Contra o Câncer) , também foi realizada. A coordenadora do Núcleo CDL Mulher, Fabrícia Borba, destaca a importância da mobilização para conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, enfatizando o apoio às pacientes e familiares. A CDL Florianópolis reafirma seu compromisso com uma sociedade mais saudável e consciente na prevenção do câncer de mama, contando com o apoio da AMUCC e da Prefeitura de Florianópolis.

 

Foto: Inauguração da concessionária Dimas GWM / Crédito: divulgação.

Com a venda de mais de 500 veículos híbridos antes da inauguração oficial, o Grupo Dimas planeja dobrar as vendas mensais, atingindo 2 mil unidades em 2024. Os lançamentos da linha Haval H6 lideram o segmento. A parceria com a marca chinesa GWM fortalece os veículos híbridos e elétricos em Santa Catarina. Os investimentos e a perspectiva de produção local com alta tecnologia pela GWM Brasil impulsionarão a indústria automobilística nacional, oferecendo opções sustentáveis e inovadoras aos consumidores. “Inaugurar a primeira loja Dimas GWM marca um marco significativo em nossos mais de 47 anos no mercado automotivo, mantendo nosso compromisso com a excelência e a transparência”, afirma Ricardo Dimas, diretor do Grupo Dimas.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

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