Portal Making Of

Passeio Sapiens inaugura nessa 4ª e integra negócios, gastronomia e lazer

Florianópolis ganha um novo destino de convivência com complexo multiuso no Norte da Ilha, o novo parque de inovação da cidade inaugura essa semana criando um importante destino para trabalho e diversão nessa região.

O Passeio Sapiens será inaugurado no dia 5 de junho, integrando negócios, gastronomia e lazer em um grande centro de convivência a céu aberto no Sapiens Parque, âncora do ecossistema de tecnologia e inovação local de referência internacional. O consolidado parque tecnológico é um dos grandes responsáveis por fazer Florianópolis ser conhecida como o “vale do silício brasileiro” pela quantidade e qualidade de startups.

A criação do Passeio Sapiens – uma iniciativa da Hurbana em parceria com a Lagos Centrais, empresa do grupo Softplan – promove a renovação urbana deste lugar, inaugurado pelo Governo do Estado como um parque tecnológico há 22 anos, com vocação para distrito de inovação.

“Distritos de inovação são ‘minicidades’ desenvolvidas para mudar cidades para melhor. São ‘pontos de encontro’ de pessoas, ideias e projetos e proporcionam oportunidades para reinventar as cidades”, explica Daniella Abreu, consultora da Hurbana, ex-diretora executiva do Sapiens Parque. “No Norte da Ilha está um projeto com a vocação de fomentar tecnologia, reunir pessoas em torno de um propósito maior: tran sformar Florianópolis em uma capital do futuro, preservando as suas raízes e os bairros tradicionais”, complementa.

Conveniência e convivência

Com 28 mil metros quadrados de área total, o Passeio Sapiens é formado por dois edifícios corporativos, restaurantes, áreas de lazer e a assinatura de uma Mercadoteca: precursora dos espaços de food hall na cidade, com 15 operações gastronômicas diferenciadas. As marcas já confirmadas são Prego Massas e Saladas, Cervejaria Stannis, Bar de Heineken, Nicolini Gelato, Bread Pide | Comida Árabe, Brasil Berry Natural Food’s, La Lupita Casa Mexicana, Nakombi Cafeteria, I AM Burguer, VINO, Tomato e Deep Japanese Cousine.

O local abriga, ainda, um Centro de Inovação ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), com 3.700 metros quadrados destinados a empresas de tecnologia e inovação, além de um amplo auditório para eventos, e uma unidade coworking do Impact Hub. Já está em operação também, a Escola Canadense Maple Bear, de ensino internacional, inaugurada em janeiro deste ano. Esses espaços também são atrativos para uma vida cultural. A expectativa é que cerca de 100 eventos sejam realizados no local por ano.

O Passeio diferencia-se pelo amplo espaço público ao ar livre, pela exuberante vegetação e pelo lago existente no espaço. É um convite para uma caminhada, um momento de descanso ou para contemplação das belezas do local. “O Passeio Sapiens é um lugar para vivenciar momentos. O mobiliário urbano foi planejado pelo nosso time para criar diferentes recantos e cenários. O projeto foi pensado para proporcionar diferentes oportunidades de convivência de forma democrática. Esta pluralidade de oportunidades de usos reflete o nosso conceito de urbanismo, de lugares que proporcionam conveniência e estimulam a criatividade”, afirma Bruno Bittencourt, Gestor do Passeio Sapiens. A estimativa é de que o endereço receba quatro mil pessoas diariamente.

DNA de inovação

O Passeio Sapiens é um empreendimento idealizado pela Hurbana – Cidade para Pessoas, nova marca da Pedra Branca Empreendimentos Imobiliários com base nos seus dois outros endereços inovadores: o Passeio Pedra Branca, em Palhoça – shopping a céu aberto do bairro Cidade Pedra Branca, e o Passeio Primavera, complexo multiúso que integra operações de cultura, lazer, gastronomia e de negócios ao hub de tecnologia e inovação da Rota da Inovação, a rodovia SC 401. “A vida em comunidade é nosso maior ativo e a vida urbana é nosso maior orgulho. Apostamos no chamado placemaking, desenvolvendo espaços que promovem bem-estar e conectam pessoas, fortalecendo senso de coletividade e estimulando a convivência. E no Passeio Sapiens não será diferen te, pois conquistamos parceiros que compartilham desses mesmos princípios, norteadores das nossas práticas”, enfatiza Marcelo Consonni Gomes, CEO da Hurbana.

Essa nova centralidade tornou-se realidade a partir da parceria firmada com a Lagos Centrais, do grupo Softplan, uma das maiores empresas de tecnologia do país. Pioneira no segmento em Florianópolis, fundada há 32 anos, a empresa mudou-se para o Sapiens Parque em 2015 construindo sua própria sede: um edifício inovador, projetado pela MOS Arquitetos Associados a partir dos preceitos de eficiência e sustentabilidade.

“Estamos muito orgulhosos de apresentar o Passeio Sapiens. Este complexo moderno partiu de um edifício empresarial, concebido pela Lagos Centrais com conceitos fundamentais para criar um ambiente onde a inovação prospera, facilitando a colaboração, criatividade e bem-estar. Agora, unindo a expertise da Hurbana na concepção de espaços vibrantes para trabalho e lazer com as conexões no ecossistema de tecnologia do grupo Softplan, o Passeio Sapiens será um ponto de encontro essencial para o empreendedorismo, inovação e lazer em Florianópolis, fomentando encontros, conexões e sinergias, inclusive com a comunidade”, Moacir Antonio Marafon, cofundador da Softplan e da Lagos Centrais.

A edificação – ícone do Sapiens Parque – foi revitalizada e representa o coração do Passeio Sapiens. O planejamento contou com a participação dos arquitetos e urbanistas Roberta Ghizoni, da MOS, Giovani Bonetti, da Marchetti Bonetti Arquitetos Associados, e Juliana Castro, da JA8 Arquitetura Viva, responsável pela arquitetura paisagística. “O prédio da Softplan mudou a história do Sapiens Parque. Agora, o Passeio Sapiens vai trazer vida ao empreendimento e inserir o Sapiens Parque na rota turística da cidade”, reforça Daniella Abreu.

*****

Na Serra Catarinense

A Personal Trainer Ellen Andreasi e o Juiz Corregedor Édson Lemos subiram a Serra e foram visitar uma das vinícolas mais bonitas do Brasil, a nossa Villa Francioni, que fica localizada em São Joaquim.

“Realmente é como você falou; um lugar super poético, com obras de arte, vinhos excelentes e uma infraestrutura impressionante”, me disse a gata, que estava toda europeia e encantada com o charme da vinícola e também do Rio do Rastro Eco Resort, onde se hospedaram.

*****

Falando em bons vinhos…

Um brinde ao Samuca e ao Eduardo, do Viñeros, nesse Dia do Sommelier! Dupla da melhor qualidade e de um conhecimento que transforma goles de vinho em experiências incríveis.

Aliás, minha gente, o Viñeros, pra mim, é um dos bares de vinho mais lindos de Floripa.

Você já foi lá? É um encanto só!

*****

Rodas de conversa com artistas

Em todas as exposições a Fundação Cultural BADESC promove encontros gratuitos. Durante a roda de conversa é possível conhecer mais sobre a vida e obra do artista, bem como os processos e técnicas utilizadas na construção de trabalhos ao longo da carreira e de obras que integram exposições. Além disso, esses encontros contribuem no estímulo de habilidades como da escuta e fala, e ajudam na compreensão de diferentes pontos de vista.

E por isso, a Fundação Cultural BADESC promove nas exposições apresentadas no casarão, que fica no Centro de Florianópolis, rodas de conversa. “Esses encontros são uma importante troca de conhecimento entre artistas, curadores e o público visitante, pois durante essas conversas é possível tirar dúvidas e compreender ainda mais sobre a exposição e quais assuntos levaram o artista a escolher determinadas técnicas e trabalhos”, destaca Denilson Antonio, coordenador de Artes da Fundação.

E em junho estão programadas duas rodas de conversa. Ambas abertas ao público e com entrada gratuita. Na quinta-feira, dia 6, a partir das 19h, a artista Silvana Macêdo, junto da curadora Juliana Crispe, participa de um encontro para falar sobre a exposição “9 Encontros”. Já na sexta-feira, 14, o artista Murilo Leal, em parceria com o curador Marcello Carpes, participa de um bate-papo sobre a exposição “Não Há Mais Palavra” a partir das 17h.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: